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Transformação Digital nas Empresas: Como Implementar

Written by Juliana Belo | 10/ago/2020 10:00:00

A transformação digital está relacionada com uma mudança que estamos a experienciar enquanto sociedade: à medida que o mundo se vai tornando cada vez mais digital, é natural que as empresas também. Não se trata de uma alteração naquilo que os negócios fazem, mas antes de como o fazem (nas plataformas e procedimentos que utilizam).

O conceito de transformação digital não é propriamente novo. Mas ganhou, com toda a certeza, um sentido e uma preponderância diferentes nos últimos meses. Empresas que desejavam ou planeavam uma transformação digital cuidadosamente delineada viram-se obrigadas a fazer, em semanas, mudanças que esperavam implementar em meses ou anos! E tudo devido à pandemia da Covid-19 e à necessidade de isolamento e teletrabalho.

São muitas as organizações e indústrias que despertam agora para as oportunidades, mas também para os desafios, da transformação digital. Por essa razão vamos apresentar-lhe um passo a passo para implementar uma estratégia consistente de transformação digital na sua empresa.

1 - Descubra o seu "porquê"

Procure responder à pergunta “Porque é que a transformação digital vai beneficiar a sua empresa?”. Ela deve ter um propósito definido e os benefícios da sua implementação devem estar claros para todos os intervenientes.

2 - Alinhe o processo de transformação digital com os seus objetivos de negócio

Depois de alinhar a estratégia de transformação digital com os valores da sua organização, o passo seguinte é garantir que esta vai ao encontro dos seus objetivos de negócio. Defina quais são esses objetivos e depois demonstre que conduzir a empresa para o digital é o caminho inevitável para atingi-los. Este alinhamento é imperativo para uma transformação digital bem-sucedida.

3 - Realize testes

À medida que vai introduzindo novas rotinas, novos procedimentos, novas plataformas ou mesmo novas funções dentro da empresa, algumas delas vão funcionar melhor do que outras. O mais provável é que, durante o processo de transformação digital, tenha de testar diferentes abordagens e adaptar-se em função das que funcionam melhor.

4 - Faça uma gestão dos riscos

A transformação digital implica, muitas vezes, alterações ao próprio modelo de negócio e requer a adoção de novos processos e novas tecnologias que permitam que as empresas sejam mais competitivas na era digital. O controlo dos riscos é um aspeto muito importante, pois cada passo deve ser cuidadosamente calculado em termos do esforço implicado e dos resultados esperados.

5 - Prepare-se para uma mudança na cultura organizacional

A transformação digital, e a consequente maneira diferente de fazer e pensar as coisas, pode ser altamente desafiante para os colaboradores de uma empresa. A cultura organizacional precisa de ter abertura para experimentar e, naturalmente, para falhar. É muito importante garantir que as pessoas e as novas tecnologias e processos estejam na mesma página.

 

Alguns exemplos de ferramentas que propiciam a transformação digital dentro de uma empresa podem ser: software de mensagens instantâneas, como o Slack, por exemplo; plataformas de recrutamento nas quais candidatos podem submeter a sua candidatura (como o LinkedIn); ferramentas de CRM e de vendas nas quais é possível armazenar informação e gerir toda a comunicação com leads e clientes, como é o caso do HubSpot; ou aplicações de videoconferência, como o Skype ou o Zoom, que permitem ter reuniões à distancia.

As possibilidades são imensas! O que parece evidente é que a transformação digital traz consigo inúmeros benefícios para as organizações:

  • Maior eficiência na gestão de recursos e automação de processos e tarefas;
  • Gestão data-driven, baseada em dados e informações mais precisas sobre o comportamento do cliente;
  • Melhorias da experiência do cliente;
  • Colaboração facilitada entre departamentos;
  • Operações mais ágeis e mais inovadoras.

Gostaria de levar a sua empresa rumo à transformação digital? Hoje é um bom dia para começar! Não hesite em contactar-nos caso necessite de ajuda.