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5 DICAS PARA UM PROGRAMA DE EMAIL NURTURING DE SUCESSO

8/out/2015 16:40:00 por Cristovao Cunha

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Hoje, cada vez mais, as vendas precisam da ajuda do Marketing. O consumidor tem mais distrações, fazendo com que os métodos tradicionais de venda sejam cada vez menos eficazes. O que anteriormente funcionava nas vendas, agora pouco influência tem junto com o cliente.

O consumidor moderno é sofisticado e investiga o produto por ele próprio ao ler blogs, descarregar guias e subscrever-se para receber mais informações. Eles estão agarrados ao computador e ao smartphone. 

E é por isso que as táticas tradicionais de Marketing e vendas têm cada vez menos influência e produzem menos resultados que anteriormente. Se não mudar a sua abordagem, por muitas leadsque angariar, não as irá converter. É aqui que entra o lead nurturing.

Use um programa de lead nurturing para conseguir converter as leads em clientes, ajudando assim a passar os prospetos pelo funil de vendas. As seguintes 5 dicas irão ajudá-lo(a) a pensar e estrategizar este conceito.

1 - SEGMENTE A SUA LISTA DE EMAILS

Se já tem uma lista grande de emails, angariada de forma permissiva, a sua segmentação poderá dar algum trabalho, mas é trabalho que vale a pena. Se ainda não tem uma lista, use à mesma os dois pontos seguintes que lhe sugiro.

  1. Inclua nos seus formulários os campos que precisa para poder segmentar a sua lista. Isto depende da sua indústria e do seu público-alvo, mas poderá colocar campos que lhe permitem qualificar ou desqualificar as suas leads, tais como:

  • Empresa
  • N.º empregados
  • Título
  • Área de interesse

2. CRIE UMA ESTRATÉGIA DE LEAD NURTURING

Após ter a sua lista de emails organizada e segmentada, crie alguns personas com base na informação que tem.

Desenvolver personas corretamente ajudará a guiá-lo(a) na sua estratégia e a ser congruente nos vários meios de comunicação que tiver para com o mercado.

A sua persona poderá representar certos segmentos que criou na sua lista, e cada segmento poderá receber assim conteúdo adaptados às suas necessidades. Um responsável de Marketing poderá ter necessidades (de informação, produtos ou serviços) diferentes dum CEO. 

Esses conteúdos poderão ser artigos de blog, newsletter ou outros tipos de media como infografias ou vídeos. Seja qual o tipo de conteúdo que use, o que interessa é que ele tenha qualidade de forma a ser útil e relevante para o leitor.

3. DEFINA OBJETIVOS DE LEAD NURTURING

Defina os seus objetivos, as metas que quer alcançar. Escreva-os no papel para se tornarem mais reais. Perceba onde quer chegar, para poder usar uma estratégia de lead nurturing que vá ao encontro dos seus objetivos. Estes podem vir na forma de objetivos de negócios ou objetivos de Marketing.

Objetivos de negócios - Os seus objetivos de negócios devem orientar-se para a faturação que espera que venha do seu programa de lead nurturing, assim como algum tipo de lead scoring para determinar o valor e qualidade das leads.

Objetivos de Marketing -  Os seus objetivos de Marketing devem estar alinhados com os objetivos de negócios. Estes variam de campanha para campanha, mas virão na forma de conversões, aberturas e cliques, ou seja, métricos que deve acompanhar para os poder medir e avaliar.

4. LEADS SÃO DIFERENTES DE SUBSCRITORES

As pessoas que se inscrevem para receber a sua Newsletter não devem ser automaticamente incorporadas num programa de lead nurturing. Dê mais atenção às leads que vêem de campanhas específicas e de formulários de captura de leads.

Crie landing pages para recursos que tenha, material que seja fácil de perceber, implementar e que incentive o visitante a converter-se em lead

5. COMECE COM O MARKETING AUTOMATION

O Marketing Automation irá simplificar o lead nurturing. O Marketing Automation é um investimento que requer recursos e um acompanhamento profissional para ser corretamente implementado.

Pode fazer uso das dicas neste artigo para iniciar um programa de lead nurturing por si próprio(a), mas à medida que for crescendo, poderá ter dúvidas na sua estratégia e implementação, o que faz com que uma solução de Marketing Automation, implementada logo ao princípio, faça mais sentido e seja mais útil do que iniciá-la depois.

Quanto lhe está a custar ignorar o lead nurturing?

O propósito de qualquer estratégia digital ou de Marketing deverá ser de informar os seus prospetos, gerar credibilidade e posicioná-lo(a) como um líder na sua indústria, de forma a ser a melhor escolha aos olhos dos seus clientes. 


Implementar um programa de lead nurturing pode parecer difícil, especialmente quando os recursos disponíveis podem não ser muitos, mas faça um esforço para começar com o pé direito com este processo, logo desde o início, e irá chegar aos seus objetivos pretendidos.

 

Tópicos: email marketing, Boas Práticas, automação

Cristovao Cunha

Publicado por: Cristovao Cunha

Cristóvão Cunha, é partner e consultor da YouLead, agência de inbound marketing. Há mais de 20 anos que ajuda as organizações a melhorarem os seus processos de venda e de suporte, alinhando a tecnologia com os objetivos de negócio. Nos últimos 8 anos o seu focus tem sido no inbound marketing e tem trabalhado com empresas como a BMW, SIBS, J. Mello Saúde, Galp Energia, Dekra, Mini, Sonae e Sheraton.

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