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A Arte de um bom email de Vendas (inclui templates)

29/dez/2016 18:21:13 por Gabriela Sabino

Como fazer um bom email de Vendas - Parte I (inclui templates)

Ter a atenção da audiência é hoje mais do que nunca um desafio para as Vendas. A maior parte do tempo as pessoas são bombardeadas no email com informação desnecessária, o que as leva a ignorar novos remetentes. É necessário ter a arte e o conhecimento para saber escrever um email que desperta a curiosidade e ganha a atenção de quem lê.

Hoje em dia um email de um remetente desconhecido é apenas mais um email. Mais um que provavelmente vai acabar na lista de spam, e será descartado. Conseguir que a nossa mensagem não só se destaque e ultrapasse a barreira de ruído, como também incentive uma resposta de um possível comprador, tem o seu quê de técnica e engenho. De saber quem está do outro lado e o que desperta interesse. Uma questão de personalização.

Neste artigo - Parte I -  damos a conhecer 3 templates de especialistas em Vendas, para diferentes fases de interação com o possível comprador.

3 Templates para uma primeira abordagem

#1 O Email sucinto e delicado

Por vezes uma abordagem concisa e direta tem as suas vantagens. A especialista Trish Bertuzzi (The Bridge Group), propõe o seguinte template, constituído primeiro por uma introdução do remetente sobre quem é e o que faz; um segundo ponto onde cria um ponto de conexão com o possível comprador com algum ponto de interesse; e terceiro um convite à ação (call to action).

Olá [nome do comprador],

[Introdução e argumento de valor acrescentado]. Tive oportunidade de ver que [nome da empresa] [novidades ou eventos relevantes]. Será que há em interesse em [call to action]? Se sim, [forma de entrar em contacto].

Melhores cumprimentos,

[nome]

 

Exemplo

Boa tarde Sofia, 

O meu nome é Maria Silva e ajudo empresas na área de IT, tal como a empresa Xpto, a reduzir custos através de outsourcing. 

Recentemente li que abriram novos escritórios em Madrid - parabéns pela expansão. Fale comigo se quiser agendar uma breve sessão estratégica por telefone, na próxima semana, para saber como poderá reduzir custos na nova localização. 

Obrigada!

Melhores cumprimentos, 

Maria Silva 

 

#2 O Email personalizado

A personalização é de importância crucial para o que possível comprador leia e responda a um email. Se num email se conseguir comunicar um problema com que o leitor se identifique, a mensagem terá maior probabilidade de produzir efeito e gerar interesse.

Este é um template de Michael Schultz (Presidente do Rain Group).

[Primeiro nome do comprador],

[De forma personalizada, especificar o porquê do contacto] [Incluir uma referência se possível – um conhecido comum que sugeriu o contacto]

[Se o comprador é particularmente importante, incluir algo que o impressione]

[Proposta de reunião]

[Algumas linhas acerca das nossas competências e do que fazemos] [Link para conteúdo relevante no website]

[Relembrar novamente a razão pela qual gostaria de agendar a reunião com o comprador]

[Assinatura]

Importante. Nunca dê a entender que está a usar um template. Personalize, adapte o email com palavras próprias e com que o leitor se identifique.

 

Exemplo

Bom dia Sofia, 

O meu nome é Maria Silva e estou a contactá-la depois de ler sobre a sua empresa. A Andreia Pereira sugeriu que a contactasse uma vez que ajudo empresas como a Xpto a reduzir despesas através de outsourcing. 

Passei pela vossa empresa e falei com João Medeiros o vosso responsável de operações. Fiquei impressionada com os vossos níveis de produtividade. Contudo, tenho algumas ideias sobre como podem reduzir custos na vossa sede e na nova localização. Gostaria de agendar uma breve conversa consigo para discutir algumas dessas ideias.

Como uma forma de introdução tomo a liberdade de incluir um estudo realizado pela minha empresa sobre como reduzir custos em empresas como a Xpto. Ajudei mais de 50 empresas durante o meu percurso na Outsourcing SA. Adorava falar consigo para saber como posso ajudá-la a poupar mais. 

Cumprimentos, 

Maria Silva 

 

#3 O Email que desperta a atenção

Michael Pici é gestor de vendas na Hubspot. Investe bastante tempo a pensar quais as palavras e frases que possam ganhar a atenção do comprador. Essencialmente, comunica a importância de conhecer bem o comprador, através de pesquisa do perfil, para que se possa enviar um email personalizado. O foco, está sempre no comprador. Aqui fica o template que propõe:

[Assunto: personalizado e diferenciado – que ganhe a atenção do leitor]

[Primeiro nome],

[Primeiras frases, sobre o comprador – foco no comprador]

[Questão alinhada com os objetivos do comprador]

[Assinatura]

 

Exemplo

Sofia, reparei que recentemente publicou uma questão no Linkedin sobre como gerar novas leads para a sua empresa. Como gostaria de melhorar a sua estratégia? Pela minha experiência a (incluir solução) tem sido eficaz para empresas como a Xpto. Teria todo o prazer em conversar um pouco sobre esta solução se for do seu interesse. 

Cumprimentos, 

Maria Silva


Ler "A Arte de um bom email de Vendas - Parte II"

Uma boa ferramenta de marketing automation pode ajudar na atividade comercial através da criação de templates, como os que partilhamos neste artigo, e envio automático dos mesmos para potenciais clientes. 

Beneficios do Marketing Automation

Conheça a plataforma de Marketing Automation Hubspot.

Tópicos: email marketing, Inbound Sales

Gabriela Sabino

Publicado por: Gabriela Sabino

A Gabriela é Inbound Marketing Consultant na YouLead. Tenta ser – dia após dia - a melhor versão de si mesma. E nada melhor que o Marketing Digital para a ajudar nesse upgrade.

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