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Workflows: evite a complexidade na utilização deste automatismo

15/jan/2020 9:00:00 por Diogo Silva

Workflows: evite a complexidade na utilização deste automatismo

O automatismo dos workflows são, sem dúvida, uma excelente ferramenta que a HubSpot oferece para poupar tempo aos seus utilizadores.

Os workflows dão aos utilizadores a capacidade de atualizar properties em massa, criar negócios com base em critérios específicos, copiar e definir valores de properties nos registos e automatizar as ações de marketing, para que as “leads” sejam acompanhadas ao longo do seu processo de compra com eficiência. 

Se, por exemplo, submeteu uma lista de contactos errada ou se alguns dos contactos da sua lista não tiver o tipo de subscrição associado ao seu workflow, vai ter um problema no histórico do seu workflow (ver imagem abaixo):

Workflows: evite a complexidade na utilização deste automatismo

Com este problema em mãos, vamos perceber como podemos corrigi-lo

Embora exista a opção para fazer o reenrollment manual de um contacto, isso consome tempo, principalmente se existirem muitos contactos com erros. Felizmente, os workflows têm uma opção de reenrollment, mas existem alguns obstáculos que iremos enfrentar. Para começar, nem todas as condições de inscrição podem ser usadas para reinserção. Os contactos também podem ser reinscritos quando ocorrer qualquer uma das opções listadas para reinscrição. Isso significa que os critérios "AND" e "OR" originalmente definidos não são considerados.

Ficamos então com a seguinte pergunta: Como podemos identificar e reinscrever os contactos corretos no fluxo de trabalho? Como em muitas soluções alternativas, podemos fazer uma lista!

Ao utilizar a ferramenta de listas, podemos identificar exatamente quem correspondeu aos critérios de início do seu workflow, mas não é possível receber com êxito uma comunicação ou concluir o mesmo. Abaixo, iremos demonstrar como podemos configurar essas listas baseadas em cenários. Depois de criá-las, pode simplesmente usar a opção manual "inscrever-se por lista" no seu workflow.

Observe: os critérios de segmentação de lista nas Marketing Hub Starter são limitados para formar dados de envio, informações de propriedades de contacto e atividades de email de marketing.

Caso #1: O contacto não recebeu o e-mail

Se os contactos foram registados no workflow, mas não receberam uma ação específica por e-mail no fluxo, mostrando como tendo "concluído o fluxo de trabalho", a melhor maneira de reinscrevê-los é definir uma meta de fluxo de trabalho e configurar uma lista de contactos. Primeiro, queremos garantir que os emails que não foram enviados sejam incluídos na meta do workflow (por exemplo, atividade de email de marketing > contacto recebido x email.) Com isso, podemos configurar a nossa lista.

Nota: Somente utilizadores profissionais e empresariais podem definir metas de fluxo de trabalho em fluxos de trabalho baseados em contacto.

Depois de aceder em contactos > listas > criar lista, selecione o filtro "fluxos de trabalho". Selecione o fluxo de trabalho em questão e selecione "o contacto foi registado". Clique em "e" para selecionar o mesmo fluxo de trabalho e, em seguida, selecione "não atingiu a meta". Clique em "e" mais uma vez para selecionar "concluiu o fluxo de trabalho". Depois de salvar, a lista será processada e deverá atrair os contactos que foram inscritos no seu fluxo de trabalho, mas não atenderam aos critérios de objetivo deste. 

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Caso #2: Contacto cancelado porque se encontra numa lista de supressão

Se um contacto foi cancelado na inscrição no seu fluxo de trabalho porque foi encontrado numa lista de supressão, podemos fazer uma lista para copiar todos os critérios de inscrição do fluxo de trabalho. Quando concluido, também adicionaremos os critérios relacionados ao fluxo de trabalho a "não concluiu o fluxo de trabalho", pois aqueles que não são registados num fluxo de trabalho devido a uma lista de supressão nunca concluem o fluxo de trabalho, ao contrário dos contactos que não abrem o email.

Depois de salvar esta lista e editar as configurações do fluxo de trabalho parq que fique pronto, pode usá-lo para reinscrever manualmente os contactos como uma lista.

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É verdade, os fluxos de trabalho podem parecer assustadores. Pequenas omissões podem significar grandes erros, mas existem soluções alternativas que podem ajudar - e lembre-se, a ferramenta de listas é a melhor amiga de um fluxo de trabalho!

Tópicos: HubSpot, Marketing Automation, workflows

Diogo Silva

Publicado por: Diogo Silva

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