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8 Benefícios De Uma Boa Estratégia De Email Marketing

17/dez/2014 11:16:00 por Cristovao Cunha

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Uma estratégia de email marketing bem conseguida, pode traduzir-se em resultados muito positivos para o negócio. Ao mesmo tempo que é uma ferramenta de relacionamento, é também uma forma de angariar novos clientes.
Uma boa estratégia de email marketing é aquela que consegue comunicar com eficiência e para interessados em receber emails da nossa parte. Sem permissão para comunicar, não é possível estabelecer uma relação de confiança com possíveis clientes. 

1. Comunicação certeira

Cada estratégia de email marketing é única. Ou seja, uma estratégia que funcione para um cliente, pode não funcionar para outro.

Pelo que uma comunicação certeira em email marketing traduz-se no envio de uma mensagem relevante e adequada para o público-alvo, de acordo com os interesses deste. Através de uma segmentação, comunica-se de forma abrangente, mas personalizada às pessoas com quem pretendemos comunicar.

2. Emails que são vistos

Mesmo que seja definida uma estratégia, se os emails não forem vistos, por exemplo, devido a filtros de spam, não há estratégia que resulte.

Dessa forma, é importante que saibamos as condições de envio de emails para garantir que os emails são vistos. No Mailchimp pode ver algumas boas dicas para evitar filtros de spam.

3. Cria e fortalece relações 

O envio mensal de uma newsletter ajuda a manter uma relação com clientes, se for criada com conteúdos adequados e relevantes. O envio de um email a agradecer uma subscrição, é uma pequena atenção para um possível cliente. Uma boa estratégia de email marketing cria e fortalece relações com clientes e possíveis clientes.

4. Ganha clientes

Este será um dos principais benefícios de uma boa estratégia de email marketing. Ganhar clientes. No entanto, quanto maior o ganho, maior é o desafio. Para o conseguir vencer, é necessário saber como criar uma relação de confiança, planeando a comunicação com conteúdos certeiros. Com landing pages adequadas, gerando leads mais qualificadas, e mais conversões.

5. Otimiza resultados

Uma ação de email marketing requer medição e análise de resultados para interpretar os resultados obtidos, e perceber o que pode ser melhorado numa próxima ação. Para isso, analisam-se KPI (Key Perfomance Indicators), como conversões, taxa de entrega de emails, taxa de abertura de e-mails, taxa de subscrições canceladas, taxa de reclamações por spam, entre outras.

6. Poupa tempo e recursos

Com a ajuda de uma plataforma de Marketing Automation, pode agendar e automatizar o envio de emails. Calendarizando o envio de emails, a equipa de Marketing e Vendas fica liberta para se focar noutros assuntos. Poupando tempo e recursos.

7. Custo-eficiente

O email marketing continua a ser uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas, porque apresenta resultados perante um menor investimento comparando com outros meios de comunicação. Pelo que é custo-eficiente. Menor investimento, mais resultados. Daí ser uma ferramenta rentável, se bem utilizada.

8. É partilhável

Numa boa estratégia de email marketing, com bons e apelativos conteúdos, a ação pode propagar-se pelas redes sociais, aumentando a notoriedade da ação. A opção de partilha, incluída no próprio email, incentiva a expansão da ação para outros canais de comunicação.

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Tópicos: email marketing, Dicas práticas

Cristovao Cunha

Publicado por: Cristovao Cunha

Cristóvão Cunha, é partner e consultor da YouLead, agência de inbound marketing. Há mais de 20 anos que ajuda as organizações a melhorarem os seus processos de venda e de suporte, alinhando a tecnologia com os objetivos de negócio. Nos últimos 8 anos o seu focus tem sido no inbound marketing e tem trabalhado com empresas como a BMW, SIBS, J. Mello Saúde, Galp Energia, Dekra, Mini, Sonae e Sheraton.

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