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5 Formas de Gerar Leads Qualificadas que Não Está a Aproveitar

23/mar/2016 11:00:00 por Cristovao Cunha

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O conceito por trás do inbound marketing é simples e é eficaz para gerar leads qualificadas para o seu website. Esta metodologia tem-se tornado cada vez mais popular, tanto em B2B como em B2C, sendo uma nova categoria no marketing.
O termo inbound marketing foi "criado" em 2005 pela Hubspot, como uma forma de descrever uma metodologia para gerar leads qualificadas.

Ao contrário do marketing tradicional, que usa interrupção e outras táticas ultrapassadas, esta abordagem inbound envolve dar informação de valor em troca dos detalhes de contacto.

5 passos para gerar leads qualificadas

1. Defina objetivos de marketing e público-alvo

Todas as campanhas de marketing devem começar com o fim em mente, ou seja, planear de trás para a frente. Qual é o tipo de potencial cliente que quer atingir, que dor está a tentar resolver, o que tem valor para eles, em que fase do ciclo de vendas é que eles estão?

Esta informação irá ajudar a relacionar-se com os seus prospetos e perceber quais os melhores temas que pode usar na criação de conteúdo para a sua campanha.

2. Crie conteúdo de alta qualidade para as pessoas

Há empresas que tentam usar informação do produto ou serviço como se fosse bom conteúdo, mas isso não funciona. Era capaz de dar os seus dados de contacto a uma empresa desconhecida só para ver as características dum produto, que não tem a certeza que resolve os seus problemas?

O conteúdo a criar e a oferecer ao visitante pode ser e-books, infográficos, whitepapers, ou quaisquer outros que se apoiem nos seus objetivos.

Mesmo que tenha muitos temas que queira abordar, o conteúdo mais eficaz é específico e foca-se em 2 ou 3 pontos de interesse para o visitante. Muitas marcas criam muito conteúdo numa grande variedade de temas que os seus potenciais clientes podem achar interessantes. Esta abordagem também permite testes A/B, para testar a otimização no processo das conversões de leads.

3. Crie landing pages no seu website

Uma tática importante para a sua campanha de inbound marketing é criar landing pages, pois são elas que lhe permitem gerar leads qualificadas. Embora existam modelos e templates para usar, trabalhar com uma agência de inbound marketing pode ser mais vantajoso.

A landing page deve apenas ter título, copy curto e uma imagem ou vídeo, ou seja, a descrição dos benefícios principais, e um formulário de captura dos dados do visitante. Depende da indústria e dos seus objetivos, mas pedir 3 ou 4 campos no formulário chega.

4. Criação de conteúdo

Criar conteúdo é uma das maneiras mais eficazes de gerar confiança e credibilidade junto do seu mercado.

Infelizmente a maioria dos websites e blogs não proporcionam oportunidade de follow-up com os visitantes. O inbound marketing resolve este problema ao captar os dados de contacto do visitante.

Após entrarem na sua base de dados, pode-se iniciar uma campanha de namoro (lead nurturing), e ir acompanhando a lead até a fechar em cliente.

Há estudos que mostram que o inbound marketing não é só a melhor abordagem para gerar leads qualificadas, mas também reduz o ciclo de vendas, e gera confiança na marca junto das pessoas. Tudo isto resulta num melhor relacionamento com as leads e os clientes, ajudando a empresa a estabelecer-se no mercado. 

 

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Tópicos: Dicas práticas

Cristovao Cunha

Publicado por: Cristovao Cunha

Cristóvão Cunha, é partner e consultor da YouLead, agência de inbound marketing. Há mais de 20 anos que ajuda as organizações a melhorarem os seus processos de venda e de suporte, alinhando a tecnologia com os objetivos de negócio. Nos últimos 8 anos o seu focus tem sido no inbound marketing e tem trabalhado com empresas como a BMW, SIBS, J. Mello Saúde, Galp Energia, Dekra, Mini, Sonae e Sheraton.

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