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Porque muitos marketers não compreendem o Marketing Automation?

31/ago/2016 17:30:00 por Cristovao Cunha

É difícil de acreditar, mas muitos marketers não definem um orçamento para o marketing automation, talvez por acharem que não é uma prioridade para o marketing da empresa.

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De acordo com um estudo, mais de 60% dos marketers usam o envio de email em massa para se manterem em contacto com os clientes, mas apenas 13% estão a usar algum tipo de plataforma de software de automation.

A automatização no marketing é um conceito muitas vezes mal compreendido, o que faz com que as pessoas e os profissionais na indústria se afastem do que poderia ser uma das melhores táticas para potenciar o seu marketing. 

Os marketers precisam de perceber que automatizar os processos e adotar este sistema poderá trazer grandes vantagens na otimização da sua empresa.

A maioria dos marketers sente que automatizar o marketing é importante, mas também há muitos deles que sentem que as ferramentas que usam atualmente estão além daquilo que precisam para desempenhar as suas funções eficazmente. 

Quem usa processos automáticos de marketing consegue gerar, em média, o dobro das leads daqueles marketers que apenas usam software de email marketing. Então, o que está a impedir estes profissionais de não usar as ferramentas que mais vantagens podem trazer para a sua atividade? 

No estudo anterior:

  • 44% dos marketers desculpam-se com limitações com o orçamento que têm para gerir, e que assim não conseguem implementar soluções de automation.
  • 22% afirma que há falta de especialistas internamente (developers, programadores/técnicos), para lhes permitir usar as ferramentas como gostariam.
  • 18% deles mencionam falta de tempo como a razão principal de não conseguir implementar um sistema de automação.

Nesta era do marketing digital e das redes sociais, usar estas plataformas torna-se vital para poder ir a fundo e criar relações com atuais e potenciais clientes. 

A maioria dos marketers acredita que o seu departamento de marketing (e os outros) até podiam ter melhor desempenho se fizessem uso destas ferramentas.

O marketing automation facilita a vida a estes profissionais  ao permitir o controle de todas as tarefas de marketing a partir de uma única plataforma. Desde o email marketing até à divulgação nas redes sociais, é possível ter todos os campos cobertos. 

Então, porque é que, mesmo assim, ainda existem tantos marketers que não entendem isto como uma solução para o seu problema?

A razão é que este tipo de marketing não é tão fácil quanto parece. Há mais do que pode parecer à primeira, porque envolve algum trabalho e preparação, e é aí que normalmente aparece a desculpa de que esta poderá não ser uma solução eficaz. 

Mas é. É uma solução eficaz se houver disposição para a implementar e capacidade para aprender os conceitos por trás da estratégia, e por trás das táticas a usar, que neste caso, envolvem saber mexer com o software e a plataforma. 

Para implementar um sistema de marketing automation com sucesso, o departamento de marketing necessita ter uma pequena equipa de especialistas que sejam entendidos nas nuances da ferramenta. Para isto poderá ser necessário dar treino e formação à equipa, mas é algo que irá trazer retorno a longo prazo. 

Os próprios fornecedores do serviço têm interesse em educar os utilizadores sobre a plataforma que lhes estão a disponibilizar, gerando uma relação win-win para todos. 

Automatizar os processos de marketing pode revolucionar os sistemas (e o sucesso) internos de uma empresa, porque traz muito potencial que pode ser usado pelos marketers para provarem o impacto do seu trabalho nas organizações.

Por isso, comece hoje já a implementar uma plataforma para automatizar o seu marketing, e vai ver que nunca mais vai querer olhar para trás. Na nossa agência usamos o HubSpot, considerada a ferramenta de marketing automation de eleição na indústria.

Contacte-nos para que possamos ajudá-lo a otimizar o seu marketing e contribuir para o desenvolvimento do seu negócio. 

 

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Tópicos: Dicas práticas, automação

Cristovao Cunha

Publicado por: Cristovao Cunha

Cristóvão Cunha, é partner e consultor da YouLead, agência de inbound marketing. Há mais de 20 anos que ajuda as organizações a melhorarem os seus processos de venda e de suporte, alinhando a tecnologia com os objetivos de negócio. Nos últimos 8 anos o seu focus tem sido no inbound marketing e tem trabalhado com empresas como a BMW, SIBS, J. Mello Saúde, Galp Energia, Dekra, Mini, Sonae e Sheraton.

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