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7 Dicas para a sua equipa de Vendas atingir os objetivos

Os 7 principais desafios que os marketers enfrentam e como ultrapassá-los-1

Profissionais de Vendas com bons processos, que aproveitam bem o tempo, com boas ferramentas comerciais, motivados e empenhados, e com sentido de união, podem formar uma equipa de Vendas imbatível na hora de apresentar resultados.

Aqui estão 7 dicas que vão ajudar a sua equipa de vendas a conseguir (ainda mais) resultados, de forma mais eficiente.

1. Deixe as tarefas administrativas e repetitivas para o software

Liberte a equipa de Vendas de tarefas que um software pode muito bem fazer de forma automática. Tal como enviar um email de follow-up, inserir dados sobre leads, marcar reuniões, organizar informação de contactos. Se estivermos a falar de fazer tarefas repetitivas para 10 contactos, é um desperdício de tempo para a equipa de Vendas. Tempo esse que devia estar a ser melhor usado junto de leads, para trabalhar vendas e concretizar negócios.

 

2. Invista em ferramentas que potenciam vendas

Uma plataforma que permite automatizar as tarefas das vendas e libertar o tempo dos comerciais para se dedicarem à parte mais comercial, também melhora fluxos de trabalho e comunicação entre equipas. São ferramentas que ajudam a desenvolver o trabalho comercial e o tornam mais fácil (sales enablement).

Por exemplo, decerto que gostaria de saber quando um potencial cliente está a ler a proposta comercial que enviou. Poder acompanhar as leads de forma automática, e enviar emails personalizados, já preparados, para que não tenha que gastar tempo a enviar um a um. Poder ter acesso ao comportamento digital das leads, os conteúdos que leram, os produtos ou serviços que consultaram, para saber os interesses dessa lead. E ser avisado pelo software, qual é o momento certo para entrar em contacto com leads que se tornaram qualificadas, por ações que tiveram no website.

Estas são algumas das possibilidades de ferramentas que potenciam vendas, como o CRM da Hubspot, com impacto real na forma de trabalhar de cada um dos profissionais de vendas, tornando o trabalho comercial mais eficiente, com melhores números.

 

3. Aposte em bom conteúdo.

Ter o conteúdo certo para poder apresentar no momento certo, para esclarecer à lead o que precisa de saber sobre o nosso produto ou serviço, faz uma tremenda diferença na hora de concretizar vendas. Informar, educar, esclarecer as leads sobre a nossa oferta, é determinante para sermos úteis e relevantes na apresentação de uma solução para um problema. Ter bons conteúdos, que ajudem a comunicar o que pretendemos às leads, é meio caminho andado para o sucesso de vender.

 

4. Melhores leads.

Melhores leads é mais importante que mais leads. Se a equipa de Marketing está a passar para a equipa de Vendas muitas leads, que não estão preparadas para comprar, é pura perda de tempo, para além do incómodo que é causado às pessoas que se pensava estarem interessadas em comprar. Pelo que ter uma boa definição de lead qualificada, e as equipas de Marketing e Vendas bem alinhadas (SMarketing), é um passo decisivo para que as equipas de Vendas sejam mais produtivas e consigam apresentar melhores resultados.

 

5. Avalie métricas.

Para perceber se o que está a fazer está a fazer bem, e como pode melhorar, é necessário ter métricas para poder avaliar resultados. A forma como está a vender, tem que ser analisada, para interpretar processos e tirar conclusões para conseguir mais eficiência e produtividade. Tenha métricas para medir, por exemplo, a eficácia do funil de vendas, as conversões, o número de cliques até à conversão. Obtenha dados para que possa trabalhar sobre a informação e identificar oportunidades para melhorar.

 

6. Forme e acompanhe.

Para um bom desempenho de vendas, é importante que as equipas tenham uma formação de qualidade, estejam atualizadas, e sejam acompanhadas para saber que estão a pôr em prática o que aprenderam. A formação deixa de ter efeito, se os conhecimentos não são postos em prática no dia-a-dia de trabalho.

 

7. Inspirar e motivar.

Conhecer bem as pessoas é a melhor forma de poder motivá-las. Mostrar a cada um dos elementos da equipa que é relevante e útil, que o sucesso e o bem-estar profissional é importante e conta, faz de um grupo de trabalho uma equipa. O fator humano conta. Pelo que é crucial inspirar e motivar, para ter uma equipa valorizada, focada e empenhada para apresentar bons resultados.

 

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