Blog YouLead - Inbound Marketing

Blog YouLead - Inbound Marketing




Contratar uma Agência ou um Responsável de Marketing Operations?

À medida que as organizações lutam pelo empoderamento digital dos seus processos, estão a esbarrar de frente com o vasto espectro das MarTech e como podem alavancar o seu Marketing. E enquanto os profissionais de marketing sabem que a estrutura organizacional das suas equipas precisa de uma reforma, estão simultaneamente a lutar para escapar ao caos tecnológico e implementar uma nova ordem de operacionalização de tarefas. 

Acontece que a grande questão persiste, mesmo para aqueles que já vingaram na sua adopção MarTech - "Devemos adjudicar uma proposta a um parceiro MarTech, investir em novas contratações ou redistribuir internamente os recursos humanos existentes para fazer o trabalho? Hoje respondemos a esta pergunta dentro da órbita do Inbound Marketing.

Inbound Growth - É ou não necessária ajuda suplementar?

A maioria dos blog posts que se destacam pelo seu posicionamento orgânico, por norma estão apenas focados em abordagens de prós e contras ou de vantagens e desvantagens. No entanto, acreditamos que mais importante do que uma decisão informada é saber de antemão se e quando vai ser preciso trazê-la para cima da mesa.

Felizmente, antecipar a necessidade de ter assessoria extra para obter melhores resultados ao nível do crescimento sustentado por Inbound é algo que pode ser feito de forma relativamente rápida, respondendo a estas 8 perguntas de diagnóstico que preparámos para si:

  1. As suas atuais iniciativas de marketing não estão a gerar tráfego orgânico suficiente para o seu website?

  2. Tem uma percentagem substancialmente elevada de visitantes do website sem conversão para leads?

  3. Sente-se sem rumo acerca das palavras-chave relevantes para a indústria que o seu website deve rankear?

  4. As suas campanhas de e-mail marketing não estão a originar oportunidades de venda suficientes?

  5. A sua equipa de Content Marketing não tem uma noção clara em relação ao público-alvo?
  6. Acredita ingenuamente que cada visitante que aterra no seu website está lá para comprar?

  7. Acha que os objetivos de receitas são algo para a equipa de vendas se preocupar?
  8. Não faz ideia de como sustentar uma metodologia de testes A/B através do Marketing Analytics?

Agora o diagnóstico: se em mais do que uma resposta identificou lacunas ao nível da escalabilidade do negócio, talvez seja altura de começar a considerar alguma ajuda extra - quer pelo reforço estratégico da sua equipa interna com um Responsável de Marketing Operations, quer pela contratação de uma Agência de Inbound Marketing.

Agência de Inbound Marketing vs Contratação Interna

Se a necessidade for real, agora é o momento de tomar a melhor decisão possível em relação a quem vai gerir e operacionalizar toda a estratégia de Inbound Marketing. Para facilitar o processo, construímos esta tabela que permite visualizar os pontos-chave de cada uma das opções:

  Agência de Inbound Marketing Contratação Interna
Prós
  • Acesso imediato a todas competências e valências associadas ao Inbound Marketing
  • Maior responsabilização pela demonstração de resultados e ROI
  • Ambivalência entre o plano estratégico de marketing e a sua operacionalização
  • Acesso à eficiência de metodologias de trabalho já comprovadas
  • Acesso a conhecimento multi-indústria
  • Acesso a parcerias já estabelecidas com outros fornecedores
  • Maior controlo ao nível da gestão de pessoas 
  • Maior proximidade à cultura da empresa
Contras
  • Maior dificuldade de alinhamento com o método de trabalho da empresa
  • Maior curva de aprendizagem em assimilar o modelo de negócio da empresa
  • Maior esforço no estabelecimento de relações interpessoais
  • Risco de se perder o foco e a priorização do projeto com a realização de outras tarefas
  • Custos adicionais com salários, subsídios, impostos, equipamentos e formação contínua
  • Não elimina a necessidade de contratar talento especializado para as várias áreas do Inbound Marketing (p.e. Web Designer, Content Writer, SEO Specialist, CMS Developer)

 

Contornando o dilema da tomada de decisão

A adoção de tecnologias MarTech tende a representar um movimento permanente que se posiciona acima da curva da inovação mas, contra todas as expectativas, o Marketing Technology Survey Insights 2022 constatou que os profissionais de marketing utilizam hoje apenas 42% do potencial das suas plataformas de MarTech - comparativamente aos 58% verificados em 2020. 

Podemos não conhecer a causa, mas este descarrilar do progresso na utilização de tecnologia MarTech parece ser um sintoma global que precisa de ser corrigido. Se se vê como parte das estatísticas e sente que os utilizadores finais das ferramentas MarTech da sua empresa não têm mãos a medir, peça a uma agência para intervir, repense a alocação de budget e negoceie a elasticidade de uma potencial parceria. A verdade é que existe a probabilidade de ter uma surpresa positiva, uma vez que a maioria das agências de Inbound Marketing consultam as empresas sobre o que pode ser feito com o orçamento disponível. 

Por outro lado, se não tem um desafio orçamental pela frente ou se a sua empresa faz parte de uma indústria demasiado complexa, talvez a  opção mais viável seja contratar e definir uma equipa interna de Inbound Marketing - da qual o Responsável de Marketing Operations será uma peça central, mas não a única.

Mas nem todos os casos enfrentam a urgência imperiosa de ter de decidir por uma coisa em detrimento de outra, sendo também possível conciliar o melhor dos dois mundos. O atingimento de objetivos de marketing também pode passar pela conjugação dos dois regimes - in-house e outsourcing - que é o que a esmagadora maioria das multinacionais já faz e o sucesso está à vista de todos!

Em qualquer caso, não perca de vista o objetivo de garantir que o seu software de Marketing Automation devolve valor, desbloqueia dados e representa um valor ativo para o crescimento empresarial.



Deixe aqui o seu comentário | Comments: