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Blog YouLead - Inbound Marketing

3 Dicas para Provar a Eficácia do Inbound Marketing à Administração

29/mar/2016 11:00:00 por Cristovao Cunha

Uma das maiores objeções que as empresas têm ao adotar uma estratégia de inbound marketing é pensarem que não conseguem provar o retorno ao investimento de tarefas como blogging, criação de conteúdo, landing pages, etc. Eis como provar a eficácia do inbound marketing à administração.

 

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Para a administração e CEOs que gostam de ver números, pode parecer um pouco difícil conseguir convencer a eficácia de uma estratégia inbound.

Mas a realidade é que até é fácil mostrar o retorno exato das suas atividades inbound, e como cada tática pode ter um bom impacto nos resultados desejados para a empresa.

A razão pela qual os marketers e empresas podem ter problemas em conseguir dar provas é a falta de integrações que estes têm nas suas ferramentas e sistemas.

Partilhamos agora 3 dicas para o ajudar a demonstrar a eficácia do Inbound Marketing à Administração:

1. Apostar numa plataforma all-in-one

Os departamentos e equipas de marketing usam normalmente várias ferramentas em simultâneo. Podem por exemplo ter software para criar landing pages, depois têm um serviço de gestão de emails (para produzir e enviar emails), têm outro para fazer webinários, etc.

Assim não conseguem ter uma visão integrada das atividades do seu marketing e do seu impacto. 

Por isso é necessário apostar numa plataforma de marketing que seja "all-in-one", de forma a automatizar e uniformizar os processos e trabalho a fazer. 

2. Mostrar case studies à administração

Uma demonstração pesa mais do que uma promessa. Partilhe com a chefia alguns estudos de caso de empresas (da mesma indústria de preferência, ou de outras), que estão a usar o inbound marketing com sucesso, e quais os resultados da implementação desta estratégia.

Em alternativa, partilhe com eles o State of Inbound, um documento da HubSpot bastante popular que mostra como a metodologia inbound está a trazer bons resultados para empresas por todo o mundo.

3. Pedir apoio às Vendas

Só quando todos estão alinhados no mesmo objetivo é que os objetivos se podem alcançar da melhor maneira. 

A metodologia do inbound só vai trazer resultados quando as vendas e o marketing estiverem do mesmo lado, de forma a que o departamento de marketing consiga gerar leads qualificadas, proativamente, e que o departamento das vendas, consiga fechar essas leads.

Assim a empresa irá reduzir o tempo do processo de compra e começar a fechar mais negócios, em menos tempo.

4. Dica bónus: educar a administração

Ao criar uma breve apresentação com dados estatísticos referentes ao retorno de investimento e à eficácia do inbound marketing vs outbound marketing e partilhar a mesma com a administração na sua próxima reunião de marketing estará a educar e dar à sua administração a informação necessária para que possam tomar uma decisão fundamentada relativamente à transição de um marketing de interrupção para um marketing de permissão (inbound marketing).

Poderá ainda consultar estes artigos e partilhar os mesmos com a administração.

 

Veja o nosso Webinar:

Porque deve Apostar numa Estratégia de Inbound Marketing
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Tópicos: Inbound

Cristovao Cunha

Publicado por: Cristovao Cunha

Cristóvão Cunha, é partner e consultor da YouLead, agência de inbound marketing. Há mais de 20 anos que ajuda as organizações a melhorarem os seus processos de venda e de suporte, alinhando a tecnologia com os objetivos de negócio. Nos últimos 8 anos o seu focus tem sido no inbound marketing e tem trabalhado com empresas como a BMW, SIBS, J. Mello Saúde, Galp Energia, Dekra, Mini, Sonae e Sheraton.

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