Como saber se precisa de consultoria de Marketing
4 de Maio de 2017Trabalhar bem Marketing é vital para o sucesso numa empresa. Afinal, o objetivo do Marketing é conseguir clientes, o ativo principal de qualquer empresa.
Alguns empresários optam por fazer eles próprios o trabalho de Marketing ou delegar esta atividade em equipas com pouca experiência, desconhecendo muitas vezes que essa opção pode mesmo ser prejudicial para o negócio.
Outras vezes, apesar da empresa ter uma equipa de marketing, esta equipa é pequena ou não é suficiente para conseguir atingir os objetivos necessários para o negócio.
Será que chegou a altura de contratar uma agência de Marketing? Ficam alguns pontos para ajudar a tomada de decisão.
- A sua área de especialidade não é Marketing
Cada qual com o seu conhecimento e experiência. Um engenheiro de software que inicia uma start-up de aplicações para smartphones por muito que tenha conhecimento em Marketing, decerto que não trabalhou vários clientes nesta área, nem tem tempo para aprofundar conhecimentos e acompanhar novas tendências.
O conhecimento aprofundado de marketing, técnicas e tendências, e a experiência de trabalhar diferentes negócios, são as mais valias que agências especialistas em Marketing podem acrescentar, e que ajudam as empresas a encontrar o caminho certo para fazer crescer um negócio.
A considerar também que há especialidades no próprio Marketing, como inbound marketing, publicidade online, redes sociais, conteúdos, marketing automation, marketing digital e marketing tradicional. Dependendo do negócio, pode requerer especialistas em Marketing numa área mais específica. Por regra as agências de Marketing têm especialistas em diferentes áreas.
- Precisa de mais apoio no marketing
Até pode ter os conhecimentos e a experiência que precisa. Por vezes é o volume de trabalho e a supervisão que afoga os empresários e as pequenas equipas, e é necessário uma ajuda extra no Marketing, para fazer o que precisa ser feito, com a qualidade que somente especialistas podem garantir para que o negócio possa prosperar.
Recorrer a outsourcing e a especialistas, pode ser uma forma de dar resposta com qualidade ao volume de trabalho, e conseguir resultados adequados às exigências.
- Não está a ter resultados com a estratégia de marketing atual (ou nem sequer tem uma estratégia de marketing)
Pior do que não ter uma estratégia de marketing, é ter uma estratégia inadequada, implementada da forma incorreta, com resultados nocivos para a própria imagem da empresa. Significa não só perder tempo e dinheiro no planeamento e execução da estratégia, como também não obter os resultados que precisa.
Acertar na estratégia é ter mais do que meio caminho andado para conseguir ter sucesso. Especialistas em marketing vão saber indicar-lhe o melhor percurso, adequado ao perfil de cada negócio.
- Precisa de dar formação à equipa
Já tem uma equipa de marketing. Mas será que os colaboradores têm a formação necessária para conseguir corresponder aos desafios e conseguir os resultados esperados? Ou vão perder tempo a testar abordagens? Ter o conhecimento e a experiência (mais uma vez) é um fator decisivo. Proporcionar à equipa o know-how, vai capacitar as pessoas para desenvolverem um trabalho de qualidade e mais eficiente, ao longo do tempo e em vários projetos, de forma sustentável.
- As taxas de conversão não impressionam
Se tiver apetências e alguns conhecimentos, pode conseguir criar um website, ter um blog e uma newsletter. Importa saber, no entanto, se tem objetivos definidos para cada um desses canais de comunicação, e se está a ter resultados. Está a analisar métricas? Tem conversões? As suas leads têm qualidade? Tem clientes? Será que não podia ter melhores resultados?
Profissionais especialistas têm o olhar clínico que permite identificar o que está a fazer de forma menos correta, e o que se pode fazer para ter mais resultados. Tornar visitantes em leads, e leads em clientes.
- Precisa de se focar no negócio e deixar o marketing para especialistas
O Marketing deve ser encarado com a atenção que merece. Bem como todas as áreas de atividade de uma empresa que necessitam de um acompanhamento direto por parte do empresário, onde pode realmente fazer a diferença.
Contratar uma agência especialista em Marketing, dá ao empresário o tempo de se focar noutras áreas, sabendo que o Marketing está em boas mãos, a ser trabalhado por pessoas que sabem o que fazem para ajudar o negócio.
- Precisa de uma nova perspetiva
Quando trabalhamos num negócio muito tempo, ou estamos de tal modo focados no dia-a-dia da empresa, ficamos com uma visão cêntrica do negócio. Uma perspetiva já toldada pelo que sabemos. Pelo que ter uma nova perspetiva, de alguém que olha para o negócio com outros olhos, ajuda a ter novas soluções.
Contratar uma agência, significa ter pessoas habilitadas para dar essa nova perspetiva, dar uma nova visão, e conseguir comunicar melhor o negócio para ganhar novos clientes.
- Dinheiro bem empregue para ter mais clientes e mais vendas
Qual será o custo de não contratar uma agência especialista em Marketing? Continuar a apostar numa estratégia de marketing que não tem resultados, ou em equipas de marketing mal preparadas, significa custos avultados. Perder tempo e dinheiro.
Contratar uma agência de Marketing pode ser o investimento decisivo que lhe traz mais retorno em novos clientes, mais vendas, e mais sustentabilidade para a empresa. Optar por uma agência de Marketing pode ser o melhor investimento que tem a fazer. Porque especialistas acrescentam valor. Compreendem melhor os processos necessários para mobilizar o negócio na direção certa.
Se uma ou mais das situações indicadas neste artigo se aplicam à sua empresa, não perca mais tempo.
A equipa da YouLead é constituída por Marketers, Designers, Copywriters e engenheiros de Software. Esta equipa multidisciplinar é especialista em Marketing digital e Inbound e representa uma oferta completa e valiosa, distinta de outras empresas do setor.
Veja também neste vídeo (gravação de webinar) como a tecnologia certa pode aumentar a eficiência e produtividade das equipas de marketing e vendas:
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