Blog YouLead - Inbound Marketing

Blog YouLead - Inbound Marketing




Dicas para melhorar as suas campanhas de Adwords

Online Advertising Concept. Closeup Landing Page on Laptop Screen in Doodle Design Style. On Background of Comfortable Working Place in Modern Office. Blurred, Toned Image. 3D Render..jpeg

Boas campanhas de Adwords significam mais leads qualificadas e mais clientes. O investimento em PPC (Pay-per-click) tem retorno, desde que haja bom planeamento e execução. Caso contrário, uma campanha mal gerida pode não compensar, visto que paga por cada clique no anúncio. Para que isso não aconteça, preparámos algumas dicas para melhorar a gestão e resultados de campanhas de paid search.

Tenha um objetivo claro e definido

Tenha em consideração que o anúncio deve ter um propósito específico. Que o objetivo do clique no anúncio pelo utilizador é traduzido na forma de um preenchimento de um formulário que pode ser o pedido de uma demo, um download de um eBook, uma compra, ou outro objetivo que seja considerado.

Os anúncios são os meios para um fim. Defina esse objetivo, e crie uma campanha adwords que possa corresponder a esse objetivo, através do copy e palavras-chave utilizadas.


Audiência e palavras-chave

Defina e conheça as buyer personas do seu negócio. Tenha o perfil da audiência em mente para escolher as palavras-chave certas e utilizar um copy relevante e com o qual as suas buyer personas se identifiquem. Conheça os pain points das pessoas que tem como clientes, aquilo que as vai fazer clicar no anúncio.

Ponha-se no lugar de um cliente. O que o faria clicar num anúncio do produto ou serviço que está a vender? O preço mais baixo? O excelente serviço pós-venda? A qualidade do produto ou serviço? A eficácia e rapidez na prestação de serviços? Foque a mensagem do copy naquilo que são as mais-valias do seu negócio.

Dica extra: muitas vezes as pessoas fazem a sua pesquisa baseada nos desafios que têm, especialmente nas fases iniciais de procura em que ainda não sabem bem que solução ou soluções podem existir no mercado. Por exemplo: "Como melhorar a qualidade das minhas leads" em vez de "agências de inbound marketing em lisboa"


Anúncios e Landing Pages

Manter a consistência entre os anúncios, palavras-chave, copy e landing pages, é determinante. O Google analisa a correspondência dos conteúdos nos anúncios e landing pages, assegurando que o utilizador que clica no anúncio, vai ver uma landing page que corresponde às expectativas do copy do anúncio.

É, por isso, importante assegurar a consistência das mensagens entre os anúncios e landing pages. Não somente por questões técnicas, mas principalmente para criar relevância para o visitante do website, que vai querer encontrar aquilo que procura, e que viu no anúncio Adwords.

O intuito de uma campanha de paid search (Google, Bing) não é somente incentivar os cliques, é conseguir a conversão de cada clique com landing pages bem pensadas e delineadas.

Assim, se o seu anúncio não corresponder à sua oferta na landing page, arrisca-se a pagar muitos cliques que depois não geram leads.


Utilizar Calls-to-Action (CTA)

Para mais cliques e mais conversões, os CTAs são palavras que influenciam o leitor do anúncio a agir. É necessário incentivar o utilizador a alguma ação na apresentação do anúncio. Expressões como “Compre já”, “Encomende agora”, “Ligue hoje”, “Subscreva”, “Peça um orçamento”, "Faça download" vão sugerir ao leitor do anúncio o próximo passo, seja encomendar um produto, subscrever a assinatura de uma revista, ou pedir um orçamento para um serviço.

Otimizar palavras-chave negativas

Definir palavras-chave negativas para os seus anúncios ajuda a uma melhor segmentação. Permitem que exista relevância e foco para as pesquisas dos utilizadores, para que não desperdice cliques nas suas campanhas, e os custos inerentes aos mesmos.

Uma palavra-chave negativa, impede que o anúncio seja apresentado a pesquisas feitas por essa palavra-chave. Por exemplo. Consideremos que é um vendedor de equipamentos de “Ar condicionado”. Se incluir “portátil” como palavra-chave negativa, porque não vende equipamentos de “Ar condicionado portátil”, os seus anúncios não serão apresentados nas pesquisas que sejam feitas com a palavra-chave “portátil” na pesquisa.

Esta ação é especialmente importante se as suas palavras-chave são relevantes para diferentes indústrias ou se pretende utilizar uma palavra-chave de uma forma específica que possa não ser a mais usual ou que tenha uma conotação diferente para particulares e para empresas. 

Apostar em mobile e geolocalização

Anunciar em dispositivos móveis, dependendo da indústria e mercado, pode ser bastante rentável, principalmente para os anunciantes locais. Se um utilizador se encontra em determinado lugar para comprar determinado produto, pesquisa no smartphone e encontra o anúncio da sua loja, vai ser fácil optar por si. Pode ser uma aposta muito bem ganha.


Remarketing

Uma das formas mais eficazes de reconquistar a oportunidade de vender. O Google Adwords permite apresentar anúncios de forma personalizada, baseado na landing page que um utilizador visitou. Mesmo que não tenha concretizado a compra, um anúncio sobre esse mesmo produto ou serviço, vai ser novamente apresentado na rede do Google. Ideal para relembrar o utilizador e incentivar a compra.
Já lhe aconteceu pesquisar por uma viagem a uma determinada cidade e depois encontrar sugestões para essa cidade noutros websites que visita de seguida? Isto é remarketing.


Veja como potenciar as suas landing pages para gerar mais conversão no vídeo "Boas Práticas para criar landing pages":

Saiba como a YouLead pode ajudar



Deixe aqui o seu comentário | Comments: