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Porquê investir em Inbound Marketing e Tecnologia em 2021

Written by Juliana Belo | 14/dez/2020 10:30:00

Todos concordamos que 2020 foi um ano de grandes mudanças. Devido à pandemia da Covid-19, assistimos ao longo deste ano, e continuamos a assistir, a um dos maiores (senão o maior) choques macroeconómicos que as empresas enfrentaram em toda a sua história.

E enquanto alguns modelos de negócio conseguiram reinventar-se e até mesmo crescer neste cenário de tamanha adversidade, muitos outros continuam apenas a tentar sobreviver.

O que parece ter sido o denominador comum foi que todos eles se viram obrigados a acelerar os seus processos de transição digital. Muitos negócios moveram toda a sua operação, a experiência do cliente e a sua estratégia go-to-market para o digital, alguns deles pela primeira vez.

Portanto, parece indiscutível que, mesmo que a crise sanitária venha a melhorar nos próximos meses - devido ao início da vacinação da população - existem tendências que vieram para ficar. E a digitalização das atividades de marketing, vendas e serviço ao cliente é uma delas!

A transformação digital deixou de ser apenas um “chavão” e a adoção de novas estratégias e de tecnologias que as suportem irá permitir às organizações continuarem a adaptar-se, a competir e a crescer em 2021.

Falemos, então, destes dois pontos: da estratégia digital e da importância de uma tecnologia integrada de marketing e vendas.

Inbound Marketing

Acreditamos que a metodologia de inbound marketing é a melhor forma de alinhar todas as táticas e canais de marketing com o desenvolvimento do seu negócio. O inbound marketing permite que a sua organização cresça através da utilização de táticas que otimizem todo o funil de "receita" e da construção de relações duradouras com os seus clientes.

Esta metodologia de marketing digital baseia-se no envolvimento e acompanhamento (não intrusivos) do consumidor ao longo de toda a sua jornada de compra, desde o momento em que este está apenas interessado em conhecer o seu produto/serviço até ao momento em que se torna cliente efetivo e até mesmo promotor do seu negócio.

Esta jornada de compra começa por ser impactada e nutrida pelo marketing, mas depois acaba por envolver também as áreas das vendas e de serviço ao cliente.

É por essa razão que o suporte da tecnologia é tão importante: ao ter ao seu dispor uma plataforma digital integrada que lhe permita fazer toda esta gestão do cliente (desde campanhas de marketing, passando pelos processos comerciais, até às interações de suporte/serviço), agiliza e melhora o seu relacionamento com ele, ao mesmo tempo que torna todos estes esforços mais eficientes. É isso que vamos ver de seguida.

Tecnologia de Marketing, Vendas e Serviço ao Cliente

De facto, para suportar a transformação digital das operações de marketing, vendas e serviço ao cliente é fundamental a utilização de plataformas integradas (como o HubSpot, por exemplo).

Pense no seguinte: se antes já se revelava de extrema importância ter toda a informação de um cliente alojada num único software (emails de marketing enviados, histórico de interação com o seu website ou outros canais, comunicações de vendas, propostas apresentadas, pedidos de suporte, etc), imagine agora que as suas equipas podem não estar fisicamente juntas e podem ter mais dificuldade em aceder a estes dados se eles não estiverem facilmente acessíveis a todos.

Este alinhamento tão crucial entre o marketing e as vendas tem necessariamente de passar por uma utilização efetiva da tecnologia. Se ambas as equipas suportarem as suas atividades numa plataforma digital integrada que lhes dê visibilidade dessas mesmas tarefas, isto permitirá não só aumentar a sua eficiência e produtividade, mas também, em última instância, manter uma relação mais valiosa com os clientes.

Em suma, e embora vivamos tempos de alguma incerteza, o inbound marketing e a tecnologia são as nossas apostas seguras para contribuírem para o crescimento da sua empresa no ano de 2021.

Se quiser saber mais sobre cada um deles, e sobre como achamos que poderão potenciar o seu negócio em particular, teremos todo o gosto em ajudá-lo!

 

Conteúdo publicado originalmente em dezembro de 2020.