O que é Inbound Marketing

A melhor forma de transformar estranhos em clientes e promotores do seu negócio.

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O que é o Inbound Marketing e como pode ajudar a sua empresa?

O Inbound Marketing consiste na utilização do marketing digital para atrair potenciais clientes até si, em vez de os tentar puxar com táticas mais invasivas. Partilhar é dar valor, e o inbound marketing foca-se na criação e partilha de conteúdos e consequente envolvimento com as pessoas. Ao criar campanhas focadas para apelar ao seu cliente ideal, a metodologia inbound atrai interessados de qualidade para o seu negócio, e faz com que eles se transformem em clientes fiéis.

Pratique um marketing que as pessoas gostam.
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1 - Atrair

Queremos atrair as pessoas certas ao seu website. Aquelas que efetivamente mostram interesse nos seus conteúdos, produtos e serviços e, portanto, que estão mais propensas para se tornarem em leads e clientes.

Algumas das táticas que usamos para atrair pessoas ao seu site são:
  • SEO (Search Engine Optimization)
  • Campanhas pagas (Google Adwords, LinkedIn Ads, Facebook Ads)
  • Redes Sociais
  • Blogging
  • Websites Inbound com conteúdos dinâmicos
 
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1 - Converter

Após atrair visitantes para o seu website, o próximo passo é converter esses visitantes em leads, captando os seus dados (nome, email, função, empresa, preferências de consumo...)

Algumas das ferramentas que permitem esta conversão de visitantes em leads são:
  • Calls-to-action (CTAs)
  • Landing Pages
  • Formulários Inteligentes (Progressive Profiling)
  • Conteúdos premium (eBooks, infográficos...)
 
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1 - Namorar

Após a conversão, muitas das leads ainda não estão preparadas para comprar. Assim, é necessário acompanhá-las no seu processo de compra (Buyer's Journey) através de experiências digitais personalizadas e envolventes. Este acompanhamento (ou namoro) serve também para qualificar a lead (obter mais informação demográfica e analisar o seu comportamento digital).

Algumas das táticas que utilizamos para qualificar e namorar leads:
  • Programas de Lead Nurturing e Lead Scoring
  • Campanhas baseadas em comportamentos digitais
  • Conteúdos personalizados à Buyer Persona e Buyer´s Journey
  • Webinars
  • Email Marketing
 
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1 - Fechar

Com o processo de qualificação da lead, vamos conhecendo cada vez mais as suas necessidades e interesses, bem como a fase em que se encontra no processo de compra. Isto vai permitir saber quando a lead está pronta para comprar e ser entregue à equipa de vendas. Este processo vai permitir entregar leads altamente qualificadas e tornar o trabalho da equipa de vendas mais eficiente.

Ferramentas para converter leads em clientes:
  • Notificações automáticas
  • Campanhas de "Fecho" ou Fim de funil
  • Email Marketing Comportamental
  • Alinhamento com a equipa de vendas
  • Metodologia "Inbound Sales"
 
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1 - Envolver

O processo não termina na compra. É importante manter o cliente satisfeito e acompanhá-lo para, por um lado conseguir aumentar o seu lifetime value através da repetição de compra e, por outro, para tornar o seu cliente em promotor da sua marca, atraindo assim novas oportunidades.

Algumas das táticas para envolver os clientes:
  • Questionários de Satisfação
  • Redes Sociais
  • Campanhas Up e Cross Selling
  • Conteúdos Personalizados
  • Experiências digitais únicas
 
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1 - Medir

A YouLead sabe que o marketing tem de provar o seu impacto no desenvolvimento do negócio e conhecer o seu ROI. A componente analítica é uma peça fundamental do inbound marketing. Apenas sabendo o que funciona é que podemos perceber onde investir.

No desenvolvimento do nosso trabalho medimos constantemente a eficiência e resultados das ações para propor melhoramentos e otimizações a vários níveis, como:
  • Níveis de atração por canal
  • Taxas de conversão por fase do processo de compra e do funil
  • Níveis de envolvimento com os conteúdos
  • Níveis de geração de leads qualificadas (SQLs)
  • Sucesso das campanhas e programas e ROI
 
Hubspot

Tecnologia

O Inbound Marketing não seria possível sem um suporte tecnológico.

A Hubspot é uma ferramenta "all-in-one" de Marketing Automation que permite criar, gerir e analisar todos os programas, campanhas e canais digitais numa só plataforma.

Para além disso, com uma ferramenta de vendas, intuitiva e eficiente, permite unir todo o funil, desde a atração à venda, para uma visão global do negócio, e um conhecimento analítico dos resultados.

A plataforma Hubspot permite desenvolver os automatismos necessários para criar programas de marketing que entreguem o conteúdo certo no momento certo e assim ofereçam uma experiência única a cada cliente.