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5 Tendências de Marketing Digital para 2022

O universo do marketing digital é muito volátil. Estratégias e ferramentas que funcionavam ontem podem deixar de trazer resultados amanhã. É por isso que existe sempre um grande interesse e curiosidade em torno das principais tendências e inovações de marketing digital quando nos aproximamos da entrada num novo ano.

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Esta realidade foi acentuada com a pandemia da Covid-19, que trouxe consigo uma necessidade sem precedentes de as empresas investirem na sua transformação digital e que tem vindo a moldar e a desafiar o trabalho dos profissionais de marketing todos os dias.

Isso irá continuar a acontecer em 2022, na medida em que os padrões de consumo irão continuar a ser impactados pela pandemia e, portanto, as empresas terão de continuar a adaptar-se e a procurar formas de se diferenciarem e promoverem uma boa experiência de cliente.

Vamos ver, então, quais serão as principais tendências de marketing digital que poderão potenciá-lo.

1 - Crescimento e afirmação da Inteligência Artificial

A inteligência artificial não é algo propriamente novo. Já é muito usada na previsão de padrões de consumo com base em dados históricos ou em plataformas de paid media para identificarem as campanhas com melhor performance. O que vamos ver em 2022 é uma maximização do poder da inteligência artificial, sobretudo no que diz respeito a ferramentas de serviço ao cliente, como os chatbots.

Inteligência Artificial

2 - Eventos Híbridos

Os eventos presenciais (conferências, feiras, etc) deixaram de poder ser realizados devido à pandemia e, agora que vão começando a ser permitidos, a pergunta que se coloca é qual será a melhor escolha para as empresas: voltar a um modelo de eventos puramente físico ou manter o formato digital? A resposta pode estar na implementação de uma abordagem híbrida, que combine elementos físicos com elementos digitais/virtuais e confira inovação e diferenciação à experiência dos participantes.

Eventos Híbridos

3 - Content Marketing

A veiculação de conteúdos de qualidade é fundamental em qualquer etapa do funil de marketing: quer quando precisamos de atrair tráfego, quer quando precisamos de converter esse tráfego em leads, quando precisamos de “namorar” e qualificar essas leads e depois quando precisamos de fechar essas leads em clientes efetivos. Por essa razão, o marketing de conteúdo não é necessariamente uma novidade, mas um aspeto do qual não poderá descurar em 2022, com especial atenção para formatos mais disruptivos de conteúdo.

Content Marketing

4 - Experiências "Mobile-First"

De acordo com um estudo da Statista (2021), que analisa o tempo médio diário passado na internet per capita no mundo, as pessoas passam, em média, 37 minutos online em desktop e 155 minutos online em dispositivos móveis. Ora, se as pessoas passam em média mais de 2 horas por dia a navegar na internet nos seus telemóveis, é crucial que as empresas privilegiem uma abordagem “mobile-first” na construção dos seus conteúdos e no desenho de todos os seus touchpoints digitais. Na prática, isto significa projetar websites, blogs, landing pages, anúncios pagos, etc, garantindo que terão uma boa experiência de utilização em mobile.

Experiências Mobile First

5 - Reforço da Importância da Automação

Em 2022, prevê-se que o desenvolvimento de estratégias data-driven passe a ser uma realidade para cada vez mais empresas de cada vez mais indústrias. Sendo que essas estratégias baseadas em dados serão tendencialmente suportadas por ferramentas e ações de automação, que permitem tornar os esforços de marketing mais personalizados, mais eficientes e mais escaláveis.

Automação

 

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Conteúdo publicado originalmente em novembro de 2021.



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