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Três Formas de Otimizar Email Marketing Para Mobile

22/dez/2015 12:19:00 por Cristovao Cunha

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INTRODUÇÃO

O email marketing continua a aumentar a sua popularidade. Com os aparelhos móveis cada vez mais a serem usados como fonte principal para ver os emails, é importante que a sua empresa não fique para trás nesta odisseia digital. Para tal listamos três formas de como melhorar as suas campanhas de email marketing.

O email é considerado a forma mais antiga de comunicação na internet, é difícil de acreditar, mas o email conta já com mais de 50 anos. O email já percorreu um longo caminho desde as  suas origens nos anos 1960 no MIT (Massachusetts Institute of Technology), quando os utilizadores só se podiam comunicar uns com os outros se eles estivessem registados no mesmo host (anfitrião).

No mundo do marketing, o email é quase como que um bilhete de identidade ou cartão de cidadão.  É que existem vários "Marias" e "Josés", no entanto você só vai encontrar um único endereço do "José" como sendo email-do-jose@gmail.com.

Apesar das previsões (algo descabidas) de que o “email vai morrer”, ele não vai seguir o caminho do fax. O email ainda é uma ferramenta essencial para a comunicação entre as pessoas, empresas e consumidores.

Em vez da “morte do email”, tem-se verificado um aumento deste canal de marketing e uma mudança na forma como ele é consumido, em que atualmente é verificado com mais frequência do que anteriormente, e isto graças aos aparelhos móveis.

O email é e continuará a ser um meio de comunicação excecional e de confiança que permite às instituições construir relacionamentos de longo prazo com os seus membros, prospetos e clientes.

Então, como podemos melhorar as nossas campanhas de email marketing para aparelhos móveis? Implemente estas três dicas e sairá a vencer.

1. Design Responsivo

Se quer otimizar as suas campanhas de email marketing para aparelhos móveis, o seu design deve ser responsivo (layout adaptado ao ecrã). Assim como os websites responsivos se adaptam ao tamanho do dispositivo que se está a usar, design responsivo de email faz com que o seu email seja visível independente de qual for o dispositivo (smartphone, tablet, portátil ou computador) em que é visto.

O email não só ajusta em tamanho, mas também em formato e layout para assegurar uma ótima experiência ao leitor.

Se ainda não tem campanhas de email marketing responsivas, então mexa-se, pois os aparelhos móveis estão a ser os dispositivos em que as pessoas acedem aos emails. De acordo com um estudo, 53% dos emails são abertos num dispositivo móvel, e este número vai continuar a crescer.

O email responsivo não é mais um luxo, é uma necessidade.  Os emails não otimizados para aparelhos móveis são mais difíceis de consumir e mais suscetíveis de serem apagados.

Se não está a criar campanhas de email ou newsletters, com os dispositivos móveis em mente, está a direcionar a sua mensagem para a minoria e não para a maioria.

2. Imagens em alta resolução

Ao ter imagens com boa qualidade, assegura que os seus consumidores têm a melhor experiência possível no seu dispositivo de preferência, porque não é lá muito confortável para o utilizador estar a ver imagens pixelizadas.

Todas as imagens, incluindo ícones, banners e logos devem estar nítidas e claras, porque é isso que os utilizadores esperam quando consomem conteúdo. Faça uso de boas imagens nas suas campanhas, porque isto vai fazer com que os seus subscritores fiquem satisfeitos, assim como ter um impacto significativo na sua taxa de cliques de emai.

Pronto ou não, o futuro da web é HD (high definition), e hoje em dia imagens de alta qualidade tornaram-se a norma em praticamente todos os dispositivos. A sua empresa deve parecer profissional para com o mercado e as pessoas.

3. O Pré-Cabeçalho

O pré-cabeçalho pode ser personalizado, ser escrito de forma a que os seus emails tenham maiores taxas de aberturas.

No caso de não estar familiarizado com o pré-cabeçalho, basicamente é aquele texto resumido que vem a seguir á linha de texto do assunto, e um subscritor vê um, dois ou três itens quando vê a caixa de entrada do email num aparelho móvel, por isso é importante que faça um bom uso do pré-cabeçalho para chamar a atenção do subscritor.

Apesar da sua importância, os pré-cabeçalhos são frequentemente negligenciados no mundo do email marketing. Muitas vezes se vê mensagens genéricas como “Clique aqui para ver no seu browser.” ou  “Veja este email online se não consegue ver corretamente.”

Faça uso desta uma ou duas linhas para chamar a atenção dos seus subscritores e melhorar a sua taxa de abertura. Faça uma boa utilização do seu pré-cabeçalho de forma a que ele:

  • Seja como um "teaser" do conteúdo
  • Dê um incentivo para abrir
  • Sirva de apoio ao assunto
  • Crie sentido de urgência

O texto do pré-cabeçalho tem quase tanto impacto visual na caixa de entrada como a linha do assunto. Do que está à espera de começar a tirar vantagem disto? Lembre-se que só tem 3-4 segundos para chamar a atenção e criar interesse nos seus subscritores para que abram o seu email.

 

CONCLUSÃO

Não há dúvida que o email continua a ser uma ferramenta benéfica de marketing, para criar e fortalecer laços com os seus subscritores, ganhar pessoas leais para com a sua marca, e aumentar as suas vendas.

Mas a caixa de entrada é um campo de batalha, o seu email está a competir a atenção dos  seus prospetos e clientes, e com todas as outras mensagens na caixa de entrada dos seus subscritores.

É importante manter-se competitivo e usar o poder do email marketing  ao otimizá-lo para aparelhos móveis.   

E lembre-se, proporcionar uma boa experiência (e consistente) aos seus subscritores é o que vai fazer destacar a sua marca das demais. 

Outro fator importante para mencionar: se está a investir em design de email responsivo (layout adaptado ao ecrã), assegure-se que a página web para onde está a enviar os subscritores é responsiva também.

Saiba mais sobre os nossos serviços de email marketing.



 

Tópicos: email marketing, Dicas práticas, Design

Cristovao Cunha

Publicado por: Cristovao Cunha

Cristóvão Cunha, é partner e consultor da YouLead, agência de inbound marketing. Há mais de 20 anos que ajuda as organizações a melhorarem os seus processos de venda e de suporte, alinhando a tecnologia com os objetivos de negócio. Nos últimos 8 anos o seu focus tem sido no inbound marketing e tem trabalhado com empresas como a BMW, SIBS, J. Mello Saúde, Galp Energia, Dekra, Mini, Sonae e Sheraton.

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