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O que procurar num parceiro de Marketing Digital

Written by Juliana Belo | 12/out/2020 9:30:00

Está a pensar em contratar uma agência de marketing digital? Provavelmente existem muitas razões pelas quais já pensou arranjar um parceiro nesta área: quer investir no crescimento digital do seu negócio mas não tem expertise suficiente dentro da sua empresa; as suas equipas internas não têm disponibilidade para fazê-lo pois têm de focar-se noutros projetos; não sabe por onde começar ou que recursos mobilizar…

Enfim, as razões podem ser variadas e uma agência de marketing digital pode realmente ajudá-lo a ultrapassar estes desafios. Mas, tendo em conta que existem tantas empresas de consultoria na área do marketing digital, como escolher a melhor?

Antes de escolher, existem algumas perguntas que deve procurar ver respondidas:

1. Quais as suas necessidades: estar à procura de um serviço 360º ou mais estratégico é diferente de estar à procura de um parceiro de SEO ou de gestão de redes sociais, por exemplo. Defina claramente quais são as necessidades do seu negócio e o que é que procura concretamente numa agência de marketing digital.

2. Quais os resultados prometidos: não adianta que uma agência prometa resultados incríveis ao início e depois falhe em entregá-los. Procure esclarecer como é que a agência se propõe alcançar esses resultados, qual será a estratégia desenvolvida, qual o conhecimento que tem do mercado e o que é que a torna única em resolver os seus problemas/desafios.

3. Qual a forma de reportar os resultados: a análise e apresentação dos resultados é um ponto crucial que determina o sucesso da relação entre cliente e agência de marketing. Cada agência pode reportar de forma diferente, quer em termos de forma, quer em termos de frequência. Mas é essencial que se estabeleça um relatório base que vá sendo atualizado para manter o cliente a par das ações desenvolvidas e dos respetivos resultados. Idealmente, esse relatório deve provar o ROI das estratégias em prática.

4. Qual o preço dos serviços prestados: um preço mais baixo não significa necessariamente um melhor negócio. Agências que cobram preços mais elevados estão, muito provavelmente, em melhor posição de alocar mais recursos às suas campanhas. Além disso, o valor cobre também o conhecimento e experiência adquirida que a agência já desenvolveu na área. Procure perceber se os preços envolvidos são justos para o tipo de apoio dado.

Estas são algumas questões que deve clarificar antes de escolher um parceiro de marketing digital. Mas, na hora de escolher, quais são os aspetos que deve procurar neste parceiro? Damos-lhe alguns exemplos.

Especialização

Podem existir algumas vantagens em trabalhar com uma agência “generalista” mas, tipicamente, os clientes retiram mais benefícios do trabalho desenvolvido por um parceiro especializado. Por exemplo, se o seu negócio atua no mercado imobiliário, poderá ser mais vantajoso trabalhar com uma agência que tenha experiência nessa área. Ou, se tem como objetivo gerar leads mais qualificadas para o seu negócio B2B, poderá experimentar fazê-lo através da metodologia de inbound marketing com uma agência especializada.

Foco estratégico

Tente abstrair-se do pitch de vendas da agência e determine de que formas - reais, quantificáveis - é que a agência vai fazer a entrega das estratégias e táticas propostas com vista à obtenção dos resultados. É crucial estabelecer as métricas que vão definir o sucesso do projeto e os respetivos KPIs.

Transparência

Nas suas conversas com os interlocutores da agência, deve procurar sempre o máximo de abertura e transparência relativamente ao trabalho que será realizado e à forma como será levado a cabo. Eles devem definir de um modo claro os serviços, os resultados e os deliverables em serão considerados.

Ferramentas

Uma boa agência deve colocar ao serviço dos seus clientes as melhores ferramentas do mercado. Por exemplo, se está à procura de um parceiro de Inbound Marketing, será que ele usa o HubSpot? Ou se procura apenas um parceiro em SEO, ele usa o Moz ou o SEMrush? Além disso, quais serão as ferramentas de comunicação utilizadas para manter contacto? Procure saber se as plataformas usadas são as mais adequadas para o desenvolvimento, gestão e otimização das estratégias propostas.

 

Escolher um parceiro de marketing digital pode parecer uma tarefa complicada. Mas se tiver em consideração todas as informações acima, poderá tornar-se mais fácil encontrar a agência que mais se enquadra com os seus objetivos de negócio e que está mais comprometida em atingi-los.

Na YouLead somos especializados em Inbound Marketing e na implementação de estratégias com vista ao crescimento do negócio. Não hesite em contactar-nos caso procure um parceiro!

 

Conteúdo publicado originalmente em outubro de 2020.