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Porque é que as equipas internas de Marketing podem beneficiar do trabalho com uma Agência?

Quando as empresas estruturam os seus esforços de marketing e planeiam as suas estratégias, tipicamente pode colocar-se uma de duas opções: desenvolver o marketing internamente ou recorrer a agências externas especializadas.

O que se verifica muitas vezes é que, quando as empresas optam por desenvolver o seu marketing “in-house”, a expetativa de que os profissionais de marketing conseguem fazer tudo sozinhos acaba por sair gorada. E isto aplica-se não só a empresas pequenas com equipas de marketing reduzidas mas também a empresas de grande dimensão com grandes departamentos.

Perante isto, uma combinação de esforços entre as equipas de marketing internas e as agências assume-se, frequentemente, como uma escolha inteligente. Esta fusão entre um conhecimento profundo e privilegiado do negócio, por um lado, e um know-how especializado, por outro, pode ser a receita mágica para obter resultados e conduzir ao sucesso.

Porquê? Apresentamos-lhe, de seguida, alguns dos benefícios que as empresas podem ter ao trabalharem com uma agência de marketing.

Os profissionais de uma agência são altamente especializados

Numa agência, os profissionais têm formação específica e detalhada nas tarefas que desempenham e têm uma forte experiência acumulada no desenvolvimento de estratégias para negócios como o seu. A agência pode fornecer-lhe um serviço extremamente completo levado a cabo por copywriters, designers, programadores, marketers, especialistas de SEO, community managers ou quaisquer outros profissionais com valências que podem não existir internamente na sua empresa. Além disso, estes profissionais têm um conhecimento profundo das ferramentas e tecnologias mais adequadas para alcançarem os resultados esperados.

Então, quando está a contratar uma empresa especializada, está a contratar a expertise de todas as equipas multidisciplinares envolvidas.

Uma agência pode ajudá-lo a atingir resultados mais rapidamente

A agência certa vai ajudá-lo a fazer aquilo que precisa de ser feito e de forma rápida. Uma vez que os procedimentos de uma agência já estão altamente oleados (particularmente em agências que trabalham por sprints, como é o caso da YouLead), geralmente as agências tendem a produzir de forma mais ágil do que as equipas de marketing internas das empresas.

A agência pode contribuir desde uma visão mais estratégica até à operacionalização das táticas

Com uma equipa multidisciplinar especializada que entende a sua visão global de negócio e os seus objetivos, a agência está em posição de desenvolver uma estratégia sólida adequada às suas necessidades e desenhada para atingir esses mesmos objetivos.

Adicionalmente, a agência parceira pode apoiá-lo na operacionalização dessa mesma estratégia, ou seja, no desenvolvimento de todas as táticas que visam alcançar os objetivos estabelecidos.

A rentabilidade de trabalhar com uma agência é tipicamente positiva

Um dos maiores benefícios de trabalhar com um parceiro externo prende-se com o facto de conseguir escalar a sua equipa de maneira económica.

Ter uma equipa polivalente composta pelas várias especialidades dentro do marketing digital (SEO, gestão de campanhas pagas, gestão de redes sociais, email marketing, produção de conteúdos, análise de dados, etc) envolve um grande investimento, que vai desde o recrutamento dos profissionais, à sua formação, passando por todos os benefícios e impostos suportados pela empresa.

À primeira vista, contratar uma agência pode parecer caro, mas é, geralmente, uma maneira mais rentável de utilizar os seus recursos. Para além de que pode contribuir para libertar os próprios colaboradores de determinadas tarefas e permitir-lhes que se foquem em questões mais nucleares do seu trabalho (no seu core business).

Existe um foco claro nos dados e na monitorização de resultados

As agências de marketing estão focadas em analisar as estratégias desenvolvidas e fornecer-lhe insights valiosos sobre os resultados das mesmas e sobre como otimizá-las. Tudo isto com um olhar mais “treinado” para identificar eventuais problemas ou oportunidades de melhoria.

Além disso, podem ser estabelecidos KPIs para medição do sucesso da parceria, proporcionando assim transparência e clareza em relação ao cumprimento dos objetivos traçados.

 

Muitas vezes as empresas tendem a evitar trabalhar com agências de marketing, por considerarem caro ou acharem que conseguem dar conta do recado sozinhas. No entanto, trabalhar com um parceiro especializado de marketing digital representa inúmeros benefícios e uma janela de oportunidade para tornar o marketing da sua empresa mais eficiente e bem-sucedido.

Na YouLead somos especialistas em inbound marketing e na tecnologia HubSpot e acreditamos poder ajudar a sua empresa a crescer! Quer saber como? Não hesite em contactar-nos.

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Conteúdo publicado originalmente em setembro de 2021.

Tópicos: Marketing

Juliana Belo

Publicado por: Juliana Belo

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