Blog YouLead - Inbound Marketing

Blog YouLead - Inbound Marketing




5 truques para angariar mais leads com mobile marketing

MobileMarketing_1.png

A maioria das táticas de lead generation são simples: Criar conteúdo, produzir um formulário integrado numa Landing Page, e fazer a promoção dessa Landing Page em todos os canais que tenha disponíveis para o efeito (blog, redes sociais, email marketing, etc). Todos aqueles que preencherem o formulário e adquirirem o conteúdo são transformados em leads da sua empresa.

Esta estratégia funciona na perfeição para quem o visita através de um desktop. E quanto aos seus visitantes mobile?

Devido ao modo como os utilizadores interagem através dos seus dispositivos mobile, a sua estratégia de lead generation deve ser ajustada. Não necessita de criar novo conteúdo para uma audiência mobile, necessita apenas de fazer uns pequenos ajustes à estratégia que já tem para utilizadores desktop, e criar verdadeiras experiências mobile.

Para o ajudar a fazer esses ajustes, deixamos-lhe 5 truques para adaptar os seus conteúdos ao universo mobile e angariar mais leads:

 

1. Implemente formulários progressivos

O preenchimento de um formulário num smartphone pode tornar-se numa experiência muito frustrante. Os campos são normalmente muito pequenos e os utilizadores acabam por clicar no sítio errado. E para além disso, os formulários são sempre muito mais extensos do que o esperado. O resultado é um elevado número de utilizadores a mudar para outro website que não seja tão difícil (nem frustrante) de navegar.

Enquanto marketer, não pode abdicar dos seus formulários e por isso a solução será implementar formulários progressivos.  O que são?

Os formulários progressivos permitem-lhe remover automaticamente campos que já foram preenchidos pelo utilizador e apresentar apenas aqueles que ainda se encontram em falta. Deste modo, consegue recolher várias informações dos seus subscritores e manter os seus formulários curtos e acessíveis. Vantagem: otimiza a sua presença mobile e aumenta as suas conversões.

 

2. Mantenha os seus Botões de Ação simples

No momento de criar um botão de ação para o seu website deve também ter em conta o modo como este será visualizado em dispositivos móveis. O ideal é produzir um botão de ação com design simples, que seja atrativo e de fácil leitura. Deve ter ainda em atenção o copy do Botão, que deve incentivar à ação e indicar claramente o objetivo do Botão. Por fim, garanta que o seu Botão não ocupa muito espaço na sua página quando esta for visualizada através de um smartphone ou outro dispositivo móvel.

 

3. Otimize o seu conteúdo para um ecrã mobile

Quando está a escrever para uma audiência mobile, existem algumas regras que não pode ignorar:

Primeiro, inclua vários links para geração de leads no início do seu artigo, para aqueles utilizadores que provavelmente não o irão ler até ao fim. Não coloque a informação mais importante no fim do seu artigo. Garanta que os leitores percebem o seu objetivo desde o início.

Depois, torne o seu conteúdo “fácil de digerir” e escreva de modo conciso. Coloque os seus títulos a bold  e faça com que os seus conteúdos sejam de fácil partilha nas redes sociais.

Por fim, teste diferentes tipos de conteúdo para ver o que funciona melhor em mobile. A sua audiência gosta de listas? De artigos “Faça você mesmo?” O que é mais provável que esta leia até ao fim, principalmente em dispositivos mobile? Reúna os resultados e produza conteúdo melhorado que agrade aos seus leitores.

 

4. Torne o seu número de telefone clicável

Quando alguém pega no telemóvel, é certo que irá tomar determinada ação. Seja esta aceder a uma app, procurar por uma empresa, ou fazer uma chamada, será sempre mais fácil essa ação ser completada se o processo for descomplicado.

Sabendo isto, considere como poderá conduzir os seus visitantes até à conversão cada vez mais e mais rapidamente. Uma boa técnica é garantir que o seu número de telefone é clicável no seu website. Com isto, os utilizadores não precisam de copiar e colar (ou memorizar) o seu número de telefone. Estes apenas necessitam de clicar e a chamada é feita automaticamente.

Quantos menos cliques forem necessários para completar uma ação, mais ações serão levadas a cabo pelos seus visitantes, ao invés de abandonarem o seu website pelas dificuldades na sua utilização.

 

5. Experimente o SMS Marketing

Os marketers estão habituados a utilizar o email e as apps nas suas estratégias de mobile marketing, mas a crescente utilização de dispositivos móveis conduz a outra oportunidade: o SMSMarketing.

Utilizar as SMS como meio de comunicação para promover os seus produtos ou serviços pode acelerar o processo de conversão de potenciais clientes em clientes da sua empresa.

Veja um exemplo: Um visitante entra numa loja e é-lhe indicado que envie uma SMS para determinado número para ter acesso a um desconto. A partir do momento em que envia a SMS, esse visitante é transformado em potencial cliente (lead) e receberá uma mensagem todos os meses com novos descontos. Se esses descontos forem de real interesse para esse potencial cliente, este voltará à loja e irá adquirir o produto com o desconto promovido na SMS.

Este visitante passou de simples prospect a cliente em apenas alguns passos. Bastante eficaz não acha?

Gerar leads através de Mobile Marketing não é impossível. Ao fazer pequenas alterações no seu Marketing pode desenvolver experiências mobile que agradam aos seus clientes, e que atraem novas oportunidades de negócio para a sua empresa.

Do que está à espera?

 



Deixe aqui o seu comentário | Comments: