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Como medir a eficácia do seu marketing digital?

15/jun/2017 15:02:00 por Mariana Madeira

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Cada vez mais as empresas apostam em dados analíticos não só para medir e comprovar resultados, como para conhecer melhor as pessoas para quem comunicam. Medir a eficácia do marketing digital é uma peça fundamental no xadrez do desenvolvimento de negócio e na angariação de clientes.

  1. Definir objetivos e prioridades do negócio – SMART.

É fundamental que defina à partida o que pretende atingir, delineando objetivos e prioridades. Utilize objetivos SMART, para ajudar a determinar objetivos que possam ter real impacto.

O que são objetivos S.M.A.R.T?

Specific (Específicos) – Objetivos específicos e precisos, que não deixem margem para dúvidas do que se pretende alcançar;

Measurable (Mensuráveis) – Devem ser definidos de forma a que possam ser medidos, para serem quantificáveis;

Attainable (atingíveis) – Serem acordados por todos os intervenientes, e possíveis de serem atingidos.

Relevant (Relevantes) – Os objetivos devem ser relevantes e realistas, para serem cumpridos, mediante os recursos disponíveis. 

Time-Based (Definidos no tempo) – Terem datas limite razoáveis para atingir o objetivo. Nem demasiado curto, para não tornar os objetivos inatingíveis, nem gerar desmotivação, nem demasiado longos, o que pode prejudicar a intensidade do ritmo de trabalho.

 

  1. Defina as suas buyer personas e segmentos.

Definir buyer personas é ter a possibilidade de conhecer melhor as pessoas com quem pretendemos comunicar. É traçar o perfil dos nossos potenciais compradores, a nível demográfico, comportamental, psicológico, com informação relevante, para que se possa ajustar a comunicação.

Como existem diferentes serviços e produtos, para diferentes pessoas, com diferentes necessidades, podem ser definidos diferentes segmentos de mercado. O que requer fazer perfis de compradores de acordo com os segmentos, para que se possa comunicar com mais eficiência com cada um deles.

 

  1. Conheça o processo de compra dos seus clientes.

Conheça o processo de compra das buyer personas. Ponha-se na pele do cliente, e procure perceber como inicia uma procura por um serviço ou produto, que canais de comunicação utiliza, quais os critérios de decisão para considerar e comprar. Alinhe a comunicação e os conteúdos com o processo de compra, para que possa ser relevante e útil.

 

  1. Medir, Avaliar, Melhorar.

Defina KPIs (Key Performance Indicators). Métricas que possam ajudar a perceber a evolução do negócio. Desde, por exemplo, métricas de tráfego, para perceber a afluência dos visitantes ao website, bem como fontes de tráfego e canais que geram mais visitantes, a métricas de conversão. Quais os canais e os conteúdos que mais convertem?

Se os resultados estiverem aquém dos objetivos, procure interpretar os dados para saber o que melhorar. Se atingirem os objetivos, há sempre espaço para fazer melhor. Interessa reter que é necessário medir todo o comportamento do visitante até se tornar cliente, todo o funil de compra, para conseguir melhores resultados.

 

  1. Aposte numa boa plataforma tecnológica.

Só através de uma boa plataforma tecnológica podemos recolher dados e ter acesso fiável a informação, que pode ser analisada para influenciar ações e medidas que possam ter mais impacto no negócio. Os dados recolhidos ajudam a perceber o comportamento dos compradores, para ter mais informação na hora de ajustar a comunicação.

Pesquise e invista em plataformas que possam trazer reais benefícios ao seu negócio. Considere diferentes funcionalidades como integração com outras plataformas e aplicações.

 

  1. Defina os relatórios e informações que precisa de monitorizar.

Defina os relatórios e a informação que necessita de analisar para poder tomar decisões. Os relatórios devem estar alinhados com os objetivos de negócio, e métricas, para que possam ser analisadas periodicamente, para ter acesso à evolução do negócio e se está no bom caminho para o cumprimento de objetivos. Com base nos relatórios, pode ajustar medidas e tomar importantes decisões que podem desde logo influenciar o rumo do negócio.

 

A medição da eficácia é transversal a todas as áreas e departamentos de uma empresa. Para medir e melhorar a eficácia da equipa de vendas, existem ferramentas e conceitos de Sales Enablement, que vão fazer toda a diferença na gestão e produtividade da equipa de vendas. 

Assista à gravação do webinar "Sales Enablement: Como tornar a sua equipa de Vendas mais produtiva"

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Tópicos: Inbound

Mariana Madeira

Publicado por: Mariana Madeira

Inbound Marketer na YouLead.

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