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PERSONALIZAÇÃO E INBOUND MARKETING: A COMBINAÇÃO PERFEITA

26/mar/2015 12:58:00 por Marta Oliveira

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Se pretende implementar uma estratégia de Inbound Marketing na sua organização, já percebeu que a produção e a partilha de conteúdo relevante para o seu potencial cliente, são as chaves para o sucesso.

Mas o principal desafio para si enquanto profissional de marketing  é conseguir entregar esse  conteúdo relevante tendo em  conta as características demográficas e comportamentais do potencial cliente.

A Personalização e o Inbound Marketing

Visto que uma estratégia de Inbound Marketing consiste em Atrair, Converter, Namorar e Fidelizar clientes, não há dúvida de que é necessário conhecer melhor quem são esses potenciais clientes para poder personalizar a entrega de conteúdos para aumentar o interesse dos mesmos na oferta da sua empresa.

Veja alguns elementos que pode personalizar para melhorar a experiência dos seus visitantes:

  • As imagens e texto da sua Homepage;
  • O tipo de conteúdos que disponibiliza (eBooks, White Papers, etc)
  • As suas páginas de destino (Landing Pages) para a qual estes são direcionados; 

Software de Personalização

Com uma plataforma de Marketing Automation pode disponibilizar conteúdos que muito provavelmente irão ter interesse para os  visitantes do seu website, com base no seu perfil e interesses, fazendo assim uma personalização sofisticada dos conteúdos que partilha.

Para conseguir esse nível de personalização, estas plataformas conseguem detetar três  tipos de informação dos seus visitantes:

Informações comportamentais: Páginas visitadas no website, links clicados, palavras-chave pesquisadas, vários tipos de interação com campanhas de Email Marketing e download dos conteúdos disponibilizados;

Informações demográficas: Como a localização geográfica;

Informações da empresa: Local de trabalho, número de trabalhadores, receitas da empresa e tipo de indústria;

Assim que a plataforma traça o perfil de cada visitante com base nestes atributos, esta oferece determinado tipo de conteúdo e analisa a reação do visitante a esse conteúdo. (Por exemplo: Um diretor de IT e um diretor Comercial podem visualizar um conteúdo diferente numa página do website ou Landing Page, mais adaptado aos seus gostos e necessidades)

Por fim, é realizada uma análise do tipo de segmentos que responde melhor a determinado tipo de conteúdo e a estratégia de personalização é ajustada ao longo do tempo.

Tópicos: Dicas práticas

Marta Oliveira

Publicado por: Marta Oliveira

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