Nos últimos meses, o mercado encheu-se de buzzwords – inteligência artificial generativa, machine learning e automação inteligente e, mais recentemente, AEO, GEO, AI search e AI overviews. Parece que, de repente, todas as empresas estão a correr atrás da mesma promessa: “salvar” e otimizar processos de marketing, vendas e serviço ao cliente numa era de IA (Inteligência Artificial). Paralelamente, há ainda quem siga uma estratégia de RevOps (Revenue Operations) — que propõe formas de otimizar (ainda mais) os processos de geração e maximização de receita.
O equilíbrio entre excelência e agilidade na execução dos processos está em atingir um ponto de inflexão — e na era da IA, a agilidade vence. Deixou de ser sobre o volume de conteúdo, mas sobre quem consegue criar a conexão mais genuína com o público. Mas aqui está a boa nova: se a sua empresa já trabalha com HubSpot, provavelmente está mais avançada do que imagina.
Muitos associam a IA apenas a ferramentas como o ChatGPT, o Google Gemini ou o Microsoft Copilot. No entanto, o HubSpot tem vindo a incorporar funcionalidades inteligentes na sua plataforma e a desenvolver conectores de forma pioneira (como o Deep Research e o Claude). Entre as funcionalidades com maior potencial para gerar ganhos significativos de eficiência operacional, destacam-se:
Assim se revela, na prática, o papel do HubSpot AI — sem necessidade de equipas técnicas altamente especializadas.
Com a IA generativa e a automação inteligente, o HubSpot passou de uma ferramenta de CRM para um verdadeiro espaço de criação potenciado por Inteligência Artificial. No mais recente AI Playbook da HubSpot (Agosto 2025), foram destacados alguns quick wins essenciais:
Estas práticas mostram que empresas que já utilizam o HubSpot estão mais preparadas do que imaginam para a nova era da IA — num cenário em que o funil de marketing se inverte e a descoberta de produtos acontece dentro de ferramentas de IA.
Num contexto em que muitas PME ainda estão a dar os primeiros passos rumo à digitalização, o HubSpot AI funciona como uma verdadeira equipa de growth hackers disponível 24/7. Enquanto alguns ainda debatem “se” devem usar IA, quem já tem HubSpot está na fase de explorar “como” sobreviver e prosperar na revolução da Pesquisa por IA (AI Search).
Se já tem HubSpot, pode estar a subutilizar um arsenal tecnológico que coloca a sua empresa um passo à frente na era do AEO e GEO. A verdadeira questão já não é “devo usar IA?”, mas “quanto da IA estou a usar para proteger o meu negócio?”.
Na YouLead, somos especialistas em vencer na era da IA — atuando como parceiro MarTech e ajudando empresas a crescer com tecnologia como aliada operacional (powered by HubSpot).
Quer descobrir o potencial do HubSpot AI? Fale connosco e acelere a adaptação da sua empresa à nova era da Inteligência Artificial.