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Case Study RHmais: A Afirmação Digital no combate à pandemia

O ano de 2020 chegou repleto de desafios, a nível individual, mas também empresarial. A pandemia da Covid-19 trouxe consigo um cenário de grande incerteza e uma necessidade de adaptação colossal por parte das organizações, que tiveram de ajustar processos e operações quase da noite para o dia.

O que vamos perceber com este estudo de caso é que, no que diz respeito à RHmais, tudo isso foi facilitado pela existência de uma estratégia digital já sólida e de longa data, baseada na metodologia do inbound marketing e, em particular, através da realização de webinares.

Sobre a RHmais

O Grupo RHmais é uma empresa 100% portuguesa com mais de 30 anos de experiência em Serviços de Gestão de Pessoas e de Consultoria. É a maior empresa nacional prestadora de serviços de gestão de contact centers e atua noutras áreas como o outsourcing, handling, job solutions, training, e-learning, consulting e customer experience.

Ao todo, conta com uma equipa de cerca de 2300 colaboradores distribuídos pelas várias áreas descritas acima.

O Desafio (da RHmais e de quase todas as empresas)

Com a obrigatoriedade de isolamento social imposta pela chegada do Coronavírus, cerca de 90% das operações passaram a ser realizadas em regime de teletrabalho (à exceção das poucas que requeriam um serviço presencial). E tudo isto foi conseguido em menos de uma semana.

Assim, além de todos os desafios inerentes à própria atividade (como conduzir as operações de contact center em teletrabalho, como levar a cabo processos de recrutamento e seleção remotamente ou passar a disponibilizar soluções de formação à distância, por exemplo), impôs-se também o desafio de como continuar a aumentar o reconhecimento da marca e a potenciar o crescimento do negócio.

Foi neste contexto que a existência de um plano de marketing inbound e a experiência já adquirida nesta metodologia foram decisivas para gerar um impacto positivo no negócio numa conjuntura tão adversa.

A Solução (ou parte dela)

A parte da solução que pretendemos destacar neste estudo de caso diz respeito à estratégia de webinares desenvolvida pela RHmais. Ao combinar, por um lado, a experiência prévia na realização destes eventos online e, por outro, um contexto no qual a maioria dos trabalhadores de inúmeros setores e organizações se encontravam em teletrabalho, esta solução emergiu como uma oportunidade bastante clara.

Em primeiro lugar foi escolhido o tema “Storytelling | Comunicar com Impacto 1.0”, por ir ao encontro de algumas necessidades identificadas na buyer persona da RHmais. Depois disso, a plataforma eleita para realizar o webinar foi o Zoom, por todas as funcionalidades que oferece e, nomeadamente, pela possibilidade de integração com o HubSpot (a plataforma de marketing e vendas usada pela RHmais).

A partir daí, procedeu-se à criação de todos os conteúdos necessários para a divulgação do webinar: uma landing page na qual as pessoas se pudessem inscrever; um email de convite para clientes e potenciais clientes; um conjunto de lembretes para inscritos e reforços para contactos ainda não inscritos; criativos para promoção do evento através das redes sociais e de campanhas pagas no LinkedIn e no Facebook, usando uma segmentação que permitisse atingir o público-alvo certo para a RHmais.  

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Os Resultados

Ao fim de pouquíssimos dias de divulgação, a adesão ao webinar foi surpreendente e os resultados revelaram-se um sucesso! O número de inscritos foi de 910 e o número total de participantes foi de 510, o que resultou numa taxa de participação superior a 50% (e que excede a taxa de participação média em webinares de 44%).

Do número total de inscritos, menos de 200 eram clientes já efetivos da RHmais, o que significa que esta ação conseguiu gerar mais de 700 leads que agora poderão ser “namoradas” e guiadas ao longo da sua buyer’s journey no sentido poderem vir a converter-se em clientes.

Em suma: 

A máxima de “divulgar o conteúdo certo na altura certa e no sítio certo” não podia ter-se revelado mais acertada! Um tema que ia ao encontro das “dores” de um determinado público-alvo, numa altura em que as pessoas não podiam sair de casa e estavam a usar o digital mais do que nunca.

Tudo isto contribuiu para que a RHmais conseguisse aumentar o seu reconhecimento no mercado e potenciar o crescimento do seu negócio num contexto profundamente desafiante para todos.

 

A RHmais contou com a ajuda da YouLead no desenvolvimento desta estratégia de webinares. Caso também pretenda realizar um webinar na sua empresa e precise de algum apoio, não hesite em contactar-nos!

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Tópicos: Certified Platinum Partner

Juliana Belo

Publicado por: Juliana Belo

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