Blog YouLead - Inbound Marketing

10 apps que facilitam o trabalho de marketing

Written by Cristovao Cunha | 31/ago/2017 9:06:00

Ser marketer é um desafio constante. Há que estar atento ao desempenho de publicações, às respostas, dúvidas, e comentários de utilizadores, publicar conteúdos em diversas redes sociais, acompanhar dados analíticos, estar em sintonia com a equipa de trabalho, ter novas ideias para estratégias e campanhas, acompanhar tendências.

É um desdobrar de tarefas que requer acesso constante a informação e capacidade de organização. É aí que as aplicações móveis podem ser bastante úteis. Neste artigo queremos dar-lhe a conhecer algumas das que consideramos serem as melhores aplicações para marketers.

#1 Evernote

Esta é a aplicação referência para quem precisa de estar mais organizado. Utilizado por profissionais de diversas áreas, é também a ferramenta preferida de muitos digital marketers. Com o Evernote pode tirar apontamentos, criar e partilhar notas - como aquela ideia que acabou de surgir para uma estratégia ou uma nova publicação ou conteúdo, e que decerto que não vai querer esquecer. Pode também criar to do lists, lembretes e checklists. É uma aplicação bastante útil para estar sempre organizado. Descubra mais sobre o Evernote.

 

#2 Buzzsumo

Para quem trabalha conteúdo, a aplicação Buzzsumo é uma referência, que permite ter conhecimento sobre os conteúdos mais populares, o que é visto, lido e procurado pela web. Se é responsável por criar conteúdos, o Buzzsumo pode ser útil para saber mais sobre determinados temas que está a trabalhar, para fazer uma análise de conteúdos da concorrência, para ter alertas de palavras-chave, entre outras funcionalidades. Se trabalha Content Marketing, esta aplicação pode ser muito útil.

 

#3 Mention

Se quer acompanhar passo-a-passo o que está a ser dito acerca da sua empresa ou marca, o Mention monitoriza em tempo real. Sempre que a sua marca é mencionada pela web, a aplicação envia-lhe uma notificação, para que possa iniciar conversações no momento, envolver a audiência, reagir de modo adequado e a tempo. Pode também analisar a concorrência, criar relatórios e identificar influenciadores.

 

#4 Toggl

Se precisa de ter melhor controlo de produtividade, seja para si próprio ou uma equipa de trabalho, o Toogl é para si. Esta aplicação ajuda a gerir o seu tempo, a controlar prazos e a ter uma ideia exata do tempo dedicado a cada projeto ou tarefa, para maximizar a produtividade. A aplicação é ideal para gerir projetos e acompanhar os progressos da equipa. Pode personalizar o Toggl para a sua empresa e integrar com outras aplicações e plataformas. Conheça o Toogl.

 

#5 Feedly

Enquanto marketer, precisa de estar sempre atualizado. Ter facilidade de acesso aos conteúdos que mais lhe interessam, dos websites ou blogs que são mais relevantes para si, à distância de poucos cliques, é uma vantagem significativa. O Feedly é um agregador de conteúdos, que lhe permite reunir conteúdos de fontes RSS, para que possa estar sempre a par das tendências e procurar inspiração para novas ideias.

 

#6 Hootsuite

Imprescindível para social media managers, o Hootsuite é uma das ferramentas mais conhecidas para fazer gestão de social media -  dá-lhe acesso a mais de 35 redes sociais, através de uma única aplicação. Com o Hootsuite pode ter acesso imediato às redes sociais onde está presente, para ver, publicar, agendar publicações, bem como ter acesso a dados analíticos que permitem analisar o desempenho dos conteúdos.

 

#7 Buffer

Com mais de 4 milhões de marketers a usar esta aplicação, o Buffer pode ser a ferramenta ideal se procura uma ferramenta simples para gerir publicações de conteúdos em redes sociais ou para calendarizar publicações. Tem menos funcionalidades que o Hootsuite, mas por sua vez, é menos complexo e mais intuitivo.

 

#8 Pocket

Já lhe aconteceu ver um título que desperta a atenção mas que naquele momento não tem disponibilidade para ler? Ou simplesmente quer guardar o artigo ou outro conteúdo para posterior consulta? O Pocket ajuda. Esta aplicação permite ter os conteúdos que mais lhe interessam e que pretende consultar a qualquer momento, reunidos e disponíveis no mesmo local. Ideal para aqueles momentos em que tem que esperar por qualquer coisa, e pode aproveitar o tempo para ler ou ver conteúdos que guardou.

 

#9 Canva

Se não é designer e precisa de criar publicações e conteúdos com design apelativo, esta aplicação é ideal. Com o Canva pode criar facilmente designs e layouts atrativos, para fazer campanhas, promover ideias, serviços ou produtos. Com mais de 10 milhões de utilizadores, é uma ferramenta muito útil para comunicar bem visualmente.

 

#10 Hubspot

Para os utilizadores de Hubspot, existe uma aplicação para telemóvel onde poderão aceder aos dashboards de marketing e CRM, ver as métricas de performance e pipeline, ter acesso à base de dados de contactos, e manter-se conectado com a equipa. É especialmente relevante para gestores de marketing e vendas, e para comerciais funcionando como uma ferramente que podem levar consigo para todo o lado.

 

Algo que também pode tornar a vida dos marketers bem mais fácil são as plataformas de marketing automation.