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Agência de Marketing e Tecnologia para HubSpot

Tabela de Comparação: HubSpot CMS ou o Famoso WordPress?

Está à procura de uma plataforma de CMS para criar ou redesenhar o seu website? Hoje vamos comparar duas das opções mais populares de sistemas de gestão de conteúdos - o HubSpot CMS e o WordPress. Sendo que ambas as plataformas são fortes nas suas especificidades, qual delas será a mais adequada para o seu negócio? Através de uma tabela comparativa, vamos analisar os prós e contras de cada uma, para que seja possível tomar uma decisão imparcial e fundamentada.

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Objetivos de negócio e a escolha do melhor CMS para o seu website

O WordPress é possivelmente o CMS mais utilizado no mundo inteiro. O facto de ser um software open-source significa que tanto designers como web developers podem fazer quase tudo em backoffice - e isto vende que nem pãezinhos quentes! Por outro lado, o HubSpot CMS é uma plataforma all-in-one que permite que qualquer pessoa (mesmo quem não sabe programar) possa criar páginas web, landing pages, blog posts e templates de email - tudo isto potenciado por workflows automáticos e personalizados. A sua plena utilização, logicamente, requer saber como rentabilizar um software de marketing automation.

O Wordpress foi feito para criar conteúdo, enquanto que o HubSpot foi feito para criar conteúdo, promovê-lo e analisá-lo. Dificilmente o HubSpot é apenas um CMS, mas uma ferramenta abrangente para websites Inbound de sucesso, que não vale a pena adquirir se não for para tirar partido da automação de marketing e das suas ferramentas de inteligência artificial.

 

[TABELA DE COMPARAÇÃO] Resumo dos principais fatores a considerar

Desde a facilidade de utilização até às opções de personalização e segurança, temos as respostas que procura. Quer seja um empreendedor, um criador de conteúdos ou um marketer, continue a ler e fique mais perto de saber qual o CMS ideal para gerir a cara e a máquina de gerar leads do seu negócio.

 

       

 

EXPERIÊNCIA DO UTILIZADOR

O HubSpot CMS foi concebido para ser de fácil utilização, com uma interface simples de "drag-and-drop" que facilita a criação e edição de páginas. Isto torna-o uma escolha ideal para iniciantes ou empresas com conhecimentos técnicos limitados.

O WordPress é mais versátil, mas também requer um maior nível de conhecimento técnico. Embora existam muitos plugins disponíveis que podem agilizar a sua utilização, não deixa de ser extremamente desafiante para alguns utilizadores.

FUNCIONALIDADE

O HubSpot CMS inclui uma variedade de templates e módulos pré-desenvolvidos, bem como uma vasta gama de integrações com outras ferramentas e serviços. Também oferece diversas ferramentas de marketing e vendas, tornando-o uma boa escolha para empresas que procuram potenciar os seus resultados digitais.

Sendo altamente personalizável, o WordPress oferece uma grande variedade de plugins e temas. Isto torna-o a escolha ideal para empresas com necessidades ou requisitos específicos, ou para web developers que procuram desenvolver soluções exclusivas e altamente customizadas.

CUSTOMIZAÇÃO

O HubSpot CMS oferece uma variedade de temas pré-definidos que os utilizadores podem personalizar através de um editor visual, tornando mais fácil para aqueles com capacidades limitadas de programação desenhar um website com aspecto profissional.

Por outro lado, o WordPress oferece opções de personalização mais extensas, incluindo o acesso a uma biblioteca de plugins e temas, bem como a facilidade em editar o código base. Assim, será mais indicado para aqueles que querem ter um controlo completo sobre o look'nfeel do seu website.

SEO

O HubSpot CMS inclui diversas funcionalidades de SEO, tais como a capacidade de personalizar page titles e meta descrições, e consegue gerar automaticamente sitemaps. Isto facilita a vida de quem tem conhecimentos técnicos limitados, mas não prescinde da optimização para motores de busca.

O WordPress oferece uma gama mais abrangente de plugins e ferramentas de SEO, permitindo uma maior personalização e otimização para motores de busca. Adicionalmente, o WordPress tem uma grande comunidade de utilizadores, tornando mais fácil encontrar respostas a questões relacionadas com SEO.

BLOGGING

O CMS do Hubspot facilita a criação, publicação e gestão de artigos. Ao disponibilizar um botão para ver e/ou regressar a uma versão anterior, facilita o copy-paste de texto anteriormente apagado para uma nova versão. Além disso, o facto de ter CTAs inteligentes e personalização de conteúdo torna-o muito apelativo para quem investe na promoção dos conteúdos publicados. Para não mencionar a função de auto-saving, que é uma verdadeira bóia de salvação. 

Apesar do WordPress ter sido originalmente lançado como uma plataforma para blogs, com várias funcionalidades integradas, requer a instalação de plugins para executar determinadas funções. Apesar de se esforçar por ter o mesmo nível de desempenho que o HubSpot, não consegue, por exemplo, guardar automaticamente os artigos em draft como o HubSpot. 

LANDING PAGES

O HubSpot tem funcionalidades incorporadas para publicar, testar e otimizar landing pages sem a necessidade de instalar e configurar extras. E, mais importante ainda, sem a necessidade de desenvolvimento à medida.

No WordPress, as landing pages são construídas de forma semelhante aos artigos, mas adicionar um formulário, ou personalizar a página para retargeting requer plugins e configurações técnicas. Portanto, é possível que precise de um web developer com conhecimentos de PHP e de um plugin para criar formulários.

E-COMMERCE

O HubSpot não oferece uma solução nativa de eCommerce. Para vender produtos, ou abrir uma loja online com todas as funcionalidades, tem duas opções. A primeira opção passa por incorporar botões de pagamento com um script ou código de atalho. Tanto o PayPal como o Ecwid oferecem essa possibilidade. A segunda opção exige que um especialista desenvolva uma plataforma dedicada, como o Shopify ou a Volusion.

O WordPress pode integrar-se com muitas soluções de eCommerce. A mais utilizada é o WooCommerce (que é gratuita). Pode abrir a sua loja online e começar a adicionar produtos em minutos. No entanto, se quiser ter uma solução personalizada, vai precisar de adquirir add-ons e isso vai inflacionar consideravelmente o custo total do investimento.

ESCALABILIDADE

Uma vez que o HubSpot é uma plataforma fechada, significa que pode ser mais limitado a nível de personalização. Contudo, também significa que consegue proporcionar uma experiência mais fluida, tornando mais fácil escalar o seu website à medida que as suas necessidades crescem.

Com o WordPress pode ter mais controlo sobre o seu website, mas também vai experienciar mais complexidade se quiser escalar e alcançar um website rentável. Assim, apesar do vasto conjunto de plugins e templates disponíveis, também é de esperar uma experiência mais desorganizada.

SEGURANÇA

Uma vez mais por ser uma plataforma fechada, o HubSpot tem uma superfície de ataque mais limitada, e é menos susceptível de ser vulnerável a falhas de segurança. O CMS Hub também fornece atualizações regulares de software para corrigir quaisquer vulnerabilidades, enquanto os utilizadores do WordPress devem assegurar que os seus plugins e temas são atualizados para se manterem seguros.

Por sua vez, o WordPress é uma plataforma open-source, o que significa que a segurança é da total responsabilidade do utilizador e pode ser reforçada através da utilização de plugins e outras medidas de segurança. Assim sendo, para aqueles que procuram uma abordagem mais descontraída à segurança, o WordPress pode não ser a melhor solução.

INTEGRAÇÕES

O CMS Hub integra facilmente com outros módulos Hubspot, incluindo ferramentas de marketing, vendas e serviço ao cliente. Desta forma, constitui uma boa escolha para empresas que querem uma solução all-in-one que contemple a gestão do relacionamento com o cliente.

O WordPress oferece mais opções de integração com terceiros, incluindo ferramentas populares como o Google Analytics, soluções de email marketing, e plataformas de redes sociais. É, portanto, a escolha indicada para  empresas que lidam com uma multiplicidade de sistemas.

PREÇO

À parte de disponibilizar uma ferramenta de CMS gratuita, o preço do CMS Hub Starter é de €20/mês, o preço do Professional é de €330/mês e o CMS Hub Enterprise tem o valor de €1100/mês. O HubSpot CMS também pode ser adquirido juntamente com qualquer pacote do Marketing Hub, Sales Hub, ou Service Hub.

O WordPress é uma plataforma que está disponível gratuitamente. No entanto, a sua utilização não prescinde de custos adicionais com alojamento e registo de domínios, segurança, plugins e outros serviços relacionados, que podem rapidamente ultrapassar o orçamento.

Se porventura acha que precisa de ler uma análise mais detalhada, por ainda ter dúvidas relativamente a custos ou a funcionalidades, recomendamos-lhe esta comparação WordPress x HubSpot.

 

[CONCLUSÃO] Chegou o momento de tomar uma decisão?

Tanto o Hubspot CMS como o WordPress têm as suas próprias vantagens e desvantagens, e a escolha da plataforma certa vai depender muito das suas necessidades e objetivos específicos (sendo que isto não é mesmo só conversa). Se está à procura de uma solução simples e fácil de utilizar, então o Hubspot CMS pode ser a escolha mais acertada. Se, por outro lado, precisar de mais personalização e versatilidade, então o WordPress é a sua melhor aposta.

 

Se o objetivo for abrir uma loja online ou criar um website com espaço de eCommerce, o WordPress é o software mais indicado. Mais ainda se quiser cingir-se à gestão de conteúdos web e não precisar de recorrer a ferramentas de vendas e marketing mais sofisticadas.

 

Em última análise, a escolha entre o Hubspot CMS e o WordPress resume-se ao retorno que precisa que o seu website lhe dê, ao que o fez criar um em primeira instância, e ao tipo de recursos que tem disponíveis. Se não vai começar do zero, é igualmente importante considerar as ferramentas e plataformas que já utiliza e como o processo de integração pode ser assegurado. Se por alguma razão preferir o CMS do WordPress, pode sempre integrá-lo com o HubSpot Marketing Hub para simultaneamente gerar leads qualificadas. O melhor dos dois mundos está, na verdade, à sua total disposição.

Considerando a sua estratégia de crescimento, é provável que escolha o HubSpot? Então, há mais três coisas que queremos dizer-lhe:

🧡 Temos a certificação de Parceiro Platina da HubSpot

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