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Como Fazer uma Transição Indolor para Uma Estratégia Inbound Marketing

7/mar/2016 9:00:00 por Cristovao Cunha

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Uma estratégia inbound marketing não tem de substituir completamente o marketing tradicional. Mas uma campanha bem planeada de inbound proporciona à sua empresa o tipo de retorno que está à procura.

Esta metodologia é um bom uso do seu orçamento de marketing, de forma a gerar leads que a sua empresa necessita, além de conseguir reter os clientes existentes.

A maioria das empresas que está ciente da estratégia inbound marketing planeia aumentar ou manter o seu orçamento dedicado a esta metodologia. Isto porque os custos com esta estratégia são mais reduzidos do que uma estratégia de outbound marketing (marketing tradicional)

Conteúdo de qualidade

Enquanto que as pessoas podem não ler tantos livros (físicos) como costumavam, o consumidor ainda lê e consome conteúdos na internet.

Há uma série de anos atrás, conteúdo num website existia normalmente para atrair a atenção dos motores de busca. Eram páginas ou artigos em que se abusavam de palavras-chave, sem ligar à experiência do leitor.

Mas atualmente, o conteúdo tem de ser bom, porque as pessoas querem consumir informação de qualidade e ter as respostas às suas perguntas ou soluções para os seus problemas.

Graças à internet e sofisticação dos meios digitais, a maioria das pessoas está bem informada sobre os produtos e serviços nos quais estão interessados. Ter conteúdo bem escrito influencia a decisão da pessoa de comprar algo, por ter maior credibilidade e confiança para com aquela empresa.

Fazer com que as pessoas partilhem

Eis 5 dicas para que as pessoas partilhem os seus conteúdos nas redes sociais e pela internet:

  1. Coloque ícones de partilha de redes sociais no seu website que abrem numa nova janela;
  2. Tenha uma caixa de comentários que funcione com o Facebook, Google+ ou Twitter;
  3. Crie boas landing pages com uma call to action (chamada para ação) que tenham botões de partilha;
  4. Aos visitantes que forneceram os seus dados de contacto numa landing page, direcione-os para uma thank you page onde os convida a fazer algo mais (partilhar nas redes sociais, contactar a empresa, visitar outra landing page);
  5. Deixe as pessoas intrigadas e encantadas com o que vai fazer a seguir, ao lhes oferecer downloads gratuitos, promoções ou outras ofertas interessantes e espontâneas. Assim irá criar mais curiosidade e interesse para com o seu público.

Estratégia Inbound Marketing

Fazer a transição do marketing tradicional para uma estratégia de inbound marketing não tem de ser complicado nem difícil. 


O que envolve é otimizar técnicas que já tem usado com sucesso para aumentar o retorno de investimento da sua empresa, mas fazê-lo duma forma sistemática e automatizada.

Fatores como design de landing pages, SEO, email marketing e outros devem fazer todos parte da estratégia do seu websie para alcançar, atrair e reter o máximo número de clientes possíveis.

Passar para o inbound marketing pode levar algum tempo e investigação, mas não irá afetar o orçamento da empresa, pois não é um custo, é um investimento que irá gerar resultados que esteve à procura através de outros métodos, como é o caso do marketing tradicional, que cada vez tem menos apelo e resultados.

Conheça a Metodologia Inbound Marketing:

Metodologia Inbound Marketing

→ http://www.youlead.pt/inbound-marketing

 

Cristovao Cunha

Publicado por: Cristovao Cunha

Cristóvão Cunha, é partner e consultor da YouLead, agência de inbound marketing. Há mais de 20 anos que ajuda as organizações a melhorarem os seus processos de venda e de suporte, alinhando a tecnologia com os objetivos de negócio. Nos últimos 8 anos o seu focus tem sido no inbound marketing e tem trabalhado com empresas como a BMW, SIBS, J. Mello Saúde, Galp Energia, Dekra, Mini, Sonae e Sheraton.

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