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Como o Inbound Marketing Pode Ajudar o Seu Negócio

9/dez/2015 12:34:00 por Cristovao Cunha

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Inbound marketing é uma maneira super eficaz de ser encontrado online pelo seu público-alvo, porque é aí que eles estão à sua procura. O consumidor mudou o seu comportamento e decisões de compra, e as empresas têm de se adaptar.

O Inbound Marketing visa atrair o tipo certo de prospetos (leads) para o seu negócio, para os tornar em clientes satisfeitos e leais à sua marca. Veja mais neste artigo sobreo que é o inbound marketing. Vamos abordar duas coisas neste artigo:

  1. Como o inbound marketing impacta o seu negócio;

  2. Como aplicar táticas concretas de inbound.

1. COMO O INBOUND MARKETING IMPACTA O SEU NEGÓCIO

É um investimento, não um custo

Conteúdo seu que apareça nos resultados de pesquisa natural do Google, lá continuará até que alguém o tire de lá ao criar melhor conteúdo do que o seu. Compare o posicionamento natural/orgânico nos motores de busca com aquilo que iria ter de pagar por publicidade de cliques nos anúncios, em que os resultados desaparecem quando deixa de pagar por eles.

Tem maior taxa de conversão

As velhas técnicas de marketing, como prospeção a frio ou enviar emails em massa, ou seja, marketing de interrupção, pouco ou nada ajudam a chegar às pessoas certas. Em vez disso, com o Inbound Marketing, você só aborda prospetos e leads "quentes", aqueles que já demonstraram um interesse no seu produto.

É menos caro

Os métodos tradicionais de marketing podem ficar bastante caros, quer seja a alugar espaço num evento, a criar um anúncio de TV, comprar espaço de publicidade numa revista ou comprar listas de email. Esta abordagem inbound envolve criar bom conteúdo (e de qualidade) para partilhá-lo com o seu público-alvo.

Mostra ROI (return on investment)

Esta metodologia, combinada com o "know-how" e com as ferramentas certas, permitem analisar os métricos e medir o sucesso dos seus esforços de inbound marketing. Isto significa que se pode adaptar rapidamente e usar o seu investimento de marketing de forma mais eficaz.

Reduz custos internos

Normalmente mais de metade do processo de vendas já está finalizado na altura que o consumidor contacta a equipa comercial. Como o consumidor já vem com várias respostas a perguntas que tinha, está esclarecido em relação a elas. Assim, a equipa de vendas consegue mais facilmente fechar a venda.

Aumenta as vendas

O processo de Inbound Marketing centra-se à volta dum buyer persona. Quando apontar os seus esforços de marketing para um tipo de comprador específico, pode usar a linguagem deste e remover obstáculos à compra ou hesitações que ele possa ter.

2. COMO APLICAR TÁTICAS CONCRETAS DE INBOUND

Desenvolva uma estratégia

Crie uma estratégia para poder aplicar as táticas. Defina os seus personas, a sua mensagem e o seu fator de diferenciação. Saiba o que quer alcançar como objetivos para o próximo ano e documente tudo de forma organizada. Faça ainda pesquisa de palavras chave e da análise da sua concorrência.

Gerar leads

Gerar leads é o propósito do inbound marketing. Queremos chegar às pessoas certas, na altura certa, e criar um processo que os mova ao encontro da nossa marca e da venda. Visto desta maneira, percebe-se como o marketing é um investimento, não uma despesa.

Tenha um bom website

O seu website é a sua base online, é o centro das suas transações de conteúdo, perceção de marca, e outros. O seu website deve ser fácil de navegar, adaptado aos dispositivos móveis (responsivo), e otimizado para os motores de busca. Deve ser ainda fácil de gerir ao fazer uso dum sistema de gestor de conteúdos.

Otimização para motores de busca

Search Engine Optimization (SEO), ou em Português, otimização para os motores de busca, é a "arte", ou a prática de identificar palavras chave relevantes para o seu negócio, aquelas nais quais se quer concentrar, e tentar posicionar-se para elas. Isto irá fazer com que tenha mais tráfego (visitantes) para o seu website, vindos da pesquisa natural dos motores de busca.

Redes sociais

As redes sociais estão cá para ficar. Estas podem ser uma boa fonte de tráfego para o seu website. Mostre a sua personalidade e crie conteúdo educacional, útil e relevante para com os seus fãs e seguidores nestas plataformas. Assim irá ganhar credibilidade nesta arena social. Pode experimentar investir em anúncios e perceber se haverá retorno.

Blogging

Blogging é uma da componentes dum programa de inbound marketing e um dos alicerces duma estratégia de SEO. O blogging requer tempo e esforço. mas compensa a longo prazo, especialmente quando é feita uma boa pesquisa de palavras chave e criação de bons conteúdos.

Transforme visitantes em leads

Alguns websites têm tráfego, mas a menos que o tráfego (visitantes) se converta em leads, é esforço perdido. Criar oportunidades onde as pessoas se possam converter (ex.: landing pages) é o que permitirá transformar visitantes em leads.

PPC (pagar-por-clique)

O Inbound Marketing pode pode por vezes ser complementado com anúncios, o que significa ter um orçamento para gastar em cliques. Isto pode ajudar a criar alguns resultados a curto prazo e gerar mais tráfego, mas não dependa muito disto, já que a maior parte das pessoas clica em resultados na pesquisa orgânica, e não tanto em anúncios pagos.

Ofertas ajudam a gerar leads

Uma oferta é algum tipo de conteúdo que apresenta às pessoas para lhes resolver algum problema ou questão. Pode ser um ebook, um estudo de casa, uma apresentação, webinário, ou algo que ajuda ou educa o visitante. O consumidor moderno atualmente faz muita pesquisa antes de falar com a equipa de vendas, portanto o seu conteúdo pode ajudá-lo a fazer a ligação.

Converta leads em vendas com marketing automation

Uma ferramenta de automatização de marketing, como a HubSpot, ajuda a lead a ir ao encontro do fecho da venda. Isto pode ser conseguido comlead scoringdrip campaigns, entre outros métodos.

Meça tudo o que puder

O Inbound Marketing centra-se à volta de resultados, portanto é necessário analisar os métricos. O objetivo é medir os resultados para demonstrar que existe um retorno ao investimento. Quando bem planeado e executado, o inbound marketing pode levar a um crescimento saudável e contínuo duma empresa.

Saiba como os nossos serviços de inbound marketing poderão ajudar a sua empresa.

 

Tópicos: Dicas práticas, Inbound Sales

Cristovao Cunha

Publicado por: Cristovao Cunha

Cristóvão Cunha, é partner e consultor da YouLead, agência de inbound marketing. Há mais de 20 anos que ajuda as organizações a melhorarem os seus processos de venda e de suporte, alinhando a tecnologia com os objetivos de negócio. Nos últimos 8 anos o seu focus tem sido no inbound marketing e tem trabalhado com empresas como a BMW, SIBS, J. Mello Saúde, Galp Energia, Dekra, Mini, Sonae e Sheraton.

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