Blog YouLead - Inbound Marketing

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Como aumentar as suas vendas com menos esforço através da automação de marketing?

Integrar os processos de marketing e de vendas gera não só mais oportunidades de negócio, como também conduz à melhoria dos resultados das empresas. 

Hoje em dia o poder de compra centra-se no comprador e não no vendedor por isso, as empresas têm de se adaptar a esta nova realidade e construir estratégias que se foquem no crescimento do negócio, tendo sempre como aliado a automação de marketing e de vendas.

Saiba neste artigo qual a importância de investir numa plataforma de automação que lhe permita não só gerir as suas estratégias de marketing, como também de vendas.

O que é a automação de marketing e vendas?

Automação de marketing e vendas é o processo onde as estratégias de uma empresa são organizadas e automatizadas através de um software.

Através da  automação, os processos seguem-se com uma única linguagem e com fim em atingir os objetivos da empresa. Estes processos geram um melhor relacionamento com os potenciais clientes, o que consequentemente, pode conduzir ao aumento das vendas.

Os sistemas de automação de marketing e vendas analisam e monitorizam informações sobre o comportamento, preferências e interações dos prospects, e podem assim ajudar a identificar a melhor maneira e momento para comunicar.

Quanto mais conhecimento se tem sobre o comportamento do potencial cliente, mais ferramentas o representante comercial tem para falar com a pessoa certa, na hora certa e da maneira certa. É nesse momento que as duas áreas se unem e a automação gera valor.

Porquê investir em ferramentas de automação?

1. Geração de prospects mais informados

Através das estratégias de marketing o prospect obtém informação sobre a empresa, sobre os serviços ou produtos a estes associados. Por isso, uma lead que já conhece o contexto da sua empresa, tem mais hipóteses de fechar um negócio.

A utilização de ferramentas de automação permite promover produtos em vários canais em simultâneo, oferecer conteúdo relevante aos seus prospects e claro, monitorar o comportamento ao longo da buyer's journey.

Posto isto, realça-se a importância da construção de uma estratégia de marketing de conteúdo, que ofereça informação relevante aos seus prospects, com fim na angariação de novas leads e posteriormente na fidelização de clientes.

2. Saber mais sobre a lead

As ferramentas de automação permitem não só poupar tempo à sua equipa de vendas, como também gerir quais as leads que estão prontas para comprar, evitando desperdiçar esforços e recursos com leads que não estão ainda preparados para fechar um negócio.

Desta forma, o profissional de vendas tem acesso a informações relevantes sobre a lead, o que auxilia na construção de conexões mais personalizadas. Os fluxos de lead nurturing, utilizados em Inbound Sales são construídos conforme as ações e comportamentos do consumidor. Por exemplo, ao realizar testes A/B por email, consegue identificar o mais adequado para atrair e envolver as suas leads no fluxo de vendas, por alterações de subject, cores do CTA e muito mais.

3. Integração de processos de marketing nos processos de vendas

A automação de marketing para além de monitorar o comportamento do consumidor, gera mecanismos de interação entre a proposta realizada pela empresa e as pessoas que procuram por ela. 

Estas plataformas facilitam a gestão de leads, criam um relacionamento mais próximo e, consequentemente, levam ao aumento das vendas.

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Quais são os benefícios da automação de marketing e vendas?

1. Geração de leads

A construção de landing pages, permite atrair um maior volume de pessoas e, por consequência, aumentar o número de leads geradas. 

Os softwares de automação de marketing e vendas, como já mencionado, possibilitam a geração de leads qualificados para a sua equipa de vendas, visto que a plataforma consegue identificar as várias fases da jornada de compra de uma lead. Além disso, colocam em prática, automaticamente, ações de marketing personalizadas e adequados a cada lead.

2. Aumento das vendas

O aumento do volume das vendas não é apenas uma consequência da geração de leads: este acontece também porque as leads estão mais preparados para comprar

Tudo isso porque os leads passaram por um processo de lead nurturing personalizado e adequado às suas necessidades, mostrando como solução, que o produto ou o serviço do seu negócio pode resolver o problema apresentado. 

Além disso, as informações fornecidas pela plataforma de automação, permitem que o profissional de vendas mantenha um relacionamento mais próximo e eficiente junto dos potenciais clientes. 

3. Otimização do processo de vendas

Tempo é dinheiro, por isso, quanto mais efetivos e simples forem os processos da sua empresa, melhor. O uso de automação de marketing e vendas faz com que seja necessário interagir menos com as suas leads para fechar negócio, o que torna este processo ainda mais rápido.

O sistema de automação também auxilia no processo de pré-venda, sendo possível “conversar” com mais pessoas, identificando-las de uma forma mais adequada. Esse processo faz com que somente os leads qualificados passem para os profissionais de vendas, e em termos financeiros, isso significa a redução do custo de aquisição por cliente (CAC).

4. Aumento do ROI

A automação de algumas atividades de marketing e vendas ajuda a que os profissionais dessas áreas possam dedicar mais tempo a planear e desenvolver ações estratégicas para o negócio.

À medida que a audiência vai aumentando e com a necessidade de um esforço menor, a receita e a reputação da sua empresa tende também acabar por crescer.

Como automatizar os processos de marketing e vendas?

Há diversas ferramentas que beneficiam as suas estratégias de marketing e vendas. Esta categoria de plataformas é indicado para empresas que investem numa estratégia de marketing de conteúdo e que geram um número de leads orgânico tão elevado que é difícil gerir manualmente.

Este é o momento em que deve pensar em soluções de como escalar os resultados através da automação de marketing e vendas.

O próximo passo é identificar os pontos de conversão de leads para o seu negócio. 

De seguida, reúna num documento todos os conteúdos disponíveis e categorize-os de acordo com cada etapa do funil de vendas. Isso ajuda a planear a criação de novos conteúdos, bem como a definir os fluxos de nutrição de leads.

É possível dizer ainda que, as plataformas de automação ajudam na construção de um bom ambiente de trabalho.

Atualmente, há diversas ferramentas de automação de marketing e vendas disponíveis no mercado, como é o caso da HubSpot, uma plataforma valiosa e poderosa que permite gerir os departamentos de marketingvendas e serviço ao cliente de qualquer organização. 

Na YouLead somos especialistas em HubSpot, por isso se ainda tiver dúvidas não hesite em contactar-nos.

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