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A Diferença Entre Inbound Marketing E Outbound Marketing

Há muito "buzz" na internet sobre inbound e outbound. Mas apenas alguns marketers e empresas percebem verdadeiramente a diferença entre os dois.

Antes de mais nada, como recebemos muitos acessos a este conteúdo,
se desejares aprofundar em Inbound Marketing acesse o nosso guia:

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Então o que é o outbound e o inbound?

Outbound Marketing vs Inbound Marketing

Imagem de autoria de HubSpot

Outbound Marketing

Outbound é uma metodologia de marketing em que a mensagem é de "um sentido", ou seja o marketer envia a sua mensagem o mais longe e mais intensamente que conseguir, para onde estão os seus potenciais clientes. 

Pode-se criar aqui uma analogia de que o outbound é "ir para fora" ou "gritar às pessoas aleatoriamente". Isto não é um bom estilo de marketing.

O outbound é a publicidade tradicional. Muitos métodos de marketing, como anúncios na TV, nos jornais, revistas e rádios são exemplos deste marketing tradicional, assim como os anúncios pop-up que vemos pela web.


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Outbound marketing não é oportuno

É necessário ter um entendimento destas duas metodologias para perceber como os integrar na estratégia de marketing de uma empresa. O mau uso destes métodos não irá trazer os resultados desejados, e poderá até ter um impacto negativo na empresa.

O marketing tradicional:

  • Pode ser caro - a estratégia da velha guarda de chamar à atenção das pessoas pode sair caro. Anúncios na televisão, em jornais e em rádios requerem um certo investimento, e só fazem sentido para anunciantes com grandes orçamentos. No outbound, o sucesso está dependente do orçamento e repetição. Passar os anúncios repetidademente pode incentivar as pessoas a agir mas esta repetição fica cara.
  • Pode ter baixo impacto - as pessoas estão cada vez mais "cegas" a publicidade na tv, em outdoors, rádio, etc, porque existe tanta marca a chamar pela atenção que as pessoas filtram a informação, ou resistem à publicidade que lhes tentam impingir.

Inbound marketing

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Esta metodologia de marketing é aquela pela qual o(a) marketer promove o seu produto ou serviço para um público-alvo que já expressou interesse em produtos semelhantes. É uma conversa, não um puxa-empurra.

É uma nova oportunidade de marketing para as empresas e marketers. Exemplos do método inbound são o blogging (escrita de artigos), uso das redes sociais, pay-per-click e falar em público.

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Caraterísticas do inbound marketing

Esta metodologia abre novas portas no que toca à promoção dos seus produtos, de forma a comunicá-los aos seus potenciais clientes e criar uma boa reputação para a marca.

O Inbound Marketing:

  • É eficaz na relação custo-retorno - comparado com o outbound marketing, o inbound é económico. Plataformas como os blogs, redes sociais e vídeos são mais económicos do que anúncios de TV e em revistas ou jornais.
  • Mensurável e direto - quando implementado, corretamente, o inbound transmite a mensagem ao seu público-alvo de forma a ser eficaz e mensurável. 

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As pessoas respondem melhor ao inbound?

Sim, métodos inbound funcionam melhor porque estamos a passar a nossa mensagem a pessoas que já têm algum interesse no seu produto.  Por isso é que é mais eficaz que os métodos tradicionais. 

Para marketers as vantagens do inbound vs outbound são:

  • Vender o que as pessoas querem - O inbound vende o produto que as pessoas já estão à procura. Um exemplo são pastas de dentes sensíveis: apenas uma minoria de pessoas tem dentes sensíveis ao ponto de precisar disto. Com anúncios de TV, o marketer está a tentar encontrar uma agulha no palheiro e a investir uma quantia significativa do orçamento, tudo na esperança de que as pessoas queiram comprar este produto específico. Por seu lado, com o outbound, é possível apenas vender às pessoas que já mostraram interesse neste tipo de produto. Por exemplo, se elas chegam ao seu website ao pesquisar por "comprar pasta dentes sensivel" ou outro termo semelhante. Aqui só precisa de convencer o visitante de que a sua marca vende a melhor pasta  de dentes. É mais fácil vender a quem já está interessado, do que quem não está.
  • Não grita ao ouvido das pessoas - A maioria dos anúncios não vai ao encontro dos interesses da maioria das pessoas. O outbound tenta ainda assim empurrar, empurrar, empurrar, mas isso é cada vez menos eficaz. Se bem que existem anúncios criativos, a tendência do mundo atual é para que isso traga menos retorno. Isto porque o controlo do spam do email é cada vez melhor, existem bloqueadores de anúncios nos browsers, e as pessoas gravam os episódios que lhes interessam na televisão ou avançam para a frente nos anúncios nas suas boxes. Com o inbound, não empurramos, puxamos para nós, começamos uma conversa, em vez de a gritar ao ouvido das pessoas com um megafone.

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Conclusão

O inbound marketing é uma metodologia de marketing eficaz a nível de custo e retorno, apresentando boas taxas de conversão. 

O marketing tradicional é cada vez menos eficaz e traz cada vez menos retorno, não sendo mensurável como o inbound. 

A desvantagem do inbound é que não é possível chegar a um país inteiro da mesma maneira que o iríamos fazer com um anúncio de televisão ou jornal. Mas de qualquer forma, o país inteiro não será o seu cliente ideal. Mais vale vender a poucos interessados, do que tentar vender a todos e não ter nenhum interesse.

Assim, o inbound é mais eficiente porque gera uma conversa de dois sentidos para um público-alvo que já está interessado naquilo que a sua empresa tem. Isto resulta em melhores conversões e um maior retorno no orçamento investido. 

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Saiba mais sobre o inbound ao descarregar o nosso guia:

O QUE É O INBOUND MARKETING?

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