Contacte-nos (+351) 217 828 101EN|PT

Blog YouLead - Inbound Marketing

Websites Inbound: Dicas de Web Design para melhorar o seu website

28/set/2017 10:01:00 por Ricardo Oliveira

websites inbound-dicas de web design para melhorar website.jpeg

O seu website é a expressão do seu negócio online, pelo que a influência do Web Design é decisiva para que os seus potenciais clientes possam ter a perceção imediata e adequada do que é o seu negócio, e para que consiga comunicar com sucesso como os serviços e produtos que promove podem ser a solução certa.

Simples e intuitivo

Tenha em consideração que os visitantes do seu website não têm tempo a perder, e por isso querem obter soluções para o que procuram de forma direta e fácil. Uma estrutura simples e intuitiva, facilita e melhora a experiência do utilizador. Um website com bons conteúdos, visualmente apelativo e bem redigido, com as palavras certas, é o convite perfeito para que o visitante tome por ganho o tempo que dedicou à consulta do website. Lembre-se que, muitas vezes, menos é mais.

Destaque o que importa

Defina prioridades e as mensagens mais importantes a comunicar de acordo com o posicionamento do seu negócio. Responda a algumas questões, tais como: será o preço que faz a diferença? Se sim, foque-se em salientar a vantagem do preço; ou será a qualidade do serviço? Se sim, comunique como os seus serviços ou produtos têm qualidade superior. Destaque as mensagens através de um bom design, para ganhar a atenção do visitante, e um bom copy para cativar o interesse.

Evite ruído

Não disperse a atenção do visitante com muitos elementos. Escolha os conteúdos com critério, defina o que é importante que o visitante saiba, e encaminhe a navegação. Se o utilizador tiver muita informação e muitos conteúdos dispersos, não vai saber o que fazer.

Direcione a navegação

Defina um objetivo que o visitante do website deverá cumprir, e estabeleça o caminho que o visitante deve percorrer para cumprir esse mesmo objetivo. Evite menus com demasiadas opções. Conduza o utilizador de página em página de forma natural, facilite a navegação, para que o visitante possa visualizar os conteúdos certos. Posicione CTAs (Calls-to-Action) estrategicamente, para incitar o clique. Um website inbound foca-se na conversão, encaminhando o visitante pelo website até ao ponto de conversão.

Hierarquia visual

O que é isso? O nosso padrão de visualização de um website é do topo para baixo e da esquerda para a direita, portanto deve ter isso em consideração quando construir o layout das páginas e definir os conteúdos. É certo que queremos que o nosso website tenha mais conversões, seja para uma newsletter, para o download de um e-book, ou para uma adesão a um serviço. Assim, para obter mais cliques e conversões, devemos ter em conta a atenção do utilizador para a disposição visual dos elementos.

Boas imagens

A qualidade das imagens tem impacto na perceção do seu negócio, sejam fotos ou imagens desenvolvidas em design. Se possível, invista em imagens pagas, que oferecem mais garantias de qualidade de apresentação. Boas imagens, dão uma boa imagem ao website.

Espaço branco

O espaço branco é um elemento de design essencial, pois facilita a perceção e a leitura de conteúdos, pelo que deverá dar uma vista de olhos às suas páginas e procurar eliminar elementos que estão a mais. Veja se pode criar espaços para destacar conteúdos e facilitar a leitura.

As fontes certas

As fontes têm relevância. Escolha as fontes de acordo com o estilo de comunicação que pretende para o seu negócio, pois as fontes influenciam e ajudam a determinar o tom da comunicação. Tanto pode comunicar de forma mais séria, como de forma mais entusiasta, dependendo do tipo de negócio, mas não se esqueça de utilizar fontes adequadas. Para além disso, tenha em atenção a legibilidade da fonte, utilize um tamanho adequado para proporcionar uma boa experiência de leitura. A escolha da fonte poderá também influenciar a compatibilidade e a velocidade de carregamento das páginas.

Web Design responsivo

Ter um website responsivo significa que o seu website é desenvolvido de forma a que seja apresentado de forma correta em todos os ecrãs, em todos os dispositivos. A consulta móvel, seja em tablet ou smartphone é crescente, pelo que o seu website deve ter os conteúdos preparados para que sejam visíveis seja qual for o dispositivo utilizado pelo visitante. 

Testes A/B

Por vezes, e mesmo com as melhores dicas de Web Design, é difícil saber quais os conteúdos a que os visitantes darão melhor resposta. Quando na dúvida de quais os conteúdos mais adequados, teste para concluir. Testes A/B são uma boa forma de perceber os conteúdos, imagens, CTAs, locais, etc. que têm melhores resultados.

 

Agora que já viu algumas dicas para melhorar o seu website, veja também a gravação do webinar "Como transformar o seu Website numa máquina de gerar leads":

 New Call-to-action

Tópicos: Boas Práticas, Design

Ricardo Oliveira

Publicado por: Ricardo Oliveira

Head of Design na Agência YouLead

Deixe aqui o seu comentário: