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O impacto da abordagem Growth Driven Design (GDD) na criação e redesign de websites

9/mar/2017 15:03:00 por Joana Fonseca

O impacto da abordagem GDD na criação e redesign de websites.jpgE se o lançamento de um novo website não fosse um produto final? A perspetiva GDD diferencia-se na medida em que adota uma visão de construção contínua do website, ao longo do tempo, com constante atualização, mediante a informação e dados recolhidos através da experiência de utilização dos visitantes, do público-alvo.

O benefício face à visão tradicional de Web design - de produto final - traduz-se num maior ROI (Return on Investment), no que diz respeito a user experience e angariação de leads.

“In a traditional website redesign, the site launch is where the project ends, but with GDD it’s the beginning stage of an interative improvement process.” – Tom DiScipio

É mesmo um website obsoleto que pretende?

O processo de construção “normal” de um website, que recorre tradicionalmente a planeamento e execução durante um período de 1 a 3 meses, consome a energia e tempo de vários recursos humanos de uma agência, para um frenético timing de lançamento, que culmina num resultado final muitas vezes enganador, uma vez que não se baseia na experiência dos visitantes.

Um investimento de (por exemplo) 3000€ corre o risco de, num website que mesmo que seja muito apelativo visualmente, ter resultados práticos desastrosos, com elevadas taxas de rejeição e uma muito reduzida taxa de conversão. Por norma as atualizações necessárias para melhorar são feitas só num período após 2 ou 3 anos, quando se faz a renovação do website.

Ou seja, um website que é lançado, depois de passados 1 ou 2 meses, poderá necessitar de atualizações de acordo com a informação analítica. Logo após ser criado, fica obsoleto.

 

Um website que evolui

Na visão Growth Driven Design, tal como o nome indica, o objetivo é criar um website com foco na evolução, na melhoria constante com base na experiência dos utilizadores e em dados analíticos.

Depois de um lançamento de um novo website num curto espaço de tempo (45 dias), o website é acompanhado e atualizado mediante informação recolhida, para conseguir comunicar de forma mais eficiente com os utilizadores, tornando visitantes em leads e melhorando as taxas de conversão.

Os erros de design que são detetados num espaço de 1 mês depois do lançamento, são corrigidos passados 2 meses, com melhorias e atualizações implementadas em 3 meses, com resultados e provas dadas para apresentar ao final de 4 meses de estar online.

 

Orçamentos e deadlines

Por norma as empresas definem um orçamento e um deadline para a finalização e lançamento do novo website.

Com o GDD, o orçamento é faseado ao longo de vários meses, permitindo planos de pagamento mais acessíveis. E ao invés de existir um deadline de finalização do website, existem vários, que correspondem a ciclos de otimização do website. Desta forma, os recursos de marketing são aproveitados não só no lançamento, mas ao longo de um mais extenso período de tempo, com recolha de dados importantes para obter melhores resultados. Tudo é medido para uma maior rentabilidade do website.

 

Visão tradicional VS Growth Driven Design

Tabela Comparação website tradicional vs website GDD.png

 

Mais mensurável e melhores resultados

A metodologia Growth Driven Design permite ter uma visão a longo prazo na construção e desenvolvimento do website, baseando-se na experiência de utilização dos visitantes, para conseguir melhores resultados. Evita que o website seja um elemento de comunicação estático e obsoleto, mas constantemente atualizado e otimizado para responder da melhor forma aos objetivos de negócio.

 

E o seu website? É uma brochura institucional ou máquina de gerar leads?

Veja o vídeo com a gravação do webinar "Website Redesign - Como transformar o seu Website numa máquina de gerar leads" para conhecer algumas das formas de transformar o seu website numa máquina de gerar leads:

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Tópicos: Dicas práticas, Design

Joana Fonseca

Publicado por: Joana Fonseca

Joana Fonseca é Marketing Manager na YouLead. Considera o marketing a sua paixão porque lhe permite aliar o seu lado criativo ao seu lado analítico. Adora café e não resiste a cheesecake.

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