Blog YouLead - Inbound Marketing

Blog YouLead - Inbound Marketing




Como criar um vídeo de demonstração de produto

Como criar um vídeo de demonstração de produto

Sabia que, segundo a HubSpot, vídeos de demonstração de produto podem aumentar as vendas em 144%? Se ainda não tem uma estratégia de desenvolvimento de vídeos, o que está à espera?

Pense na última vez que comprou um novo software ou instalou um novo add-on para desenvolver o seu negócio? Como identificou que era a melhor solução? Provavelmente, tinha uma checklist prévia para averiguar todos os requisitos necessários e/ou viu uma demo que lhe mostrou como o software funciona.

Para muitas pessoas, adquirir um software é um investimento grande e de longo prazo, sendo fundamental conhecer todos os detalhes antes de efetivar a compra. Afinal, ninguém quer perder tempo ou dinheiro a implementar uma ferramenta não apropriada ao seu modelo de negócio. Se procura tranquilidade antes de comprar ou instalar um novo software, não acha que os seus potenciais clientes valorizam o mesmo?

Porquê criar um vídeo de demonstração de produto?

Para começar, 92% dos profissionais de marketing criam vídeos com ativos que já possuem, então, é muito provável que já tenha o conteúdo que deseja incluir no seu vídeo.

Além disso, uma demonstração de produto é sinónimo uma mais valia para o seu negócio, pois representa, de forma dinâmica, uma visão geral do seu produto através de recursos audiovisuais. É a sua oportunidade de atrair a atenção das leads que mais interagem com os seus conteúdos!

A melhor parte é que, uma vez concluído, é um ativo que pode ser usado tanto pela equipa de marketing (em fases mais avançadas da Buyer's Journey), vendas e serviços, fornecendo aos seus clientes e potenciais clientes informações relevantes sobre o seu produto.

Lembre-se que, se estiver a criar uma demonstração para uma integração, esta deve estar separada da demonstração do seu produto principal. Isto porque a funcionalidade varia quando alguém está a utilizar o produto de forma independente em comparação com outro software. Por exemplo, este vídeo destaca as potencialidades da integração do Eventbrite com o software da HubSpot.

Opte por vídeos de demonstração de produto se o propósito for alcançar os seus objetivos de negócio e diversificar o conteúdo disponível, não apenas para as suas equipas internas, mas também para os seus clientes.

O que devo incluir no meu vídeo?

A sua estratégia de desenvolvimento de um vídeo de demonstração de produto deve responder às seguintes questões:

  • 1. Porque é que devem comprar o meu produto?
  • 2. Qual aplicabilidade/features do meu produto?
  • 3. Qual o processo de compra/instalação do meu produto?

1. Porque é que devem comprar o meu produto?

Comece por definir o tom da sua demonstração, evidenciando o valor do seu produto. O objetivo é educar ou inspirar? Quais as vantagens associadas à compra do seu produto? Use os primeiros 60 segundos do seu vídeo para convencer "o outro lado" de que o seu produto é a solução.

2. Qual aplicabilidade/features do meu produto?

É hora de mostrar às pessoas do que o seu produto é capaz! Case studies são uma excelente opção para demonstrar aos seus espetadores como eles podem obter os mesmos resultados, fornecendo instruções passo a passo de como replicar o sucesso.

Se não tiver a certeza de quais as funcionalidades que deseja destacar, entre em contacto com os seus clientes. Converse com as pessoas que trabalham com o seu produto todos os dias e construa uma narrativa sobre os problemas que o seu produto soluciona.

Certifique-se de não se deixar levar e evite fornecer uma longa lista de tudo o que o seu produto pode fazer. O objetivo é informar os espetadores, não sobrecarregá-los.

3. Qual o processo de compra/instalação do meu produto?

Quando se trata de processos com várias etapas, como a instalação de um novo add-on, opte por dinamizar a sequência de acontecimentos com base numa narrativa passo a passo. Se houver configurações que precisem de ser definidas durante a instalação, guie os seus espetadores por todo o processo, por forma a torná-lo o mais explícito possível.

Que recursos necessito para produzir o meu vídeo?

Engana-se se pensa que um vídeo requer uma equipa de produção e equipamentos caros. Tudo o que precisa é de uma webcam, máquina de filmar ou simplesmente de um telemóvel que grave imagens e áudios nítidos. Confira este artigo que destaca algumas das melhores opções quando se trata de software gratuito para screen recorder. Outra ótima ferramenta de alternativa que o HubSpot recomenda é o Loom.

Dicas para o sucesso:

1. Escrever um script

2. Criar conteúdo acessível e relevante

3. Manter o conteúdo curto e conciso (a Vidyard recomenda que os vídeos de demonstração tenham entre dois a cinco minutos). Se de facto o seu vídeo necessitar de ser mais longo, divida-o em ficheiros mais pequenos e faça uma compilação numa lista de reprodução.

Saiba como a YouLead pode ajudar



Deixe aqui o seu comentário | Comments: