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Como a Tecnologia Revoluciona a Geração de Leads:

Written by Juliana Belo | 9/mar/2020 11:02:00

As inovações tecnológicas às quais assistimos nos últimos anos afetaram, incontornavelmente, todas as vertentes dos negócios: desde as vendas, ao marketing, passando pelo serviço ao cliente.

Ao mesmo tempo que a Internet coloca inúmeros desafios às marcas - que têm de lidar com consumidores tendencialmente mais informados, exigentes e envolvidos -, também coloca ao serviço das empresas um conjunto cada vez mais diversificado de ferramentas que lhes permitem atingir de forma mais efetiva os seus potenciais clientes.

Uma das dimensões que tem sido potenciada pela tecnologia diz respeito à angariação de leads. As técnicas de geração de leads têm registado avanços significativos, em particular graças aos fatores que enumeramos de seguida:

1. Inteligência Artificial

Encontrar, contactar e envolver potenciais clientes requer uma grande quantidade de tempo e recursos. A Inteligência Artificial (IA) pode ter um papel determinante a este nível, permitindo interagir de forma natural e relevante com os contactos, bem como gerar ininterruptamente novas leads.

Além disso, ao automatizarem e assumirem alguns processos (por exemplo, tarefas administrativas recorrentes), as técnicas de IA possibilitam a redução de custos e a alocação de recursos a tarefas mais relevantes para a geração e conversão de leads.

2. Realidade Aumentada e Realidade Virtual

A realidade aumentada e a realidade virtual são outras tendências tecnológicas que começam a ter impacto no processo de angariação de leads. Marcas como o IKEA e a ASOS, por exemplo, usam estas ferramentas para melhorarem a experiência dos seus utilizadores em relação aos seus produtos/serviços.

3. Audiências Customizadas

A segmentação e a utilização de audiências customizadas são dois pontos cruciais quando se trata de angariar leads, uma vez que permitem veicular mensagens mais personalizadas e efetivas para cada buyer persona. Plataformas como o Facebook Ads e o Google Ads já permitem às marcas divulgar anúncios segmentados a nível demográfico, geográfico e psicográfico.

4. Big Data e Análise de Dados

A Internet e a tecnologia trazem consigo o poder dos dados. Desde informações sobre os interesses das pessoas, até à forma como elas interagem com os websites, as possibilidades são imensas. Existem, por isso, diversas ferramentas de visualização, análise e previsão de dados que ajudam os profissionais de marketing e vendas a implementarem as melhores estratégias para angariar leads.

5. Retargeting

Como mencionámos no ponto anterior, está ao alcance das empresas perceberem quem interagiu com os seus websites e redes sociais, por exemplo. Essa informação permite-lhes impactar novamente - e de forma relevante e customizada - esses visitantes, até que eles estejam dispostos a converter ou a realizar a ação desejada.

6. Marketing Automation

Por último, uma das principais vantagens inerentes à tecnologia está relacionada com os mecanismos de automação de marketing. Quando as empresas já possuem o contacto de um potencial cliente, podem começar a comunicar com ele e entregar-lhe conteúdos baseados na forma como este interagiu com o site e no lifecycle stage em que se encontra - e tudo de forma automática! Este processo de lead nurturing ajuda os departamentos de vendas a identificarem quando é a altura certa para realizarem um contacto direto, favorecendo uma abordagem mais efetiva.

Caso pretenda saber mais sobre angariação de leads, e sobre as tecnologias que podem ser colocadas ao serviço da sua empresa para esse efeito, não hesite em contactar-nos.