Blog YouLead - Inbound Marketing

Blog YouLead - Inbound Marketing




Operations Hub: O novo Módulo da HubSpot para uma maior Adaptação a cada Negócio

O passado mês de abril chegou com grandes novidades na HubSpot. Grandes ao ponto de a plataforma ter lançado um novo módulo: o Operations Hub.

Este é o quinto módulo do software de marketing automation, que já conta com os hubs de Marketing, Sales, Service e CMS.

O que é, concretamente, o Operations Hub?

É um novo módulo da HubSpot que permite conectar diversas aplicações, realizar sincronização de dados, garantir a qualidade dos dados dos clientes e, em última instância, automatizar ainda mais os processos do seu negócio.

É uma ferramenta que irá alavancar ainda mais a utilização que faz do seu HubSpot hoje em dia, através de um processo melhorado de integrações, de ferramentas de dados mais robustas e de uma automatização mais flexível e adaptável.

O Operations Hub é um módulo técnico que, como o próprio nome indica, irá permitir às equipas de operações escalar as potencialidades de CRM do HubSpot e adaptá-lo cada vez mais à realidade específica de cada negócio.

Mas quais são, então, as principais mais-valias do Operations Hub?

1 - Sincronização de dados

A sincronização de dados através da integração com aplicações externas ao HubSpot vai tornar-se mais simples. O Operations Hub traz consigo uma maior harmonia entre o seu HubSpot e aplicações terceiras, assegurando uma integração de dados bidirecional que garante a sua fácil atualização em tempo real.

Algumas das aplicações mais populares que são agora potenciadas por esta integração com a HubSpot são o Google Contacts, o MailChimp, o Microsoft Dynamics ou a Zendesk. Mas existem muitas outras aplicações de marketing, de serviço ao cliente ou de faturação, por exemplo.

Data Sync - Operations Hub-1

2 - Maior flexibilidade na automação de processos

A par das possibilidades em termos de sincronização bidirecional de dados, esta é também uma das novidades com maior impacto. Com o Operations Hub torna-se possível programar código diretamente nos workflows, o que permite ir ainda mais além dos já muitos critérios e ações pré-definidas na construção de um workflow.

Esta funcionalidade torna os workflows ainda mais flexíveis e poderosos, satisfazendo necessidades muito específicas de alguns negócios (como chamar um API ou executar SQL queries, por exemplo) e garantindo que toda a operação funciona à medida que estes vão escalando.

Workflows - Operations Hub-1

3 - Gestão da qualidade dos dados

A “limpeza” de uma base de dados (consistência e factualidade dos dados) é uma premissa essencial para o desenvolvimento de uma estratégia eficiente - tanto de marketing como de vendas - que garanta uma experiência relevante e personalizada ao cliente.

Neste sentido, e paralelamente aos workflows programáveis via código, o Operations Hub também contempla a existência de automações que contribuem para a manutenção da qualidade das bases de dados. Estes workflows preveem a realização de ações como atualizar números de telefone, corrigir propriedades de data, ajustar letras maiúsculas, entre muitas outras. E tudo isto de forma automática!

Além disso, se estiver a usar alguma integração com uma plataforma externa, acaba por contribuir para uma correta atualização dos dados não só dentro, mas também fora do seu HubSpot.

Data Quality - Operations Hub-1

Ficou entusiasmado com as potencialidades do novo Operations Hub? Ele está disponível nas versões Free, Starter e Professional do seu HubSpot.

Caso pretenda saber mais sobre este novo módulo e sobre como poderá ajudar a escalar o seu negócio, não hesite em contactar-nos.

 

Conteúdo publicado originalmente em maio de 2021.



Deixe aqui o seu comentário | Comments: