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Porque é o Email Marketing Importante?

Independentemente do tipo de empresa que gere, hoje em dia o email marketing é um dos meios mais importantes pelo qual a sua empresa pode desenvolver negócios e vendas.

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O Email Marketing é para todas as empresas

Não pense que o email é apenas para lojas online ou websites que fornecem serviços digitais. O email é para todas as empresas.

Embora as empresas que têm uma componente mais online alcancem os seus clientes por email, as empresas offline devem fazer o mesmo, porque o email marketing pode apresentar um retorno quase instantâneo para uma campanha pontual de publicidade, ou mesmo para efeitos de "namoro" (lead nurturing). 

O email permite chegar aos seus subscritores, quer eles estejam em casa, na rua, com smartphones ou outros dispositivos móveis, colocando a sua marca "top-of-mind".

Crie a sua lista

Após ter decidido que vai usar o email para newsletters e comunicar com os seus subscritores e clientes, o próximo passo é criar uma lista daqueles que gostariam de receber emails seus. 

Se tem uma morada física, colocar um ponto de inscrição de email físico ao balcão de venda pode ser uma boa maneira de angariar emails das pessoas.

Também deve usar a sua presença online, claro, para que as pessoas possam subscrever a sua lista. 

A sua página de registo (ex.: landing page), deve ser fácil de usar e ser facilmente acessivel a partir de outras páginas do seu website. Esta página deve ter um título claro e conciso, que mostra como o utilizador se pode subscrever na sua lista. Eis um exemplo simples da nossa landing page de subscrição de artigos do blog.

Esta página poderá ter adicionalmente testemunhos, certificados, menções de redes sociais ou classificações de produto/serviço. A página em si deve ter texto e imagens que realcem os benefícios para o utilizador se inscrever na sua lista de emails. Por exemplo, se a sua empresa tiver descontos especiais ou a possibilidade de fazer alguma pré-encomenda num produto, poderá realçar isso.

Use linguagem clara e forte, ao pedir que os visitantes nessa página se inscrevem com o email principal deles. Pode em adição a isso dar-lhes uma opção de frequência do email de contacto, como nós fizemos (diariamente, semanalmente, etc). 

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Opções de Frequência de Subscrição

Após ter uma lista de emails com um número significativo de subscritores, use-a para benefício da sua empresa sem abusar da confiança depositada pelas pessoas que se subscreveram na sua newsletter.

É comum empresas que inundam os seus subscritores com emails genéricos diariamente, o que os deixa bastante chateados. Não envie emails a mais, mas também não envie emails a menos, porque assim as pessoas esquecem-se da sua marca. Em ambos os casos há a tendência para o subscritor se remover da sua lista.

Por isso é que se deve usar algum tipo de opção de frequência de envio/subscrição, porque assim sabe logo a frequência de contacto que querem ter da sua empresa.

A maioria das pessoas não quer receber mais do que um ou dois emails por semana de uma empresa, e às vezes, mesmo isso, é muito. Certifique-se que os seus emails agregam algum valor para os seus leitores, quer seja um desconto ou um link para conteúdo (que lhes seja relevante) no seu website ou blog. 

Se lhes enviar emails com algum prémio, desconto ou similar, cumpra a sua promessa ou irá manchar a sua reputação, e isso é difícil de resolver.

Quando os seus subscritores associam os seus emails com boas ofertas ou updates exclusivos para novos produtos ou serviços, eles estarão mais recetivos para abrir o email e clicar nos links para o seu website. Verifique se o emissor do email tem um nome (e não um "noreply@seuwebsite.com"), e que o seu assunto é relevante e apelativo. 

Mostre aos seus subscritores como é que eles beneficiam ao abrir os seus emails. Evite usar linguagem que possa ser ofensiva, tal como "Se não ler este email irá perder o seu investimento", ou linguagem demasiado pessoal, do género "Oi tudo bem consigo?". Em vez disso, use linguagem clara e que vá direto ao assunto, como por exemplo, "Este é o maior desconto que fizemos este ano no produto X".

Vá direto ao assunto

A maioria dos emails empresariais devem ter o objetivo de levar os seus subscritores a tomar algum tipo de ação, quer seja a tirar partido de uma oferta especial, ou a responder com informação específica. A este "apelo à ação" chamamos de CTA (call-to-action), e deve ser um apelo, ou chamada à ação, clara e concisa, no seu corpo de texto do email.

Para melhorar a eficácia dos seus emails, certifique-se que está a ir direto ao assunto. Use frases breves e concisas, ou "bullet points" quando possível, e mostre a sua call-to-action para que os seus leitores percebam o que quer que eles façam o mais rapidamente possível (inscrever-se para um webinar ou comprar um produto, por exemplo).

Use as emoções para se ligar às pessoas

Uma das maneiras mais eficazes de comunicar a sua mensagem para com os leitores é saber ligar-se a eles a um nível emocional.

Isto pode ser feito ao partilhar uma história pessoal, porque as pessoas gostam de histórias, e estão mais recetivas a ler até ao final do email, se houver uma lição pessoal a tirar ou uma analogia a ser feita. 

Desde que a história não seja muito pessoal, e que a linguagem também não seja muito informal, deverá usar as histórias para aumentar o interesse que as pessoas têm na sua marca e ao ler os seus emails.

Um exemplo poderá ser partilhar alguns detalhes da empresa, e como começou o projeto, passando brevemente com alguns detalhes da sua vida pessoal, empresarial, a sua família, carreira, nível de educação ou outras experiências que possam ser de interesse para os seus leitores.

Ligue-se às pessoas, mas com um objetivo

A melhor forma de conquistar a confiança dos leitores é ganhá-la. Ao partilhar histórias pessoais e ligar-se às pessoas a um nível emocional, apresentando-lhes conteúdo de valor, estará a fazer com que elas se sintam satisfeitas e agradecidas de ter aberto e lido o seu email.

Não precisa de fazer amigos com os seus subscritores, tem é de lhes prestar um bom serviço ao apresentar-lhes conteúdo de valor e que seja relevante. 

Mantenha um tom formal, mas amigável, e seja prestável. Embora os seus emails sejam de caráter empresarial, deve evitar linguagem e jargão corporativo, para que, mesmo que a sua empresa seja grande, as pessoas se sintam à vontade com a sua marca, e que não encarem a sua empresa como muitas outras que tentam empurrar produtos e serviços (o que é o contrário da metodologia inbound marketing).



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