Contacte-nos (+351) 217 828 101EN|PT

Youlead - Inbound Marketing

CONSULTORIA DE MARKETING digital

Consultoria de Marketing Digital: Tudo o que precisa de saber

Está a considerar contratar os serviços de uma consultora de marketing digital? Vamos ajudá-lo a perceber porque é que essa pode ser a decisão acertada para si.

1. O QUE É UMA CONSULTORA DE MARKETING DIGITAL

Está a pensar em implementar novos projetos na sua empresa? Em reestruturar ou reforçar as suas competências digitais? Em lançar novas iniciativas que otimizem o desempenho do seu negócio e potenciem o seu crescimento?

Desenvolver uma estratégia digital pode ser altamente desafiante, especialmente para organizações que se debatam com um ou mais dos seguintes problemas:

  • Falta de tempo/disponibilidade;
  • Falta de conhecimento;
  • Falta de recursos (humanos e/ou físicos).

Nestes casos, pode ser oportuno considerar a contratação de uma agência de consultoria de marketing digital. Os serviços de um parceiro especializado podem contribuir para ajudar a sua empresa a organizar ideias de conceitos e a criar e operacionalizar estratégias.

Uma empresa de consultoria de marketing digital tem o papel de pesquisar, aconselhar, planear e, eventualmente, implementar estratégias de marketing online para os seus clientes. Enquanto consultora, o seu principal objetivo deve ser potenciar o crescimento e a receita dos negócios através da maximização das leads e dos clientes.

Isto é feito através de uma avaliação e acompanhamento personalizados, de forma a que os esforços e investimentos feitos em marketing sejam ajustados à realidade do negócio e aos seus objetivos. E é a existência de profissionais de marketing especializados dentro da agência que favorece esta atividade de consultoria relevante.

Voltar ao índice

 

2. O MARKETING DIGITAL COMO FATOR DE CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO

O marketing digital tem vindo a tornar-se, nos últimos anos, um elemento imprescindível na ação da maioria das organizações.

Isto não aconteceu ao acaso: os consumidores foram começando a utilizar cada vez mais a internet e os canais digitais para se entreterem, comunicarem e consumirem informação. E, por isso, as marcas tiverem rapidamente de se adaptar e de começar a veicular as suas mensagens de marketing nos meios nos quais o seu público-alvo se encontra.

O digital tornou-se, para muitos casos, a melhor das oportunidades para sobreviver, competir e crescer dentro de cada indústria. Conheça algumas das razões pelas quais o marketing digital se tornou um fator crítico de sucesso para o crescimento de muitos negócios:

O marketing é mais segmentado

As ferramentas de marketing digital (publicidade nos motores de busca, publicidade nas redes sociais, email marketing e outras) ajudam as empresas a serem mais bem-sucedidas na forma como alcançam o seu público-alvo, na medida em que permitem atingir pessoas cuja probabilidade de comprar os seus produtos/serviços é maior.

Isto acontece porque as marcas têm acesso a um conjunto de informação demográfica (idade, género, estado civil, localização geográfica, etc), psicográfica (interesses, hábitos, etc) e comportamental (páginas que visitaram, emails que abriram, conteúdos que descarregaram, etc) que lhes permite serem mais efetivas junto das pessoas a quem divulgam as suas mensagens.marketing-customer-analysis-concept-wooden-grunge-background-side-view-finger-targeting-wooden-man

Reputação e notoriedade das marcas

O marketing online é uma oportunidade sem precedentes para os negócios construírem a sua notoriedade e aumentarem a sua reputação junto de um público potencialmente maior. Além disso, ajuda as marcas a ganharem a confiança dos consumidores e a que estes demonstrem a sua lealdade, pois clientes satisfeitos tendem a partilhar a sua experiência positiva com os outros.

Paralelamente, o digital reduz o fosso entre empresas de pequena e grande dimensão, uma vez que o investimento envolvido pode ser mais pequeno quando comparado com grandes meios como a televisão ou a imprensa.

Alcance mais elevado

A aquisição de novos clientes e a interação com estes podem ganhar uma expressão muito maior no digital do que noutros canais. Pense no seu website ou nas suas redes sociais: qualquer pessoa no mundo pode encontrá-los e começar a ter contacto com a sua empresa.

E, mesmo que o seu negócio seja apenas nacional, ou mesmo local, a facilidade com que atinge o seu público-alvo é muito superior (e mais rentável) quando comparada com outros meios.

Estratégias mais efetivas e rentáveis

Enquanto nos meios mais tradicionais, como a televisão ou a rádio, é mais complexo medir o alcance e a eficácia das estratégias de marketing, os canais digitais trazem consigo uma maior visibilidade e tangibilidade em relação ao retorno do investimento.

Isto porque existem inúmeras métricas que podem ser monitorizadas e analisadas no sentido de garantir uma boa performance das campanhas. Por exemplo, imaginando um website de e-commerce: é possível saber exatamente quantas pessoas visitaram o site, de onde é que esses visitantes vieram, quantas viram páginas de produtos (e quais) e quantas realizaram uma compra efetiva (além de muitas outras informações). Este nível de detalhe confere ao digital uma possibilidade de controlo sobre a eficácia dos esforços de marketing inexistente até agora.

 

De facto, o marketing digital acaba por ser mais rápido, mais versátil e mais ágil do que outros canais. E as estratégias desenvolvidas podem ser mais facilmente analisadas e otimizadas, se necessário. O que coloca as organizações numa posição mais privilegiada para comunicarem, angariarem mais clientes e fazerem crescer o seu negócio.

Por essa razão, e independentemente do tamanho da sua empresa, não existe um motivo válido para não tirar partido das ferramentas de marketing digital. Estas trazem cada vez mais oportunidades para que as empresas se posicionem de forma relevante no mercado e para que cresçam. E, em última instância, os negócios que não conseguirem adaptar-se poderão ficar para trás em relação aos seus concorrentes.

Voltar ao índice

 

3. SERVIÇOS DE UMA CONSULTORA DE MARKETING DIGITAL

O escopo dos serviços de uma consultoria de marketing digital pode variar. Pode haver uma especialização numa determinada área (como o SEO ou o inbound marketing, por exemplo) ou, ao invés, disponibilizar um serviço 360º. O âmbito pode ser mais estratégico/consultivo (através de uma análise do panorama atual da empresa e da proposta de um plano de marketing) ou também operacional (execução das ações sugeridas).

Esta variedade de serviços reitera a dificuldade que pode ser para uma empresa incorporar todas estas valências internamente.

Assim, e tendo em conta que podem não ser comuns a todas as agências de marketing digital, estes são os serviços que uma consultora pode desenvolver para a sua empresa:

1) Website

Uma consultora pode avaliar qual a melhor tecnologia para construir o seu website ou analisar o desempenho de um website já existente e identificar oportunidades de melhoria. Isto permitirá não só desenvolver um site que represente bem a sua marca mas também que seja atrativo para os visitantes, funcional e que aumente as conversões.

2) Estratégia Digital

A empresa de consultoria pode analisar o “estado de arte” da estratégia da sua empresa e ajudá-lo a implementar um plano de marketing 360º que tenha como base um estudo detalhado do mercado-alvo, dos seus concorrentes, das suas keywords estratégicas, das suas buyer personas e dos seus objetivos de negócio.

Depois disso, é necessário definir quais os canais a utilizar para concretizar esse plano e que podem ir desde um blog, redes sociais, campanhas de paid media, email marketing, entre outros.

Estratégia digital 360

3) Estratégia de Vendas

A estratégia de vendas nunca pode ser dissociada da estratégia de marketing e deve existir um alinhamento claro entre os dois departamentos (o chamado "Smarketing") para que as ações de ambos contribuam para atingir objetivos comuns de negócio.

Neste sentido, uma empresa consultora de marketing digital pode (e deve) ter um papel ativo na definição da estratégia comercial, que pode, muitas vezes, ser impactada, agilizada e otimizada pelas ações de marketing.

4) Avaliação da Performance

Todas as ações anteriores tornam-se irrelevantes se não avaliarmos e medirmos convenientemente as métricas que definam o sucesso de um projeto/negócio. E as tecnologias digitais trouxeram consigo uma oportunidade sem precedentes de monitorizarmos ao detalhe as ações de marketing.

Por essa razão, a análise da performance das táticas realizadas é um aspeto importante que uma consultora de marketing digital deve colocar ao serviço da sua empresa.

5) Ferramentas Tecnológicas

O marketing digital (e a transformação digital de um ponto de vista mais lato) está intimamente relacionado com a tecnologia. Existem centenas de ferramentas tecnológicas no mercado disponíveis para os profissionais de marketing e que podem ser úteis para SEO, gestão de redes sociais, gestão de publicidade online, criação de websites e blogs, envio de campanhas de email marketing… enfim, as possibilidades são imensas. E ter uma consultora de marketing digital pode ajudá-lo a encontrar as plataformas que mais se ajustam às necessidades do seu negócio.

 

Assim, as responsabilidades diárias de uma consultoria de marketing digital podem ser variáveis em função dos objetivos estabelecidos para o projeto e daquilo que for contratado. O importante é garantir que as expetativas em relação ao que é pretendido estejam alinhadas entre ambos os lados - agência e cliente - e que a visibilidade e transparência em relação às ações desenvolvidas vá sendo assegurada pelo prestador dos serviços.

Voltar ao índice

 

4. COMO ESCOLHER O MELHOR PARCEIRO DE MARKETING DIGITAL

Para escolher a consultora de marketing digital mais apropriada para a sua empresa, é muito importante que o processo de decisão seja informado e que se baseie na análise cuidada de alguns aspetos.

Deste modo, apresentamos-lhe alguns pontos que deverá ter em conta no processo de escolha e que o tornarão mais fácil.

1) Defina e procure os serviços que pretende

O primeiro passo para encontrar a agência digital ideal é fazer alguma pesquisa. Defina com clareza os serviços que pretende para a sua empresa - marketing de conteúdo, SEO, gestão de redes sociais, etc - e, com base nisso, investigue quais poderão ser as melhores agências em condições de lhe entregar esses mesmos serviços.

2) Compare os serviços de várias consultoras

O facto de uma consultora poder vir a ser um potencial parceiro irá depender dos serviços que esta presta e de que forma é que eles se enquadram com o que é pretendido. Assim, analisar a natureza e a variedade dos serviços prestados é a segunda coisa a fazer neste processo de escolha. Nesta fase já conseguirá fazer uma triagem de algumas agências que lhe parecem um “melhor fit”.

3) Analise preços

Todos sabemos que os recursos financeiros são limitados e, por isso, este é um elemento inegável a considerar neste processo. E, ao mesmo tempo que é natural que queira uma parceria acessível em termos monetários, o mais provável é também não querer investir em serviços aparentemente baratos: um serviço mais barato não estará em posição de entregar um retorno sobre o investimento de forma tão efetiva pois não terá tantos recursos disponíveis para desenvolver as ações necessárias.

Estas questões devem ser colocadas numa balança no momento em que pesquisa os preços online. E este é outro desafio com o qual poderá deparar-se: a maior parte das consultoras não terão os preços visíveis no seu website. Assim, será necessário enviar pedidos de contacto a solicitar essas informações e aguardar várias respostas para poder comparar.

4) Procure conhecer a tecnologia usada

O marketing digital e a tecnologia estão intimamente ligados. E uma boa consultora tem, necessariamente, de utilizar as ferramentas mais atuais, inovadoras e com melhor desempenho do mercado. Adicionalmente, esta deve também saber sugerir-lhe aquelas que lhe irão permitir alcançar os seus objetivos de crescimento digital.

Por isso, o tipo de tecnologia usada pela agência é algo que vai querer saber e analisar no momento de escolher uma.
campaign-creators-ARW7Ic7MSAM-unsplash

5) Leia comentários e testemunhos de clientes

Quando adquire algum produto online gosta de ler os reviews para ter a certeza de que está a fazer uma boa compra, correto? Então acreditamos que o mesmo deverá acontecer no momento em que procura um parceiro de marketing digital.

Encontrar testemunhos e comentários de clientes antigos ou atuais dar-lhe-á uma visão imediata acerca das forças e fraquezas de uma consultora. E, dependendo das características que são importantes para si que este futuro parceiro tenha, então estes reviews podem simplificar a sua tomada de decisão.

6) Explore credenciais

Depois de ver testemunhos de outros clientes, outra coisa que poderá querer explorar é a existência de credenciais. Estas podem ser os anos de experiência na área, prémios ou certificações.

Por exemplo, se está interessado em desenvolver campanhas de paid search, será certamente uma mais-valia que a consultora seja certificada em Google Ads. Ou, por outro lado, se pretende implementar uma estratégia de inbound marketing, poderá querer privilegiar agências parceiras da HubSpot.

7) Contacte as agências

Agora que já tem uma short-list de potenciais parceiros em marketing digital, e que já compilou informações importantes sobre cada um deles, está na hora de entrar em contacto com cada um e procurar ver respondidas algumas dúvidas mais específicas:

  • Tem experiência na minha indústria?
  • Quais as estratégias que funcionariam melhor para a minha empresa?
  • Como irá contribuir para o crescimento do meu negócio?

Com base nestas respostas já será, certamente, possível determinar qual a empresa de consultoria que melhor se adequa às suas necessidades e que irá querer contratar. Contrate aquela que lhe transmitiu mais confiança e que lhe parece ideal para ajudá-lo no crescimento digital da sua organização.

Voltar ao índice

 

5. RAZÕES PARA INVESTIR NA CONTRATAÇÃO DE UMA CONSULTORA DE MARKETING DIGITAL

Como já vimos anteriormente, uma agência digital pode contribuir com uma perspetiva e com um nível de especialização que pode ser difícil de encontrar de outra maneira.

E existem vários motivos pelos quais o papel de uma consultora de marketing digital está a tornar-se cada vez mais importante para os negócios. Alguns deles são:

  • A concorrência é cada vez mais forte: na era digital, os mercados tornaram-se altamente competitivos. Isto porque os canais digitais são mais democráticos e abrem portas a praticamente todos os negócios. Além disso, os hábitos de consumo e os processos de decisão de compra dos consumidores também vão registando mudanças, o que faz com que seja muito desafiante para as marcas acompanharem essas alterações.
  • O marketing digital muda de dia para dia: as redes sociais estão em permanente mudança, com atualizações quase diárias nos seus algoritmos e funcionalidades. As plataformas de marketing tornam-se mais sofisticadas e vão incorporando ferramentas de inteligência artificial e machine learning. Até mesmo os consumidores vão alterando as suas preferências migrando de uma aplicação para a outra em função dos seus interesses. E toda esta complexidade exige que as empresas de adaptem rapidamente.
  • Falta de abordagens estratégicas: um dos maiores erros nos quais os negócios caem está relacionado com a implementação de ações de marketing sem qualquer fundamento estratégico. E esta é uma das áreas nas quais uma consultora pode ter um papel decisivo, aconselhando sobre qual a melhor abordagem.

Tendo em conta este cenário, conseguimos perceber facilmente que existem vários benefícios em contratar uma consultoria de marketing digital.

Perspetiva externa

Ter um ponto de vista externo à sua empresa pode ajudá-lo a ver as coisas - o estado do seu marketing atual, as estratégias mais adequadas ao seu negócio e os seus objetivos - com maior clareza e objetividade.

Uma consultora pode sugerir novas ideias de uma forma mais imparcial, ou seja, sem estar demasiado agarrada a ideias já enraizadas na empresa, a procedimentos internos, etc. E essas ideias podem ser mais atuais, inovadoras e disruptivas do que aquelas que eram consideradas internamente.

Se procura promover o seu negócio de maneira relevante e diferenciadora para ganhar vantagem competitiva, ter um parceiro de marketing digital pode ser uma grande mais-valia.businessman-with-light-bulb-in-his-hand

Especialização

Uma consultora de marketing digital dá aos seus clientes a oportunidade de trabalharem com profissionais experientes e especializados em todas as vertentes do digital, desde o SEO, às redes sociais, à publicidade paga nos motores de busca, ao email marketing, entre outras. Paralelamente, pode haver agências mais especializadas numa área em detrimento de outras (por exemplo, em gestão de redes sociais, em usabilidade, em performance, em inbound marketing).

Esta especialização já existente permite-lhe otimizar prazos de execução das estratégias e também a realização de ações mais eficazes, uma vez que estes profissionais já têm uma visão mais fundamentada daquilo que funciona melhor e de quais são as boas práticas

Custo-benefício e ROI

E se trabalhar com uma agência lhe possibilita otimizar prazos de entrega das ações, então é uma mais-valia no sentido em que todos sabemos que “tempo é dinheiro”. O facto de estar a trabalhar com especialistas irá permitir-lhe avançar mais depressa e resolver problemas de maneira mais ágil. Por conseguinte, irá estar a poupar dinheiro.

Adicionalmente, tem também a garantia de que o seu investimento é gasto de forma mais efetiva e pode sempre ir avaliando a performance e o retorno das ações através de relatórios que a agência lhe vá apresentado periodicamente.

 

O marketing digital é, como vimos, uma área em constante evolução. E estar atualizado em relação às últimas tendências e às boas-práticas e treinado para executar estratégias relevantes exige tempo e recursos que muitas empresas, pura e simplesmente, não possuem.

Neste sentido, trabalhar com um parceiro elimina a eventual ausência de experiência e desconhecimento e, pelo contrário, dá aos clientes uma segurança de que o trabalho é desenvolvido com propriedade e competência.

Além disso, e como conseguimos verificar, outra grande vantagem de contratar uma agência de marketing é que, dessa forma, os responsáveis das empresas podem passar a focar-se em gerir o seu negócio: isso significa tentar ganhar investidores, fechar mais transações, formar novas parcerias estratégicas e todas as outras tarefas que, lado a lado com o marketing, contribuem para o crescimento da empresa e para o aumento da receita.

Voltar ao índice

 

CONCLUSÕES

Em suma, podemos perceber que o marketing digital é um elemento completamente crucial para o crescimento das empresas na atualidade. A vantagem competitiva dos negócios e, até mesmo, a sua sobrevivência no mercado, podem depender da sua presença digital e da relevância das suas estratégias online.

Neste sentido, muitas organizações não têm capacidade de investir tempo nem recursos para levar a cabo estratégias digitais efetivas. E uma boa alternativa pode ser contar com a ajuda de uma consultora especializada.

As agências de marketing digital podem colocar ao serviço dos seus clientes um grande conjunto de atividades com vista ao seu crescimento digital. Estas atividades podem ir desde a análise dos esforços de marketing atuais, até à proposta de uma estratégia digital mais relevante e eficaz, passando por tudo aquilo que envolve a monitorização de resultados e otimizações/melhorias. Além disso, podem abranger áreas como o SEO, redes sociais, campanhas de PPC, email marketing, marketing de conteúdo, produção de websites, entre outras.

A contratação de uma consultora de marketing digital pode ser uma mais-valia na medida em que esta contribui com uma abordagem externa e especializada, além de poder ter um custo-benefício maior quando comparado com a opção de levar a cabo as tarefas de marketing internamente.

O principal aspeto que deve ter em consideração aquando da contratação de um parceiro de marketing digital é o foco que este tem no ROI da sua empresa e como vai demostrá-lo e medi-lo. Em última instância, este retorno será sempre o mais importante para o seu negócio.

Voltar ao índice

 
Hubspot

HubSpot

Na YouLead, o HubSpot é o pilar fundamental do nosso trabalho e das estratégias digitais que propomos aos nossos clientes.

O HubSpot é uma ferramenta integrada de automação de marketing, vendas e serviço ao cliente que permite criar, gerir e analisar todos os programas, campanhas e canais digitais de forma centralizada.

A YouLead é uma agência certificada pela HubSpot como Platinum Partner.