Contacte-nos (+351) 217 828 101EN|PT

Blog YouLead - Inbound Marketing

3 PERGUNTAS A QUE DEVE RESPONDER PARA PERSONALIZAR O SEU MARKETING DIGITAL

13/mar/2015 12:45:00 por Marta Oliveira

download_2.png

A personalização é um tópico forte entre os marketers nos últimos anos. Ao mesmo tempo que a abundância de informação prolifera e as bases de dados crescem, cresce também a pressão sobre os marketers de personalizar e direcionar cada vez mais  e melhor as suas ações.

Cabe hoje aos profissionais de marketing digital a difícil tarefa de encontrar o caminho certeiro no que diz respeito à personalização e saber responder a três questões essenciais: Para quem estão a personalizar, O que devem personalizar e Onde devem aplicar essa personalização.

Veja as respostas a estas 3 questões essenciais para personalizar as suas ações de Marketing Digital:

1) Para quem deve personalizar?

Para garantir que comunica a sua oferta ao público-alvo mais acertado, é necessário personalizar as suas comunicações para as Buyer Personas da sua empresa.Ou seja, deve comunicar para o seu Cliente Ideal com base nas seus dados demográficos (Sexo, Idade, etc) e comportamentais (páginas visitadas no website, downloads efetuados, partilha nas redes sociais, etc). Assim, garante que a sua mensagem é recebida pelo público-alvo mais indicado e que esta gera os resultados esperados.

2) O que deve personalizar?

Agora que sabe para quem deve personalizar as suas ações de marketing digital, é necessário saber qual o conteúdo que deve personalizar.

Veja alguns aspectos que pode personalizar para o seu público-alvo com base nos seus dados demográficos e comportamentais:

  • Copywriting
  • Botões de Ação
  • Experiência do utilizador (Conteúdo dinâmico no website ou Landing Pages, por exemplo)
  • Imagens
  • Ofertas / Promoções

Deve ainda identificar em que fase do processo de compra o seu público-alvo se encontra (Buyer’s Journey) e determinar qual o conteúdo que este irá considerar mais relevante. Quando os conteúdos certos são disponibilizados no momento mais oportuno, pode acelerar o seu processo de venda, ao mesmo tempo que satisfaz os seus potenciais clientes com informação útil;

3) Onde deve personalizar?

Deve personalizar as suas ações de marketing digital nos principais canais que utiliza para o efeito:

No seu website, pode personalizar as páginas, Landing Pages e Botões de Ação com base no comportamento dos seus visitantes;

Nas suas ações de Email Marketing, a personalização deve ser subtil e acompanhada de uma boa segmentação para garantir que o conteúdo certo é enviado para o público-alvo mais adequado;

Deve ainda personalizar as suas ações de marketing digital para o dispositivo móvel que o seu público-alvo utiliza, através da utilização de design responsivo  nas suas comunicações. Esta utilização garante que o seu conteúdo está otimizado para ser bem visualizado em qualquer dispositivo móvel, como smartphones ou tablets, browsers ou clientes de email.

Tem tido problemas em personalizar com eficácia as suas ações de Marketing Digital?
Fale connosco!

PEDIDO DE CONTACTO

Tópicos: Dicas práticas

Marta Oliveira

Publicado por: Marta Oliveira

Deixe aqui o seu comentário: