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10 formas de melhorar o seu email marketing

Written by Cristovao Cunha | 21/jun/2016 18:11:36

A maioria das empresas e marketers sabem o valor do email para promover os seus produtos e serviços. A primeira impressão que um potencial cliente tem quando recebe os seus emails e o seu conteúdo influencia quanto é que ele ou ela está propenso para avançar e tomar uma decisão de compra.

A estratégia é importante, assim como a táctica

A colocação dos elementos na página, o tipo de letra, mesmo as cores usadas, tudo cria uma impressão que estamos a passar ao potencial cliente/subscritor antes sequer de ele ler uma única linha de texto.

Lembre-se que a primeira impressão que causamos nas pessoas não se aplica apenas à vida real e ao sentido visual, mas também no mundo online.

Não é necessário ser um artista profissional ou um designer de elite para criar uma campanha de e-mail marketing que seja apelativa.

As dicas neste artigo vão ajudar a tornar os seus emails mais apelativos, fazer com que as pessoas queiram abrir os seus emails e deixar-lhes uma impressão positiva sobre a sua marca, produto ou serviço.

Vamos então às dicas.

1. Esqueça a imagem de fundo

Embora ter uma fotografia bonita como fundo possa parecer bem em peças de design impressas, no mundo online, ou seja, nos emails, isso fica mal, e pode até ter problemas de visualização, porque é comum certos programas de email como o Outlook não conseguirem renderizar essas imagens de fundo.

Em vez disso, desenhe os seus emails para que tenham um fundo branco ou neutro, e use imagens, não como fundo, mas para acompanhar o corpo de texto do email.

2. O "preview" é o mais importante

Use o "preview", ou seja, o pré-cabeçalho, para mostrar a sua mensagem mais importante.

Muitas pessoas lêem diagonalmente a sua caixa de correio e apenas vêem o título e o pré-cabeçalho (aquela mensagem a seguir ao título). O título e o pré-cabeçalho podem, ou não, suscitar interesse na pessoa de querer abrir o email.

Por exemplo, no gmail, esta é a mensagem de pré-cabeçalho.

Escreva a sua mensagem principal ou call-to-action (apelo à ação) nesta secção.

Comece o seu email com o título, em texto, e não em imagem. Evite usar usar uma imagem ou logótipo no canto superior esquerdo, porque muitas pessoas têm as imagens desligadas por pré-definição, portanto só irão ver uma mancha branca (onde deveria estar a imagem). 

Em vez disso, use esta secção para apelar à curiosidade das pessoas e dar-lhes uma boa razão para elas abrirem o email.

3. Não use links de navegação no topo

Por vezes alguns emails incluem links de navegação, tal como se fosse um menu do website, no topo do email. Eis um exemplo:

Enquanto que isto pode funcionar num PC de secretária ou portátil, cada vez mais pessoas acedem aos seus emails a partir de dispositivos móveis, e este tipo de emails newsletters não são lá muito amigos dos móveis, e a navegação não será vista corretamente nestes dispostivos. 

Use formatos e design de emails simples.

4. Não use letras brancas em fundo preto

Letras brancas em fundo preto é ainda mais difícil de ler online do que ler em impressão, e quanto mais pequeno for o tipo de letra, pior se torna para ler. 

Os seus emails devem ser legíveis e inteligíveis (facilmente percionáveis). O seu corpo de texto no email deve ter um tipo de cor clara, branco ou cinza claro, para que o tipo de letra seja fácil de ler. Sugiro letras escuras (cinzas e preto) num fundo claro (branco a cinza). 

5. Use cores consistentes com a sua marca

Use cores que sejam consistentes com o seu logótipo e com o seu website. Se o seu logótipo for azul, não use amarelos berrantes nos seus emails.

Seja congruente com a sua mensagem e com as suas cores, para que seja mais fácil para os seus subscritores reconhecerem os seus emails e a sua marca como sendo consistente com os seus outros materiais de marketing.

 

6. Use imagens que carreguem rápido

Otimize as suas imagens, fotos ou outro tipo de design, de forma a manter os ficheiros dessas imagens pequenas. 

A imagem não tem de ser necessariamente pequena, o tamanho dos ficheiros é que convém ser pequeno, para que o email demore menos a carregar.

Se as suas imagens tiverem um tamanho de ficheiro grande, podem ser bloqueadas pelos ISP's de emails, e se não forem, podem demorar bastante tempo a carregar,  o que é mau se os seus subscritores acederem aos emails em dispositivos móveis, pois ligações wi-fi e similares são mais lentas do que ligação à net na sua casa.

7. Texto longe das imagens

Se o texto estiver muito próximo das imagens, fica difícil de ler e parece mal e e amador, sendo também mais difícil de ler. 

Deixe algum espaço entre o texto e as imagens para que o seu layout seja fácil de ler e pareça profissional.

8. Use fontes padrão

Aquelas fontes gratuitas que viu num website xpto ou que descarregou dum site de fontes podem parecer bem no seu computador, mas se as pessoas a quem envia o email não têm essa fonte instalada, o computador delas vai selecionar um outro tipo de letra qualquer como substituto. 

Isto pode fazer com que o seu email fique desformatado e pareça mal. Fique-se por fontes normais, como o Arial, Times New Roman, Georgia, Tahoma ou Verdana, pois estes tipos de letra existem em todos os computadores por pré-definição.

9. Realce a sua call-to-action

Realce a sua call-to-action (apelo à ação) em negrito, sublinhado ou a cores. Assim irá contrastar com o background do seu e-mail. 

Se usar um botão, use igualmente um link em texto, perto do botão, e coloque também noutras secções do seu email para que as pessoas possam ter mais oportunidades de clicar na sua CTA.

Outra razão é que os botões contam como imagem, e se as pessoas tiverem as imagens desabilitadas, não irão ver os botões de call-to-action, por isso convém ter links de texto como call-to-actions também.

10. Use texto alinhado à esquerda

Texto alinhado à esquerda é o padrão de leitura normal no mundo ocidental. Esqueça os justificados, porque cria espaços em branco entre as palavras para compensar linhas iguais.

Note que os jornais e publicações impressas têm as suas colunas de texto alinhadas à esquerda por uma razão: ser inteligíveis, ou seja, de fácil leitura, e eles têm algumas centenas de anos de experiência no que toca a legibilidade e inteligibilidade. Não queira reinventar a roda.

Conclusão

Quanto mais convidativo e apelativos forem os seus emails à primeira vista, mais provável é que alguém os abra, clique e tome alguma ação no seu website (contacto, venda).

Use estas dicas para dar mais valor às suas campanhas de email marketing e irá mais facilmente alcançar os resultados de negócios que merece.

Por falar em email marketing, assista à gravação do webinar de Cristóvão Cunha, Seniour Inbound Marketing Consultant da nossa agência YouLead.

WEBINAR: BOAS PRÁTICAS DE EMAIL MARKETING