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Inbound vs. Growth Marketing - Benefícios e Desvantagens

Embora possa parecer exaustivo tentar rentabilizar o negócio com base em progressos tecnológicos e atualizações de softwares de marketing automation, é importante reconhecer as tendências que realmente importam aplicar se o plano for transformar o seu negócio numa máquina implacável de geração de leads. Hoje vamos dar-lhe uma visão genérica de como o Inbound Marketing e o Growth Marketing podem trabalhar em equipa no alcance dessa conquista.

Growth Marketing

Inbound Marketing vs. Growth Marketing

Aqui está uma descoberta intrigante de uma rápida comparação entre Inbound Marketing e Growth Marketing - tratam-se de duas metodologias incrivelmente compatíveis. Embora possam parecer estratégias de pólos completamente opostos, conseguem transformar-se numa ferramenta poderosa de geração de leads quando utilizadas em harmonia. Uma ferramenta que não só oferece liquidez rápida a fundadores, investidores e acionistas, como também sustenta uma zona de lucro para negócios futuros.

O confronto desmistificado

O Inbound Marketing recorre a buyer personas como uma técnica sofisticada de definição de perfis de clientes para garantir que as empresas comunicam o conteúdo certo nas diferentes fases do processo de tomada de decisão. 

O Growth Marketing dá prioridade a estratégias de crescimento acelerado - tais como programas de referência, parcerias estratégicas com outras marcas ou ofertas freemium - e experimenta diferentes canais em simultâneo, lado a lado com uma abordagem de "testar e aprender" para determinar a melhor forma de otimizar o investimento. 

Percursos diferentes, o mesmo destino

O Inbound Marketing é essencial para o crescimento sustentável e para a solidez financeira de longo prazo. É a estratégia perfeita para criar laços de confiança e dar a potenciais clientes a oportunidade de se familiarizarem com a marca antes sequer de a comprarem. 

O Growth Marketing é mais científico e baseia-se em experiências de rápida aprendizagem para encontrar a forma mais eficaz de alcançar o crescimento e equilíbrio financeiro a curto prazo. É ideal para testar diferentes abordagens em tempo recorde, apenas no tempo suficiente para determinar quais as que têm maior probabilidade de sucesso.

Desenvolver uma estratégia de conversão de leads eficaz

A estratégia de conversão ideal combina os poderes do Inbound Marketing e do  Growth Marketing para obter o melhor dos dois mundos: crescimento rápido a curto prazo e uma estrutura financeira equilibrada a longo prazo. Preencher a lacuna existente entre as duas abordagens significa alavancar os resultados do seu hacking de crescimento e reaproveitá-los para efeitos de automação de marketing e email marketing.

Aqui estão 5 dicas superiores para elaborar uma estratégia de conversão de leads que realmente funciona:

  • Comece por definir os seus objetivos de curto e longo prazo

  • Diga adeus aos tiros no escuro e defina todos os próximos passos com base em dados

  • Utilize os dados analíticos do seu website para alcançar um nível de personalização orientado por intenções

  • Passe da personalização comum para a oferta de conteúdo orientado por algoritmos

  • Averigue que conteúdos interativos podem duplicar as conversões

  • Faça da estratégia de longo prazo a sua melhor abordagem de desempenho

Benefícios do Marketing Automation para a escalabilidade do negócio

Por esta altura já deve ter percebido a ideia - aliar as potencialidades do Inbound Marketing e do Growth Marketing pode ser determinante para desbloquear a capacidade de impulsionar as conversões e capitalizar os esforços de marketing indefinidas vezes mais. Não se trata de comparar e definitivamente não se trata de optar por uma estratégia em detrimento de outra, mas de criar espaço para a coexistência das duas.

Quanto ao passar da teoria à ação, é crucial que deixe os seus marketers, hackers de crescimento e parceiros martech concentrarem-se em tarefas realmente significativas e criativas, em vez de permitir que percam o tempo com atividades repetitivas e demoradas. É aí que entra a tecnologia de marketing automation - para simplificar e automatizar processos e para ajudar as suas equipas a entregarem experiências memoráveis aos clientes, ao mesmo tempo que passam tempo de qualidade a fazê-lo.

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