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Use o Marketing Digital Para Gerar Mais Vendas

19/jan/2016 10:29:41 por Cristovao Cunha

As pessoas estão cada vez mais a virar-se para a internet e para as redes sociais para pesquisarem e obterem mais informações sobre os produtos ou serviços que precisam antes de tomarem uma decisão de compra.

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O propósito duma boa estratégia de marketing é estar onde estão os seus clientes, e hoje em dia isso significa ter uma presença online eficaz.

Nas pessoas, a internet mudou o paradigma da socialização e hábitos do consumidor nas empresas, a maneira como os produtos e serviços são vendidos.

As pessoas estão cada vez mais a virar-se para a internet e para as redes sociais para pesquisarem e obterem mais informações sobre os produtos ou serviços que precisam antes de tomarem uma decisão de compra.

A maioria das empresas percebe isto, e apoiam-se no seu departamento de marketing para divulgarem a marca, chegarem às pessoas e aumentar a quota de mercado.

Mas o marketing digital não é só para as grandes marcas com grandes orçamentos (apesar de também trabalharmos com elas, veja o case study BMW).

A internet veio equilibrar a balança, e as pequenas e médias empresas podem tirar partido de técnicas de marketing digital para poderem competir lado a lado com os seus concorrentes.

Infelizmente, muitas empresas e responsáveis de vendas não se apercebem desta realidade e de como o marketing digital as pode ajudar a gerar mais vendas.

Está a usar bem o marketing digital - ou nem por isso?

Se acha que o marketing digital não tem vantagens a dar-lhe para o seu tipo de negócio, talvez esteja na hora de repensar essa atitude.

Mais de metade das pessoas que compram online iniciaram a sua jornada com uma simples pesquisa. A informação que obtiveram influenciou a sua decisão de compra (para o bem ou para o mal).

Mas não são só os utilizadores que fazem as suas compras online que podemos "agarrar". Segundo um estudo, 81% das pessoas pesquisam online antes de comprar, quer essa compra tenha sido feito na internet ou na loja física.

Pense nisto por uns momentos.

Existe um grande potencial aqui, pois há tantas e tantas pessoas que está neste momento a perder se não tiver uma boa estratégia de marketing digital. Por isso, neste artigo vamos analisar aquilo que a internet e o digital podem fazer pela sua empresa.

Eis alguns exemplos de canais/meios de marketing digital:

  • Search Engine Optimization (otimização para motores de busca)
  • Social Media Marketing (marketing nas redes sociais)
  • Content Marketing (marketing de conteúdos)
  • Anúncios online

Chegar a mais pessoas

O marketing digital permite ao seu negócio chegar a mais potenciais clientes, e não pense que é um alcance limitado.

Uma pequena clínica de estética, por exemplo, pode promover o seu negócio a nível local e regional para criar uma reputação de ser a melhor clínica para ir quando quiser melhorar a sua saúde e aspeto físico.

Os retalhistas podem usar campanhas de inbound marketing também para aumentarem o seu alcance, a nível local, nacional e até além-fronteiras, a nível internacional. 

O marketing digital pode ser usado para se expandir para além do seu mercado inicial, fazendo com que a sua marca fique top of mind e seja mais facilmente reconhecível para clientes e prospetos.

Ligar-se às pessoas

O marketing digital não é só para aumentar a base de potenciais clientes. Tão importante quanto conquistar clientes, é mantê-los satisfeitos e motivados com a sua marca, e uma das maneiras de fazer isto é através das redes sociais.

É importante criar um bom relacionamento com os seus clientes porque é mais económico vender mais a atuais clientes, do que angariar novos clientes.

A retenção de clientes é vital para o crescimento duma empresa, e este é um dos aspetos onde o inbound marketing pode ajudar. 

Criar uma relação de afeto para com os seus clientes pode começar com uma coisa tão simples quanto enviar-lhes um email de confirmação/obrigado após a compra, e mencioná-los nas redes sociais.

Pode ainda usar o email marketing para apresentar ofertas especiais promocionais para os seus clientes e prospetos, e incentivá-los a deixar avaliações de produtos (ou serviços) no seu website. 

A criação duma secção de blog no seu website pode também ajudar a criar laços com o seu público-alvo, pois ao escrever artigos informativos e úteis, irá encorajar os seus leitores a partilhar o seu conteúdo e a  sua marca com os outros, espalhando mais o seu alcance.

Tirar mais partido das redes sociais

As redes sociais tornaram-se um componente importante duma estratégia de marketing, especialmente quando usada em conjunção com outras táticas de marketing digital. 

Estas proporcionam uma boa oportunidade para que mesmo as pequenas empresas consigam ter uma hipótese de se destacarem de concorrentes de "pesos pesados": podem aumentar a sua visibilidade online, criar uma marca top of mind e levar tráfego (visitantes) para o seu website, onde os visitantes podem ser convertidos em leads, e finalmente, em clientes.

A maioria das pessoas é influenciada pelo que as outras pessoas pensam e fazem. É nas redes sociais que se dão opiniões e criam modas. Uma empresa sem uma presença eficaz nas redes sociais está a desperdiçar potenciais vendas.

Segmente os seus anúncios para as pessoas certas

Uma grande parte do marketing digital é pesquisa e angariação de dados:

  • saber o que os seus clientes estão a comprar
  • com que frequência compram
  • que páginas do site visitam mais

Esta informação pode ser usada para personalizar a experiência dos visitantes do seu website e subscritores da sua lista, ao apresentar-lhes produtos e serviços em que eles estão interessados agora, e até apresentar sugestões para o futuro de outros produtos baseados naqueles que eles gostaram ou compraram anteriormente.

Pode ainda usar estes dados para segmentar os seus anúncios para um público específico, apresentando-lhes produtos e serviços nos quais sabe que eles têm interesse em comprar. Isto irá poupar no seu orçamento, porque está a apontar o seu marketing apenas para pessoas interessadas, além de ir aumentar também as vendas.

Conclusão

O marketing digital não é só para as grandes empresas e marcas importantes. É um método eficaz a nível de custo para que as pequenas e médias empresas tenham oportunidade de criar reconhecimento de marca, expandir o seu alcance, e fazer mais vendas. 

Como qualquer outra estratégia, isto leva tempo, paciência e acompanhamento para ver resultados. Mas é por isso mesmo que o marketing digital pode ser um verdadeiro trunfo para as pequenas empresas, e o retorno ao investimento (e nas vendas) pode ser bastante bom.

 

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Tópicos: Dicas práticas, Inbound Sales

Cristovao Cunha

Publicado por: Cristovao Cunha

Cristóvão Cunha, é partner e consultor da YouLead, agência de inbound marketing. Há mais de 20 anos que ajuda as organizações a melhorarem os seus processos de venda e de suporte, alinhando a tecnologia com os objetivos de negócio. Nos últimos 8 anos o seu focus tem sido no inbound marketing e tem trabalhado com empresas como a BMW, SIBS, J. Mello Saúde, Galp Energia, Dekra, Mini, Sonae e Sheraton.

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