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Inbound Marketing e GPT: Como Desbloquear o Potencial da Inteligência Artificial

Já deve ter reparado - estamos a viver o fenómeno do ChatGPT. O LinkedIn não fala de outra coisa e os líderes de marketing estão desertos de compreender o seu impacto no universo corporativo. Será que as ferramentas de Inteligência Artificial (IA) já estão aptas a revolucionar permanentemente o mundo do marketing? Como podem os benefícios deste chatbot viral ajudar a rentabilizar os softwares de Marketing Automation? Quais são as principais precauções a ter na utilização de tecnologia potenciada por IA? Sendo estas apenas algumas das questões mais quentes, hoje propomo-nos a desmistificar algumas delas. 

🚀 Tudo o que precisa de saber sobre o ChatGPT-3

O que significa GPT?

O termo GPT vem de Generative Pre-Train Transformer. Trata-se de um modelo de linguagem autorregressivo que utiliza técnicas de aprendizagem profunda para reproduzir texto semelhante ao que é partilhado numa conversa escrita com outro ser humano. 

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é uma variação do modelo GPT desenvolvido pela OpenAI, uma startup de desenvolvimento de ferramentas de IA investida pela Microsoft, especificamente desenvolvida para capitalizar a potencialidade da IA em ambientes de conversação, através de chatbots e assistentes virtuais.

Porque é que o ChatGPT tem dado que falar?

Em primeiro lugar, porque o ChatGPT representa uma melhoria significativa em relação aos sistemas tradicionais de chatbots “rule-based” que, na maioria das vezes, não conseguem alcançar as nuances da linguagem humana. A chegada do ChatGPT trouxe consigo a possibilidade de experimentar conversas mais naturais, fluídas e contextualmente relevantes.

Depois, porque há muitos colaboradores a questionarem-se sobre como aplicar a sua versatilidade às suas agendas de tarefas diárias - sendo a automatização das operações de suporte e experiência do cliente, a criação de conteúdos de marketing e o desenvolvimento de software as que têm sido alvo de maior popularidade.

🚀  5 Benefícios do ChatGPT  para os Inbound Marketers

O ChatGPT pode ser utilizado para reproduzir caracteres de conteúdo de qualidade, relevante e personalizado, mais rapidamente do que qualquer mente criativa. E, de facto, esse nível de eficiência faz dele um poderoso aliado para quem trabalha em Inbound Marketing. Os tópicos que se seguem explicam-lhe o porquê.

  • Criação de conteúdo
    Ainda que precise de um toque humano, o ChatGPT pode gerar conteúdos quase “prontos a consumir” em torno de uma grande variedade de tópicos. Por esta razão, é um ativo fundamental para reduzir ou “passar à frente” algumas das etapas do processo criativo de produção de conteúdos a que a maioria dos Content Marketers se submetem.

  • Personalização de conteúdo
    Uma vez que é um modelo que pode ser aperfeiçoado para compreender indústrias específicas, dados demográficos e até preferências individuais de cada perfil de cliente, é também um grande trunfo para gerar leads qualificadas em nichos de mercado e indústrias complexas.

  • SEO
    Uma vez que a frequência de publicação em blogs é um factor de classificação (ou rankeamento) do Google, aumentá-la pode levar a uma maior probabilidade de aparecer nos resultados de pesquisa, conduzindo a mais tráfego para o seu website.

  • Geração de leads
    Novamente à volta da criação de conteúdo, saiba que o ChatGPT também pode melhorar a geração de leads no seu website, ao impulsionar a criação de mais e melhores conteúdos freemium, landing pages e campanhas de email marketing. Já para não mencionar a facilidade com que se pode criar um chatbot de geração de leads alimentado por IA hoje em dia.

  • Chatbots
    Por último, mas talvez o mais importante, é ter a possibilidade de tirar partido de uma interface de Conversational UI com Machine Learning no seu website. Os chatbots estão crescentemente a melhorar a entrega de serviços de apoio ao cliente, agora com níveis de resposta mais inteligentes e personalizados, ao mesmo tempo que requerem cada vez menos esforço das equipas de CS.

🚀 6 Formas do Inbound Marketing Tirar Partido do ChatGPT 

    • Gerar ideias de tópicos para blog posts
    • Criar headlines e descrições para anúncios de paid e social media
    • Gerar scripts de vídeo para plataformas como o TikTok
    • Inovar na criatividade de conteúdos publicados no LinkedIn 
    • Aproveitar alguns prompts para gerar templates de conteúdo de email marketing

 

🚨 5 dicas para não usar indevidamente o ChatGPT

    • Compreender profundamente o seu público-alvo e os seus pain points ainda é uma responsabilidade sua
    • Embora seja um ótimo complemento à escrita criativa, qualquer conteúdo gerado requer sempre um toque humano
    • Estar ciente de que qualquer conteúdo gerado pelo ChatGPT (e não adaptado) corre o risco de ser considerado como duplicado pelo Google
    • Certifique-se de que adapta o conteúdo potenciado por GPT com vista a não prejudicar a classificação do seu website nos motores de busca
    • Não ignore o facto do ChatGPT ter recebido a sua última atualização de dados em 2021, sendo que já estamos em 2023


Resumidamente, o ChatGPT-3 só é capaz de fornecer informações baseadas naquilo que aprendeu e para o qual foi instruído. Por esta altura, é importante ter os pés bem assentes na Terra e recordar que ainda existem erros básicos e inadvertências que o impedem de ser utilizado como uma ferramenta de tomada de decisão. Pode, no entanto, ser um excelente recurso de rentabilização de tempo com potencialidade para melhorar a produtividade do marketing e das vendas (SMarketing).



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