Contacte-nos (+351) 217 828 101EN|PT

Blog YouLead - Inbound Marketing

WebSummit: o fim das vendas?

12/nov/2018 10:15:34 por Cristovao Cunha

IMG_5311

No Web Summit 2018, para minha surpresa, descobri não um, mas três palcos onde se falou sobre marketing, mas nenhum sobre vendas. Será o fim do departamento comercial?

Como profissional de Marketing Digital, participei este ano pela primeira vez no Web Summit, sem grandes expetativas em aprender sobre novas tendências de marketing.

Para minha surpresa, descobri não um, mas três palcos que integravam palestras e atividades de marketing: o Panda Conf (sobre marketing), Content Makers (sobre conteúdo e media), e o Growth Summit, (sobre growthscaling). Nos palcos principal e Start-Up University também se falou de marketing, mas de uma forma um pouco diferente.

Mas e as vendas? Não encontrei um único palco que cobrisse o tema. Serão as vendas uma parte importante do crescimento dos negócios? Claro!

A minha visão é que assistimos nos últimos anos a uma evolução drástica do consumidor. O processo de compra mudou, e desenrola-se em grande parte pelos canais digitais, principalmente na fase de pesquisa e consumo de informação relevante.

Isto torna o marketing responsável pela maior parte do funil de vendas e deixa efetivamente às vendas apenas as tarefas de final de funil: fechar o negócio.

Dito isto, não é de admirar que a imensidão de Start-Ups que vemos aparecer hoje, precisem de concentrar os seus esforços e recursos no desenvolvimento do marketing digital para poderem fazer o seu negócio crescer de forma escalável.

Acredito que os papeis atuais dos gestores de marketing e vendas vão fundir-se no papel de Growth Manager.

 

Na YouLead, podemos ajudar a sua organização a progredir na nova journey. Fale connosco!

Ok, vamos a isso!

Tópicos: YouLead, Inbound Marketing, Web Summit 2018, negócio escalável, novo papel de marketing, growth manager

Cristovao Cunha

Publicado por: Cristovao Cunha

Cristóvão Cunha, é partner e consultor da YouLead, agência de inbound marketing. Há mais de 20 anos que ajuda as organizações a melhorarem os seus processos de venda e de suporte, alinhando a tecnologia com os objetivos de negócio. Nos últimos 8 anos o seu focus tem sido no inbound marketing e tem trabalhado com empresas como a BMW, SIBS, J. Mello Saúde, Galp Energia, Dekra, Mini, Sonae e Sheraton.

Subscreva o nosso blog!

As top 6 tendências do marketing digital em 2018