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Como os Marketers podem Usar Marketing Automation (Parte 2)

11/ago/2016 15:55:27 por Joao Alexandre

A utilização de marketing automation pode ajudar a sua empresa a captar mais leads no que toca às taxas de aquisição, conversão e retenção. Eis sete dicas para usar automação no seu marketing.

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Na primeira parte do artigo de Como os marketers podem usar Marketing Automation mencionámos quatro (de sete) dicas para usar esta estratégia para ajudar a sua empresa a atingir os seus objetivos, concretamente:

  1. Marketing comportamental
  2. Segmentar público-alvo
  3. Personalização de conteúdo
  4. Marketing multi-canal

Nesta segunda parte do artigo iremos abordar:

  1. Upsell e cross-sell
  2. Líderes de opinião
  3. Medição e e acompanhamento de resultados

5. Upsell e cross-sell

Upselling e cross-selling são estratégias usadas no marketing e vendas para melhorar a experiência (e agregar mais valor) do seu cliente.

Upselling é quando apresentamos ao cliente algum produto ou serviço premium, mais caro que o produto que ele comprou. Exemplo: o cliente comprou uma cadeira de escritório numa loja e-commerce; pode-lhe ser apresentado como upselling uma mesa.

Cross-selling é quando apresentamos ao cliente produtos semelhantes ou complementares àquele que o cliente comprou. Exemplo: o cliente comprou um rato; pode-lhe ser apresentado um tapete como cross-selling para a sua nova aquisição.

Upselling e cross-selling são bastante usados em empresas como a Amazon, quando sugerem ao utilizador que "as pessoas que compraram isto também compraram isto", ou como a McDonalds, em que perguntam se quer batatas fritas com o seu hamburger.

Porquê usar upselling e cross-selling? Porque é mais fácil vender a um cliente existente do que angariar um cliente novo. A pessoa já disse "sim" à sua marca, é mais fácil dizer sim de novo e fazer nova compra.

Ao usar automation podemos fazer com que o upsell e cross-sell sugeridos sejam relevantes para o cliente, num resultado win-win para a empresa e para o cliente.

6. Aborde líderes de opinião

Se antigamente, no mundo offline, apenas pessoas com vasto networking e conhecimento social poderiam influenciar o rumo de vários negócios, atualmente, um blogger ou personalidade de alguma rede social pode gerar mais buzz e vendas do que anteriormente era possível.

Abordar uma lista destas pessoas, por exemplo, bloggers, de forma manual, seria uma tarefa repetitiva e cansativa.

É aqui que a automação entra, porque pode ajudar a otimizar o processo de abordar líderes de opinião e influenciadores.

Isto pode ser feito de forma automatizada ao escrever um template de email de abordagem, e depois carregando uma lista excel de bloggers/jornalistas/influenciadores a quem o email pode ser enviado (inserindo o nome e outros fatores personalizáveis). 

Pode até criar um workflow que envia um email de follow-up alguns dias depois para re-lembrar a pessoa, caso esta não tenha ainda respondido.

7. Medir e acompanhar resultados

A maioria das plataformas que têm ferramentas de análise de dados (analítica) conseguem-lhe mostrar quantas leads conseguiu obter num determinado período de tempo, de onde é que elas vieram, e quais as suas taxas de conversão.

Para conseguir verdadeiramente medir a eficácia do seu marketing precisa de saber quão valiosas é que estas leads são, o tempo que levou a convertê-las e que pontos de contacto é que influenciaram a venda ou tomada de decisão.

Os dados necessários para responder a estas questão estão normalmente no seu CRM. Nota: na nossa agência usamos a HubSpot, uma plataforma completa de marketing automation, analítica e CRM, fale connosco para saber como podemos ajudar a sua empresa.

Se a sua ferramenta de marketing permite a funcionalidade de lead scoring, por exemplo, o seu software pode indicar o envolvimento e qualidade de cada lead por cada campanha de marketing que fizer. Isto torna mais fácil justificar campanhas que possam gerar menor número de leads, mas que poderão ter maior valor no seu pipeline.

Conclusão

Ao implementar uma ferramenta que capacita o seu marketing com automação, analítica e CRM, irá melhorar a eficácia de todo o seu marketing, permitindo-lhe chegar aos seus objetivos mais fácil e rapidamente.

Quer saber mais sobre marketing automation? Descarregue o nosso guia.

Introdução ao Marketing Automation

GuiaCompletodeMarketingAutomation.png

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Tópicos: Dicas práticas, automação

Joao Alexandre

Publicado por: Joao Alexandre

O João é um estratega digital que usa content marketing e criatividade para chegar ao consumidor moderno.

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