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Marketing Automation: Uma máquina de gerar leads

1/abr/2019 16:12:00 por Cristovao Cunha

Customer centric

Customer Centric é das palavras mais usadas pelas empresas nos dias de hoje, como pode uma plataforma de automação de marketing ajudar nesta jornada? 

O marketing automation é o maior aliado do Marketing e Vendas na geração de Leads, permite de forma personalizada entregar mensagens no momento certo à pessoa certa, de forma automatizada, para conquistar novos clientes.

Uma plataforma de marketing automation permite gerir o interesse de possíveis clientes, poupando tempo e recursos, comunicando o conteúdo mais relevante para a decisão de compra, impulsionando as vendas.

Uma nova geração de compradores. Uma nova abordagem.

Hoje o poder da decisão na compra de um produto/serviço está na mão desta nova geração de compradores, que pesquisa e compara opções na diversidade de canais online. Seja através da sua empresa ou da nossa concorrência, a recolha de informação determina a futura opção de compra.

As abordagens de marketing com o envio (quase) indiscriminado de e-mails, pertence ao passado. Possivelmente, muitos players em diferentes áreas de negócio, ainda comunicam dessa forma. Gerando caixas de correio cheias de spam, só conseguindo a aversão das pessoas a este tipo de abordagens comerciais.

O que a concorrência faz mal, ou não faz, cria oportunidade de diferenciar o seu negócio e a sua abordagem. Campanhas de e-mail marketing, através de plataformas de marketing automation, baseiam-se no interesse que possíveis clientes demonstraram sobre os nossos produtos ou serviços, através, por exemplo, do preenchimento de um formulário para download de um white paper.

Se pretendemos que a escolha recaia sobre as suas soluções, é necessário conseguir reter a atenção e interesse dos utilizadores interessados, com conteúdo útil, relevante, personalizado à fase de compra em que o possível cliente se encontra, de forma a gerar leads qualificadas, e incentivar a tomada de decisão.

Perceber o comportamento digital para comunicar com eficácia.

Um programa de marketing automation permite avaliar o comportamento digital de cada lead, rastreando os passos do possível cliente na procura de informação, permitindo classificar leads de acordo com o nível de interesse demonstrado nos nossos produtos ou serviços.

Uma das funções-chave de uma plataforma de marketing automation é essa. A pontuação de leads – lead scoring, classificando o interesse da lead com base na sua interação e no uso de diversos canais digitais (ex. website, e-mail, social media). Permitindo perceber se está qualificada para um contato pela equipa de vendas, ou se necessita de mais informação e acompanhamento – lead nurturing.

 

Automatizar processos de forma personalizada

Numa campanha de marketing digital para centenas ou milhares de (possíveis) clientes, simplesmente não é possível identificar e responder manualmente a cada sinal de intenção de compra.

Uma plataforma de marketing automation permite dar a atenção necessária a ações e comportamentos digitais de um utilizador que revela interesse em ter mais informação, de forma automatizada. Fazendo corresponder o interesse demonstrado, em informação adequada à fase do ciclo de compra, com conteúdo personalizado.

 

Os 3 principais benefícios de uma plataforma de marketing automation

  •  Um centro de operações para agilizar o negócio.

Mais e melhor controlo de gestão de leads e marketing. 
Um centro de controlo para gerir o relacionamento com leads, alinhar equipas de marketing e vendas, definir objetivos, criar landing pages para diferentes campanhas de marketing de forma intuitiva e sem necessitar de apoio da equipa de informática (usando templates em sistema), avaliar o comportamento digital da leads, calendarizar e automatizar comunicação, fazer campanhas de e-mail marketing, integrar social media, monitorizar e ter acessos a relatórios e estatísticas. Um autêntico centro de operações para agilizar o negócio.

  • Comunicação automatizada, on target. Melhor CRM.

Uma plataforma de marketing automation permite gerir o interesse de possíveis clientes, pela interação que têm connosco. Permitindo criar uma relação sustentada, através de comunicação on target, com conteúdo relevante e útil para o possível cliente. Uma subscrição de um utilizador para receber um e-book sobre determinado tema, gera automaticamente um e-mail para a possibilidade de download do conteúdo. A construção de uma base de dados de subscrições com perfis de interesse semelhante, permite direcionar uma campanha de e-mail marketing, comunicando conteúdos certeiros.

  • Leads mais qualificadas é igual a mais vendas.

Com a possibilidade de pontuar leads (lead scoring) e incentivar a confiança da lead nos seus produtos ou serviços (lead nurturing), uma plataforma de marketing automation filtra leadsqualificadas de leads não qualificadas. Poupa tempo e recursos das equipas de marketing e vendas, permitindo o foco nas leads que são mais prováveis de fechar negócio.

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Tópicos: Dicas práticas, automação

Cristovao Cunha

Publicado por: Cristovao Cunha

Cristóvão Cunha, é partner e consultor da YouLead, agência de inbound marketing. Há mais de 20 anos que ajuda as organizações a melhorarem os seus processos de venda e de suporte, alinhando a tecnologia com os objetivos de negócio. Nos últimos 8 anos o seu focus tem sido no inbound marketing e tem trabalhado com empresas como a BMW, SIBS, J. Mello Saúde, Galp Energia, Dekra, Mini, Sonae e Sheraton.

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