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6 Elementos para um Website Inbound de sucesso

29/jun/2017 11:00:00 por Mariana Madeira

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Um website Inbound de sucesso é um website bem definido, bem planeado e bem executado. É um website que aposta em conteúdos de qualidade, úteis e relevantes para os visitantes, e com uma visão comercial acentuada, para que o investimento tenha retorno na forma de leads e novos clientes que consequentemente irão gerar mais vendas e mais receitas.

1. Conversão

Um website capaz de gerar leads e novos clientes.

A diferença entre ter um website bonito e um website eficiente é o número e qualidade das conversões. Enquanto um website bonito pode ser agradável à vista, um website útil para a empresa e marca, é o que consegue gerar tráfego, manter as pessoas interessadas na visualização das páginas, porque tem conteúdo relevante, e é capaz de encaminhar os visitantes para a conversão. 

A conversão é o objetivo final de um website eficiente, que é atingido sempre que os visitantes realizem uma ação pretendida no website, seja fazer a subscrição de uma newsletter, o download de um e-book, pedir um orçamento ou concretizar uma compra.

Gerar conversões deve ser um dos objetivos essenciais do website. Porque ao conseguir conversões, ganha a oportunidade de iniciar uma relação com os visitantes do seu website. Uma relação que deve ser continuamente incentivada, sobretudo com conteúdo de qualidade. Para incentivar à conversão, utilize no website Calls-to-Action apelativos.

 

2. SEO

O website deve estar otimizado para que seja encontrado por potenciais clientes

No habitual processo de compra, os utilizadores pesquisam online e nos motores de busca (ex. Google, Bing) soluções de compra, seja na pesquisa de um produto ou de um serviço. Conseguir estar presente nos primeiros resultados de uma pesquisa é crucial para dar a conhecer o seu negócio e as soluções que tem para oferecer.

O SEO (Search Engine Optimization) consiste num conjunto de boas práticas e técnicas, que o ajudam na tarefa de conseguir um lugar de destaque nos resultados de pesquisa. Por isso é essencial ter uma estratégia de SEO e implementá-la com sucesso no seu website.

 

3. Website Responsivo

O website deve oferecer uma boa experiência de utilização em qualquer dispositivo.

Ter um website responsivo (responsive web design) garante ao utilizador uma boa experiência de visualização dos conteúdos do website, seja num computador desktop, num portátil, num smartphone, num tablet ou qualquer outro dispositivo.

A multiplicidade de dispositivos através dos quais podemos visitar um website, e a diferença de tamanhos de ecrã, obriga a que os websites se adaptem e consigam apresentar os conteúdos de forma adequada.

Um website responsivo responde a esta necessidade, preparando o website para ser consultado de forma correta em qualquer equipamento.

 

4. Velocidade

Um website rápido melhora a experiência do utilizador e melhora o ranking nos motores de busca.

Hoje em dia, um website com um fraco desempenho em velocidade de carregamento é quase inadmissível. Não só os utilizadores desistem de esperar, caso o carregamento seja lento, como os próprios motores de busca penalizam websites lentos nos resultados de pesquisa. A velocidade do website é um dos fatores de desempenho fundamentais para que o utilizador tenha acesso ao conteúdo de forma imediata, e essa deve ser uma prioridade para quem tem um website.

Garantir um bom desempenho passa por ter um bom servidor, e um website bem desenvolvido e otimizado para ser rápido no carregamento de conteúdos, assegurando assim uma boa experiência de utilização.

 

5. Segurança

Torne o website seguro. Tenha uma certificação SSL e mostre os certificados.

A segurança online é fundamental, principalmente para websites através dos quais se realizam transações financeiras. A segurança na partilha de dados deve ser assegurada por quem tem o website, nomeadamente através de certificações SSL, que consistem na implementação de um código no servidor. Esse código encripta os dados e conteúdos transferidos entre o equipamento do utilizador e o servidor, de forma a que não seja possível a terceiros intercetarem essa informação.

Torne o seu website seguro, obtenha certificados e dê a conhecer os mesmos aos visitantes, para que possam ter mais confiança no momento de partilharem dados confidenciais.

 

6. Experiências únicas

Cative e conquiste o visitante.

No website, comunique aos visitantes, desde logo, a proposta de valor da empresa. Seja claro e procure comunicar de uma forma evidente e elucidativa. De que forma o produto ou o serviço que promove pode ser útil e relevante para o público-alvo? Mostre que pode ajudar e contribuir com uma solução.

A apresentação e os conteúdos são importantes, pelo que deve apostar na qualidade da comunicação escrita e na qualidade gráfica.

Seja diferenciador, cause impacto, para que o visitante reconheça o seu website como único e forme uma opinião de destaque.

 

E lembre-se: o seu Website deve estar focado no cliente e nas suas necessidades e desafios, em vez de destacar a missão e valores da sua empresa.  

 

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Tópicos: SEO, Dicas práticas, Design

Mariana Madeira

Publicado por: Mariana Madeira

Inbound Marketer na YouLead.

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