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RETURN ON INVESTIMENT (ROI) EM INBOUND MARKETING

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Sejamos realistas. A base de um negócio é a faturação. Sem vendas, não há como financiar uma empresa. Nessa medida, o papel do marketing é fundamental. É ele que angaria novos clientes, e traz nova faturação. Hoje, a forma de fazer negócio online é fundamental. É preciso é saber como fazê-lo, e bem. Descubra neste artigo como é que o Inbound Marketing vai aumentar o ROI do seu negócio.
“Inbound marketing costs 62% less per lead than traditional outbound marketing.” -  Mashable

Baseando-se na construção de uma relação de confiança com o cliente, uma estratégia de Inbound Marketing consegue produzir melhores resultados que uma estratégia de outbound, pelo custo mais reduzido, utilizando táticas como email marketing, newsletters, white papers, blogs, vídeos, infografias, e outros meios menos dispendiosos de comunicar. Ao conseguir fazê-lo, a eficiência da relação custo/benefício melhora, obtendo um melhor ROI.

“60% of marketers report a positive ROI from email marketing.” -  Meclabs

Uma estratégia bem implementada de Inbound Marketing, aliada a uma plataforma de Marketing automation, é uma combinação estratégica forte para apresentar resultados de excelência. Conseguindo atrair mais clientes, e sobretudo conseguindo captar e filtrar as leads mais qualificadas, o marketing consegue atingir objetivos de rentabilidade.

Como medir o ROI de Inbound Marketing?

Medir o ROI em Inbound Marketing traduz-se essencialmente na relação entre o tráfego gerado para o nosso website, e a conversão de leads em novos clientes. Ao aumentar o tráfego, com landing pages dedicadas, com conteúdos relevantes para a audiência, a taxa de conversão de leads em clientes evolui de forma positiva. 


“Adopting an inbound strategy doubles average website conversion rates, from 6% to 12%.” - State of Inbound Marketing

Otimizando o website gradualmente, através da compreensão da experiência de navegação do utilizador, utilizando ferramentas de uma plataforma de Marketing Automation, e interpretando dados de negócio para melhorar os resultados, é possível avaliar a forma mais eficiente de converter leads em clientes, e a que traz maior rentabilidade.

Os melhores negócios baseiam-se, portanto, não somente na análise de ROI, como também na forma de melhorar a análise do negócio com vista a melhorar o ROI. 

Existem quatro atividades importantes no desenvolvimento de um plano de ROI:

1.    Estabelecer objetivos e expetativas de ROI;
2.    Desenvolver estratégias e campanhas mensuráveis;
3.    Focar nas decisões que impactem da forma mais positiva o marketing;
4.    Observar e controlar os progressos para melhor rentabilidade;

Somente com disciplina, planeamento, e um contínuo controlo e observação dos progressos, para melhor afinar os resultados de marketing, é que é possível atingir um ROI de excelência.

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