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Operations Hub: O novo Módulo da HubSpot para uma maior Adaptação a cada Negócio

Written by Juliana Belo | 20/mai/2021 10:00:00

O passado mês de abril chegou com grandes novidades na HubSpot. Grandes ao ponto de a plataforma ter lançado um novo módulo: o Operations Hub.

Este é o quinto módulo do software de marketing automation, que já conta com os hubs de Marketing, Sales, Service e CMS.

O que é, concretamente, o Operations Hub?

É um novo módulo da HubSpot que permite conectar diversas aplicações, realizar sincronização de dados, garantir a qualidade dos dados dos clientes e, em última instância, automatizar ainda mais os processos do seu negócio.

É uma ferramenta que irá alavancar ainda mais a utilização que faz do seu HubSpot hoje em dia, através de um processo melhorado de integrações, de ferramentas de dados mais robustas e de uma automatização mais flexível e adaptável.

O Operations Hub é um módulo técnico que, como o próprio nome indica, irá permitir às equipas de operações escalar as potencialidades de CRM do HubSpot e adaptá-lo cada vez mais à realidade específica de cada negócio.

Mas quais são, então, as principais mais-valias do Operations Hub?

1 - Sincronização de dados

A sincronização de dados através da integração com aplicações externas ao HubSpot vai tornar-se mais simples. O Operations Hub traz consigo uma maior harmonia entre o seu HubSpot e aplicações terceiras, assegurando uma integração de dados bidirecional que garante a sua fácil atualização em tempo real.

Algumas das aplicações mais populares que são agora potenciadas por esta integração com a HubSpot são o Google Contacts, o MailChimp, o Microsoft Dynamics ou a Zendesk. Mas existem muitas outras aplicações de marketing, de serviço ao cliente ou de faturação, por exemplo.

2 - Maior flexibilidade na automação de processos

A par das possibilidades em termos de sincronização bidirecional de dados, esta é também uma das novidades com maior impacto. Com o Operations Hub torna-se possível programar código diretamente nos workflows, o que permite ir ainda mais além dos já muitos critérios e ações pré-definidas na construção de um workflow.

Esta funcionalidade torna os workflows ainda mais flexíveis e poderosos, satisfazendo necessidades muito específicas de alguns negócios (como chamar um API ou executar SQL queries, por exemplo) e garantindo que toda a operação funciona à medida que estes vão escalando.



3 - Gestão da qualidade dos dados

A “limpeza” de uma base de dados (consistência e factualidade dos dados) é uma premissa essencial para o desenvolvimento de uma estratégia eficiente - tanto de marketing como de vendas - que garanta uma experiência relevante e personalizada ao cliente.

Neste sentido, e paralelamente aos workflows programáveis via código, o Operations Hub também contempla a existência de automações que contribuem para a manutenção da qualidade das bases de dados. Estes workflows preveem a realização de ações como atualizar números de telefone, corrigir propriedades de data, ajustar letras maiúsculas, entre muitas outras. E tudo isto de forma automática!

Além disso, se estiver a usar alguma integração com uma plataforma externa, acaba por contribuir para uma correta atualização dos dados não só dentro, mas também fora do seu HubSpot.



Ficou entusiasmado com as potencialidades do novo Operations Hub? Ele está disponível nas versões Free, Starter e Professional do seu HubSpot.

Caso pretenda saber mais sobre este novo módulo e sobre como poderá ajudar a escalar o seu negócio, não hesite em contactar-nos.

 

Conteúdo publicado originalmente em maio de 2021.