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As minhas funcionalidades preferidas no CRM da Hubspot

Written by Cristovao Cunha | 25/mai/2017 14:01:00

Já exerço atividade comercial há mais de 20 anos. Aquilo que sempre me aborreceu foram as atividades que, embora fossem importantes, não eram relacionadas com o “falar" com o cliente.

Sempre me fascinou falar com os clientes e perceber as suas “dores”, problemas, objetivos, desafios e ambições. Com esta informação podia desenhar as soluções que no meu ponto de vista iam ajudá-los nessa viagem.

Mas confesso que nunca gostei do “outro trabalho” como por exemplo, convencer o cliente a falar comigo, andar num ping-pong a agendar a reunião, fazer o seguimento das propostas (o timing de um vendedor é sempre diferente de um comprador).

Adoro poder ter um assistente que me lembra sempre da altura certa de falar com um cliente, de saber o estado de uma proposta, ou de quando foi a ultima atividade numa conta. Contudo sei que devido aos custos, a maior parte dos comerciais não podem ter assistentes.

Sempre achei que os sistemas de CRM disponíveis no mercado eram interessantes como “registo e controle” da ação comercial, mas não ajudavam os comerciais na essência no seu trabalho.

Por este motivo fiquei muito entusiasmando quando a Hubspot teve a visão de criar ferramentas que ajudam os comerciais no seu dia a dia, chamado de “sales enablement tools”.

Das várias funcionalidades disponíveis no CRm da husbpot, as que eu gosto mais são:

  1. Saber quando um cliente abre e lê a minha proposta (recebo uma notificação no meu telemóvel);
  1. Poder criar uma sequência de emails personalizados que são enviados automaticamente para agendar uma apresentação ou fazer seguimento a uma proposta, e que terminam logo que o cliente responde;
  1. Poder disponibilizar um link ao meu cliente (em qualquer email) que lhe dá acesso a marcar de imediato na minha agenda uma reunião ou telefonema, na hora disponível para ambos;
  1. Poder clicar no telefone da ficha de contacto e fazer logo a chamada (e gravar se for necessário);
  1. Poder centralizar no Hubspot todo o comportamento digital do meu cliente e assim aferir o seu interesse nos nossos conteúdos ou produtos/serviços.

Estas funcionalidades sim, têm impacto na produtividade na equipa de vendas!

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