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7 desafios que os Marketers enfrentam e como ultrapassá-los

20/jul/2017 11:01:00 por Joana Fonseca

Os 7 principais desafios que os marketers enfrentam e como ultrapassá-los.jpg

Cada marketer tem desafios específicos relacionados com o seu mercado, os produtos ou serviços que trabalha, as especificidades e regras da sua empresa, entre outros.
No entanto, há aqueles desafios que são comuns a todos e que não podemos contornar por fazerem parte integrante do trabalho de qualquer marketer. É sobre estes que falamos hoje. Escolhemos 7 destes desafios para lhe oferecer algumas dicas de como ultrapassá-los.

1. Gerar mais tráfego e leads

Começando pelo topo do funil, o desafio de gerar mais tráfego e leads é um dos principais desafios da grande maioria dos marketers. Ser facilmente encontrado online e captar a atenção e o interesse das leads, quando o utilizador é inundado todos os dias com informação e diversos conteúdos de diversas fontes, é uma tarefa que requer planeamento cuidado, especialmente no que respeita aos conteúdos criados.

Nesta fase, o segredo está nos conteúdos que disponibiliza.

Para poder vencer, ganhar mais tráfego e leads, é importante criar conteúdos com foco na qualidade, tendo em atenção as necessidades dos utilizadores. É importante que, através dos conteúdos, consiga planear a “viagem de compra” do utilizador, conseguindo encaminhá-lo com conteúdo relevante através das diferentes fases, e conseguir tornar visitantes em leads com conversões bem planeadas e implementadas no website.

 

2. Provar ROI das atividades de Marketing

Muitas vezes revela-se difícil conseguir provar resultados. Ainda para mais, se não tivermos as ferramentas adequadas, para conseguir medir e analisar.

Aqui, o segredo é ter as ferramentas de análise certas.

É importante dedicar tempo à análise e ter as ferramentas analíticas adequadas, para conseguir medir resultados, e fazer a ponte entre os esforços de marketing e de vendas. Um software de marketing e uma ferramenta de CRM, fazem essa ligação, dando aos marketers os meios necessários para conseguirem ter um melhor controlo sobre a eficiência das campanhas. Identificar o que estão a fazer bem e menos bem, para conseguir melhorar resultados.

Idealmente, procure uma ferramenta all-in-one, onde consiga agregar todos os resultados de todos os canais digitais que utiliza, e que lhe ofereça analítica, não só das visitas e leads, mas também das SQL e vendas. 

 

3. Entregar leads (bem) qualificadas às Vendas

As equipas de Vendas contestam muitas vezes que não conseguem vender porque as leads que o marketing envia não estão qualificadas o suficiente. São leads que não estão preparadas para comprar. Que ainda não estão na fase certa do ciclo de compra para que sejam entregues à equipa de Vendas.

Como solucionar esta situação? Com Lead Scoring - uma forma eficiente e simples de qualificar as leads e perceber quando estão prontas para entregar à equipa de vendas.

Um sistema de Lead Scoring pode ser decisivo para ajustar processos e conseguir sistematizar o que é uma lead qualificada. Com um processo bem planeado e implementado, as equipas de Vendas apenas terão em mãos as leads que realmente estão na fase certa para comprar. 

Para que o lead scoring seja eficaz, contrua-o em conjunto com a equipa de vendas. desta forma estarão perfeitamente alinhados.
Veja mais sobre como alinhar marketing e vendas (ou SMarketing - Sales + Marketing).

 

4. Criar conteúdo que gera resultados

É necessário poder corresponder de forma certeira ao que os utilizadores pretendem em termos de conteúdos, seja em formato ou no conteúdo propriamente dito. Será que as buyer personas do seu negócio preferem ver fotos e vídeos no Instagram ou ler white papers ou artigos no blog? É fundamental conhecer a nossa audiência, e definir de forma certeira as buyer personas, para que seja possível tornar o nosso conteúdo relevante, capaz de impactar de forma positiva, com vista à compra do nosso produto ou serviço.

Em termos de conteúdo, não se esqueça:

- na fase atração: SEO, relevância, localização e formato: torne fácil de ser encontrado através da otimização dos conteúdos; disponibilize conteúdos relevantes para as suas buyer personas; comunique onde as suas buyer personas estão e nos formatos que elas mais valorizam;

- na fase de namoro, ou lead nurturing: contexto e timing - é importante enviar o conteúdo certo ás pessoas certas, no momento certo.

 

5. Identificar a tecnologia certa

As plataformas tecnológicas de marketing, podem dar um impulso ao negócio se bem usadas. É importante que consiga identificar qual o software certo que lhe pode dar vantagem em meios e processos, para conseguir concretizar os seus objetivos.

Faça a escolha certa do software de Marketing Automation. Escolha o que lhe vai permitir agilizar as ações de marketing e ligar marketing e vendas. Procure identificar o que precisa, faça uma pesquisa e um levantamento de soluções.

Uma dica para encontrar o software certo? Veja comparadores de plataformas independentes como o G2 Crowd, que oferecem logo à partida uma boa comparação das diferentes plataformas existentes no mercado.

 

6. Acompanhar as necessidades de formação das equipas de marketing

É necessário acompanhar tendências, e ter equipas atualizadas e motivadas para conseguir mais eficiência e produtividade das equipas.

Dedique algum tempo para fazer um levantamento do ponto de situação, acerca das competências da equipa e do que é necessário fazer para dar o próximo passo em qualificação e produtividade. Procure avaliar um-a-um, saber as necessidades de formação, para tornar cada elemento da equipa mais produtivo.

 

7. Alinhar Marketing e Vendas, ou SMarketing

As equipas de Marketing e Vendas estão muitas vezes desalinhadas. Não existe entendimento sobre objetivos e o que são leads qualificadas, e os departamentos muitas vezes até aparentam rivalizar entre si. E este é um desafio das empresas, combatido na forma de SMarketing.

SMarketing significa alinhar os objetivos de vendas com as estratégias de marketing, de forma a conseguir um retorno ainda maior para o negócio. Ter equipas de Marketing e Vendas alinhadas, com desafios partilhados, que trabalhem em sintonia para cumprir objetivos é um dos passos mais importantes que vai dar no caminho para fazer cerescer o negócio.

Saiba mais sobre como SMarketing, neste vídeo: Gravação do webinar "Smarketing: Alinhe marketing e vendas para gerar mais negócio":

Video Gravação webinar Smarketing Alinhar Sales e marketing

 

Tópicos: Inbound, automação

Joana Fonseca

Publicado por: Joana Fonseca

Joana Fonseca é Marketing Manager na YouLead. Considera o marketing a sua paixão porque lhe permite aliar o seu lado criativo ao seu lado analítico. Adora café e não resiste a cheesecake.

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