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O Papel do Marketing na Transformação Digital

Apesar de poder parecer um conceito um pouco vago, a transformação digital é, na verdade, bastante fácil de entender: diz respeito ao conjunto acelerado de mudanças que temos vivido na nossa sociedade e que nos deslocaram do analógico para o digital.

Em particular no seio profissional, a transformação digital tem-se verificado na adoção de tecnologias digitais nos processos, tarefas e operações diárias dos negócios. Em alguns casos, conduziu mesmo a uma mudança de negócios mais tradicionais (como o retalho, por exemplo) a um outro nível de inovação e competitividade.

As empresas que têm abraçado a transformação digital ficam mais aptos a lidar com o risco e com a mudança e mais capazes de abandonar processos ineficientes e procurar novas oportunidades de crescimento.

Porque é que o marketing deve liderar a transformação digital nas empresas?

A disrupção digital não é algo novo para os profissionais de marketing. Os avanços nas tecnologias digitais transformaram radicalmente o universo do marketing, provavelmente numa escala maior do que em qualquer setor.

Táticas como o marketing direto, a publicidade impressa e anúncios em meios tradicionais como a rádio e a televisão migraram previsivelmente para canais digitais que foram emergindo como o email marketing, SEO, campanhas pagas nos motores de busca e nas redes sociais (paid media) e outros meios que simplesmente não existiam há alguns anos.

Os profissionais de marketing tiveram de adaptar-se rapidamente e, para serem bem-sucedidos, tiveram de entender estas transformações que foram ocorrendo no comportamento do cliente e de desenvolver estratégias integradas que fossem ao encontro deste novo consumidor moderno.

Por essa razão, o marketing possui um papel fundamental no processo de transformação digital que deve ser estendido a toda a organização (vendas, recursos humanos, serviço ao cliente, etc).

Os marketers podem partilhar com os restantes departamentos da organização:

  • Ferramentas preditivas e insights sobre tendências de consumo, necessidades e mudanças no comportamento do consumidor;
  • Dados quantitativos e análises de evolução do mercado.

Todas estas informações podem ser extremamente relevantes para moldar a estratégia da empresa, definir os objetivos do negócio e perceber onde é que cada área dentro da organização se deve focar para acrescentar valor aos clientes. E, consequentemente, quais são as melhorias em termos de transformação digital que melhor permitem alcançar esses objetivos e potenciar o negócio.

 

Como vemos, o papel do marketing na transformação digital das empresas é muito valioso, por toda a experiência que estes profissionais têm vindo a adquirir na adoção de estratégias e ferramentas digitais nos últimos anos. Esse conhecimento pode ser um excelente ponto de partida para que a transformação digital seja implementada de forma relevante e consistente a um nível mais global na organização.

 

Na YouLead temos esse know how que pode vir a ser útil para a transformação digital da sua empresa. Não hesite em contactar-nos!

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Tópicos: Certified Platinum Partner| Marketing

Juliana Belo

Publicado por: Juliana Belo

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